Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Em que te baseias para afirmar que as rajadas podem andar nos 140 km/h? E a precipitação ser digna de um aviso vermelho? :unsure:

E não, não te estou a criticar, apenas quero saber onde estão esses mapas de precipitação e vento que justifiquem um aviso vermelho e que estão a "escapar" ao IPMA..:unsure:

Se algo mudar para pior, certamente o IPMA actualizará os seus avisos.

Os valores de chuva e vento previstos pelo IPMA são bastante significativos, rajadas de até 110/120 km/h já é "muita fruta" e são rajadas com capacidade de causarem bastantes danos em algumas estruturas/árvores/muros mais fragilizadas.

Acho que as rajadas podem ser superiores a 110 km na minha opinião , vai ser a rondar os 130 km de rajada e sim já é muita fruta já é suficiente para arrancar ramos de árvores causar bastantes danos aos muros e ás arvores , agora o Minho merece um aviso vermelho de precipitação .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acho que as rajadas podem ser superiores a 110 km na minha opinião , vai ser a rondar os 130 km de rajada e sim já é muita fruta já é suficiente para arrancar ramos de árvores causar bastantes danos aos muros e ás arvores , agora o Minho merece um aviso vermelho de precipitação .

Pronto, é a tua opinião pessoal, tem o seu valor como qualquer outra, mas os meteorologistas do IPMA não se podem basear ( apenas) em opiniões pessoais, mas sim em dados concretos dos modelos de previsão.

Se as previsões fossem feitas com base na opinião pessoal e sem o suporte e análises dos modelos, então seria tudo banalizado, lançavam-se os avisos, apenas porque sim, e porque acho que sim... :D

E depois andava tudo "à batatada" no IPMA, porque uns concordavam e outros não, resumindo, era o caos.. :D
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Pronto, é a tua opinião pessoal, tem o seu valor como qualquer outra, mas os meteorologistas do IPMA não se podem basear ( apenas) em opiniões pessoais, mas sim em dados concretos dos modelos de previsão.

Se as previsões fossem feitas com base na opinião pessoal e sem o suporte e análises dos modelos, então seria tudo banalizado, lançavam-se os avisos, apenas porque sim, e porque acho que sim... :D

E depois andava tudo "a batatada" no IPMA, porque uns concordavam e outros não, resumindo, era o caos.. :D

E se fores a ver a precipitação para o Minho está superior a 60 mm em 3 horas isso já reflete num aviso vermelho , não quero criticar o ipma .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Só não consigo entender uma coisa, têm email, têm telefone, têm morada fiscal.. porque razão se realmente acham que são incompetentes não exercem essa insatisfação nos locais próprios ?

Característica intrínseca da nacionalidade Portuguesa. Em alguns países, antes de atribuírem a nacionalidade, fazem uma espécie de um teste para perceber se o candidato fala bem a Língua, está a par de pormenores concretos da cultura, tradições, etc. Em Portugal, é o teste do queixume inútil. Se passar, zás, és Português! :D
Quanto à meteorologia, parece que finalmente vamos ter chuva de jeito. Já não era sem tempo. Resta-me desejar que não traga consigo estragos nem vítimas.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pronto, é a tua opinião pessoal, tem o seu valor como qualquer outra, mas os meteorologistas do IPMA não se podem basear ( apenas) em opiniões pessoais, mas sim em dados concretos dos modelos de previsão.

Se as previsões fossem feitas com base na opinião pessoal e sem o suporte e análises dos modelos, então seria tudo banalizado, lançavam-se os avisos, apenas porque sim, e porque acho que sim... :D

E depois andava tudo "à batatada" no IPMA, porque uns concordavam e outros não, resumindo, era o caos.. :D

Os americanos chamam a isso de wishcast em vez de forecast :)...
normalmente é o defeito de muitos amadores


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Na aplicação da Netamo previa-se um acumulado entre Domingo e 2ª feira de mais de 40mm.
Levou agora um corte para menos de metade.
Houve alguma alteração relevante nas últimas saídas dos modelos, nomeadamente do GFS que eu não me tenha apercebido?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Na aplicação da Netamo previa-se um acumulado entre Domingo e 2ª feira de mais de 40mm.
Levou agora um corte para menos de metade.
Houve alguma alteração relevante nas últimas saídas dos modelos, nomeadamente do GFS que eu não me tenha apercebido?
A minha aplicação da neatmo está prever entre domingo e segunda , 30,8 mm
Não me diminui , já ontem me dava esse valor

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
A minha aplicação da neatmo está prever entre domingo e segunda , 30,8 mm
Não me diminui , já ontem me dava esse valor

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Pois, ontem à noite previa 40 e qualquer coisa. Agora, de manhã, já mal passa dos 20. Vamos esperar pelas próximas atualizações.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É de mim ou o radar do IPMA não está a actualizar? :unsure:

Espero que, pelo menos durante o evento dos próximos dias esteja 100% operacional, pois vai fazer bastante falta.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
É de mim ou o radar do IPMA não está a actualizar? :unsure:

Espero que, pelo menos durante o evento dos próximos dias esteja 100% operacional, pois vai fazer bastante falta.
O radar de Arouca ficou offline.
Neste momento o único que funciona é o de Loulé. O de Coruche está off desde ontem às 20:40.
Vamos ver, se eles metem tudo a funcionar ou se é para ficar às cegas num evento em que é bastante necessário ter tudo a funcionar corretamente.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
O radar de Arouca ficou offline.
Neste momento o único que funciona é o de Loulé. O de Coruche está off desde ontem às 20:40.
Vamos ver, se eles metem tudo a funcionar ou se é para ficar às cegas num evento em que é bastante necessário ter tudo a funcionar corretamente.
Parece que os radares sao para tempo limpo , mal vem um temporal ficam logo off xD
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Uma carta bastante curiosa e deveras impressionante!

Um autêntico "berçário" de ciclogéneses aquela região onde vem o "mergulho" de ar frio proveniente do continente americano, na sua interacção com o ar mais quente Atlântico.
Temos ali um autêntico "comboio" de pequenas depressões a surgir enquanto essa massa de ar avança rapidamente. Grandes entradas polares nos EUA que depois se encaminham para o Atlântico Norte são quase sempre sinónimo de grandes tempestades Atlânticas uns dias depois.
É impressionante a velocidade a que avança o "mergulho"! Também se assim não fosse, a massa de ar frio resistiria menos e seria mais misturada com o ar atlântico, perdendo capacidade de gerar tempestades desta forma...

A primeira mais significativa deverá atingir a costa W de França mais logo.
Uma daquelas será a que nos atingirá amanhã ao fim do dia:

YV2AveJ.png



Aliás... Em rigor e vendo as cartas, penso que até serão 2 núcleos a atingir-nos também. O mais poderoso associado à frente que nos vai "varrer" o território na madrugada de Domingo para 2ª, mas depois durante o dia de segunda, penso que teremos um núcleo secundário menos intenso também a atravessar o NW da península.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na aplicação da Netamo previa-se um acumulado entre Domingo e 2ª feira de mais de 40mm.
Levou agora um corte para menos de metade.
Houve alguma alteração relevante nas últimas saídas dos modelos, nomeadamente do GFS que eu não me tenha apercebido?

A NetAtmo baseia-se no ECM se não estou em erro... por
Experiência própria, a previsão da netatmo é deveras exagerada... são raras as vezes que acerta..:


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma carta bastante curiosa e deveras impressionante!

Um autêntico "berçário" de ciclogéneses aquela região onde vem o "mergulho" de ar frio proveniente do continente americano, na sua interacção com o ar mais quente Atlântico.
Temos ali um autêntico "comboio" de pequenas depressões a surgir enquanto essa massa de ar avança rapidamente. Grandes entradas polares nos EUA que depois se encaminham para o Atlântico Norte são quase sempre sinónimo de grandes tempestades Atlânticas uns dias depois.
É impressionante a velocidade a que avança o "mergulho"! Também se assim não fosse, a massa de ar frio resistiria menos e seria mais misturada com o ar atlântico, perdendo capacidade de gerar tempestades desta forma...

A primeira mais significativa deverá atingir a costa W de França mais logo.
Uma daquelas será a que nos atingirá amanhã ao fim do dia:

YV2AveJ.png



Aliás... Em rigor e vendo as cartas, penso que até serão 2 núcleos a atingir-nos também. O mais poderoso associado à frente que nos vai "varrer" o território na madrugada de Domingo para 2ª, mas depois durante o dia de segunda, penso que teremos um núcleo secundário menos intenso também a atravessar o NW da península.

Bem visível esse 2º núcleo de 995 hpa:

tempresult_chb8.gif


Outra questão irá ser o "auge" da frente de amanhã/Segunda-feira, quando o vento estiver quase a rodar de SW para NW, serão de esperar chuvas bastante intensas, normalmente é assim, e depois segue-se o pós frontal.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.