Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Até no Norte de África está previsto mais frio do que aqui: :D

qITS4Ia.png


É o que dá estár do lado errado do AA, pelo menos algumas zonas vão tendo boas mínimas e geadas :cold:

Lá para o início de Janeiro o GFS prevê algum frio, mas tudo tão na corda bamba que nem vale a pena dar muita importância:

25sPCuf.png


O ECMWF melhorou um pouco, mas nada de especial.
 


M

Membro excluído 274

Até no Norte de África está previsto mais frio do que aqui: :D

qITS4Ia.png


É o que dá estár do lado errado do AA, pelo menos algumas zonas vão tendo boas mínimas e geadas :cold:

Lá para o início de Janeiro o GFS prevê algum frio, mas tudo tão na corda bamba que nem vale a pena dar muita importância:

25sPCuf.png


O ECMWF melhorou um pouco, mas nada de especial.

Tenho a sensação que esteja onde estiver o AA afecta-nos sempre, e sempre da pior maneira... ora vejamos...
Está nos Açores afecta! Sem chuva!
Está no UK afecta! Sem chuva!
Está na Europa afecta! Sem chuva!
Está na Península afecta! Sem chuva!
E há sempre um "crista" do maldito para o Cantábrico!

:lol::lol::lol:

Como disse há uns dias atrás aqui neste tópico... chega esta altura do ano e tenho desejos... "quem me dera ser Italiano ou Grego"!
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Tenho a sensação que esteja onde estiver o AA afecta-nos sempre, e sempre da pior maneira... ora vejamos...
Está nos Açores afecta! Sem chuva!
Está no UK afecta! Sem chuva!
Está na Europa afecta! Sem chuva!
Está na Península afecta! Sem chuva!
E há sempre um "crista" do maldito para o Cantábrico!

:lol::lol::lol:

Como disse há uns dias atrás aqui neste tópico... chega esta altura do ano e tenho desejos... "quem me dera ser Italiano ou Grego"!
Para quem gosta de neve que é o meu caso esta situação é um "filme de terror" mas é uma situação que já estamos habituados, somos um País na cauda da Europa plantado a beira-mar. Em relação ao GFS não vale a pena ligarem ao 2º painel do modelo ainda por cima anda bastante instável. Na ultima saída é normal ter tirado tudo vais ver que agora na próxima vai colocar instabilidade novamente. Olhando a longo prazo o bloqueio tende a desaparecer ;)
subir fotos
 
M

Membro excluído 274

Sem dúvida Alfredo... para os amantes da neve ver a única janela de oportunidade de a ver ser consumida por um AA sem fim é terrível de facto...

Esta saída está melhor...
 
  • Gosto
Reactions: ACalado

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Já se começa a aproximar mais da realidade, as cotas de neve que dava anteriormente de 400m/500m eram cotas infelizmente loucas. Já recolocou novamente precipitação com cotas de neve acima dos 1500m o normal. Neste País é ou queremos frio ou queremos precipitação já que os dois factores raramente se conjungam....
gfs_2_126.png
[/url]sube imagenes[/IMG] sube imagenes
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Está de facto melhor em termos de precipitação para o início do ano, mas também já mostra a tendência para a depressão fugir para a zona dos Açores, ficando demasiado afastada e a precipitação ficar ao largo, enfim, onde é que já vi este filme? :D

gfs-0-156.png
 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Está de facto melhor em termos de precipitação para o início do ano, mas também já mostra a tendência para a depressão fugir para a zona dos Açores, ficando demasiado afastada e a precipitação ficar ao largo, enfim, onde é que já vi este filme? :D

gfs-0-156.png

Ainda vai dar muitas voltas!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,938
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma música para ver se espanta este AA daqui para fora :D

Está a ser bem chatinho e é mesmo disto que ele precisa: " Uma paulada nos queixos" :D

 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Já se começa a aproximar mais da realidade, as cotas de neve que dava anteriormente de 400m/500m eram cotas infelizmente loucas. Já recolocou novamente precipitação com cotas de neve acima dos 1500m o normal. Neste País é ou queremos frio ou queremos precipitação já que os dois factores raramente se conjungam....
gfs_2_126.png
[/url]sube imagenes[/IMG] sube imagenes


Acima dos 1000/1200 m, o frio / precipitação conjugam - se muitas vezes, em especial no Norte.
A altitudes inferiores é que é realmente mais complicado.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os modelos estão numa de tira/ põe /tira/põe, sempre é melhor que tira/tira/tira.

A médio prazo, a única coisa que me parece minimamente consensual é que para a semana vai estar mais frio.
Se é com ou sem precipitação, acho que é ainda uma incógnita. Mas, se aparecer precipitação, acho aquela cota de neve 1500 metros do GFS fantasiosa, penso que seria bem mais baixa.

De resto, há parâmetros carateristicos do nosso inverno que estão a voltar ao normal, nomeadamente as fortes inversões com fortes geadas ( aquando sob influência do AA) e a agitação marítima.
Resta esperar que apareça outra característica típica dos nossos invernos, que é um forte padrão oceânico com a passagem de sucessivos sistemas frontais.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Calma pessoal... o nosso clima é mesmo assim, e tudo isto é normal...
Um dia quebrará, nem que seja daqui a meses, quiça na Primavera, tal como no ano passado e teremos mais um ano agricola arruinado... se não quebrar já tivemos secas antes e sobrevivemos, havemos de sobreviver também... os rios do norte estão praticamente secos ou com caudais residuais... os amantes do sol e do AA estão no céu, já diz o ditado que nunca chove a gosto de todos e é verdade, é o que temos.

:sono::sono::sono:

Só um aparte...

Estou situado numa zona de castanheiros (a maior mancha contínua da Europa) e neste ano, com o verão infernal que teve e ausência de chuva, tivemos a maior produção de sempre de castanha, principalmente acima dos 750m de altitude.

Concordo que a chuva faz falta, principalmente no inverno, mas não podemos generalizar de que a chuva faz sempre bem às colheitas agrícolas, no caso do castanheiro só agradecemos que não chova em Julho e Agosto! :) Porque em 2013, com temperaturas relativamente baixas no verão e muita humidade a produção foi zero em muitos locais.

Já o meu avô dizia: "O melhor ano (agricultura) é quando as chamiças secam na serra".
 
Estado
Fechado para novas mensagens.