Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Gratuitamente?...
Não há avisos? Simples... É feriado... Só ficou lá o estagiário que não pode fazer nada...
Sabes perfeitamente que as coisas não são assim. A previsão funciona por turnos, sempre com vários meteorologistas.
Aparte da demora ou não na emissão dos avisos, que até é uma discussão válida, tenham lá um bocado de noção do tipo de afirmações que estão a fazer...


Quanto às cores dos avisos, concordo plenamente que a esta distância se lance o laranja, pois já é um alerta relevante e generalizado, que deixa as pessoas atentas. E não concordaria nada com o vermelho lançado já a 48h com tanta alteração possível e corridas de modelos até lá. Isso sim era um banalizar do nível mais grave correndo o risco de o tornar pouco alarmante.

Não tenho qualquer dúvida que se nas 24h mais próximas do evento persistir o sinal claro de possibilidade de passar limiares de vermelho nos modelos utilizados pelo IPMA o aviso vermelho será lançado.


Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Mais importante do que esta discussão que estamos a ter aqui...
O IPMA e a proteção civil já cruzaram informação. A proteção civil já tem um aviso à população, e é aí mesmo que o IPMA faz valer o seu trabalho.
A informação prestada às entidades de emergência, câmaras municipais, forças policiais e outras como a comunicação social, é aquela que despoleta toda a cadeia que envolve os cuidados a TER com a situação meteorológica que se avizinha.
A informação no próprio sítio do IPMA é complementar, importante sem dúvida, mas relativamente secundária a todo o processo de preparação das entidades referidas.

Informação da proteção civil aqui: http://www.prociv.pt/bk/IMPRENSA/AVISO/Documents/Aviso_População_22_DCS_2017_12_07_Condições_meteorológicas_adversas.pdf

"
AVISO À POPULAÇÃO
PRECIPITAÇÃO, NEVE, VENTO E AGITAÇÃO MARITIMA

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide – Portugal T.: 351 21 424 7100 | www.prociv.pt
1/3
SITUAÇÃO
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 7 de dezembro, pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), prevê-se, para os próximos dias, o agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
 Chuva forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro no domingo, 10 de dezembro, e segunda-feira, 11 de dezembro;  Chuva forte alargada todo o território do Continente a partir madrugada de segunda-feira,11 de dezembro, até ao final da manhã desse dia;  Queda de neve nos pontos altos da Serra da Estrela na segunda-feira, atingindo a cota de 800/1000 metros de altitude ao longo desse dia;  Vento forte de sudoeste, a partir da tarde de domingo e durante segunda-feira, com rajadas até 90 km/h, na generalidade do Norte e Centro, e muito forte, com rajadas até 110 km/h, nas terras altas do Norte e do Centro, rodando gradualmente de quadrante para noroeste e diminuindo de intensidade;  Agitação marítima na segunda-feira com ondas de altura superior a 5 metros em toda a costa ocidental.
"
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
A serio esperam-se ventos fortes e ciclogenese explosiva e o IPMA ainda nada...sem qualquer aviso,às vezes cai umas gostas de chuva e é logo laranja, não entendo...A serio despeçam-me aquela gentinha :facepalm:

Despeçam... Gentinha... Em que se fundamenta para vir sistematicamente insultar os profissionais do IPMA?

Parece-me que é mais uma vez a típica maledicência tuga...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Só não consigo entender uma coisa, têm email, têm telefone, têm morada fiscal.. porque razão se realmente acham que são incompetentes não exercem essa insatisfação nos locais próprios ? Enchem o tópico com afirmações e mesmo até provocações a um organismo público cujos membros nem estão aqui presentes para quê ?

Santa paciência desculpem lá, uma coisa é criticar construtivamente, outra bem diferente é lavar a roupa suja.

Há malta que continua a achar que isto é o Livro de Reclamações do IPMA...

Querem criticar? Força.. Mas Façam-no onde as vossas criticas sejam ouvidas, o IPMA tem email, formulário de contacto, telefone...
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Despeçam... Gentinha... Em que se fundamenta para vir sistematicamente insultar os profissionais do IPMA?

Parece-me que é mais uma vez a típica maledicência tuga...
E voces continuam a defender o IPMA, pago por todos nós, serviço público, como se fossem os donos daquilo.

Sim, na minha opinião são MUITO fracos. Muito lentos na emissão de avisos, muito fracos no aviso à população, podia passar aqui horas a enumerar defeitos, mas não vale a pena.

Continuem a defendê-los que eles continuam a gozar com a nossa cara e a desperdiçar o dinheiro dos nossos impostos ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Sabes perfeitamente que as coisas não são assim. A previsão funciona por turnos, sempre com vários meteorologistas.
Aparte da demora ou não na emissão dos avisos, que até é uma discussão válida, tenham lá um bocado de noção do tipo de afirmações que estão a fazer...


Quanto às cores dos avisos, concordo plenamente que a esta distância se lance o laranja, pois já é um alerta relevante e generalizado, que deixa as pessoas atentas. E não concordaria nada com o vermelho lançado já a 48h com tanta alteração possível e corridas de modelos até lá. Isso sim era um banalizar do nível mais grave correndo o risco de o tornar pouco alarmante.

Não tenho qualquer dúvida que se nas 24h mais próximas do evento persistir o sinal claro de possibilidade de passar limiares de vermelho nos modelos utilizados pelo IPMA o aviso vermelho será lançado.


Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Um bom exemplo disso e se a memória não me falha, foi o 'inesperado' cavamento do Gong ao aproximar-se da região Oeste que de resto deixou um rasto de destruição.
Se bem me lembro, o IPMA na altura lançou o aviso vermelho pouco tempo antes da aproximação da tempestade.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Acho que já chega de troçar do nosso IPMA, não os vou a defender nem atacar, simplesmente podiam fazer melhor? PODIAM. Melhores que a AEMET? Não me parece. Mas mesmo assim penso prestar um serviço razoável tendo em conta a verba investida neles. E acho que já chegava de mensagens sobre o assunto ;) Temos um bom evento a caminho porque não falar sobre ele?
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .

Em que te baseias para afirmar que as rajadas podem andar nos 140 km/h? E a precipitação ser digna de um aviso vermelho? :unsure:

E não, não te estou a criticar, apenas quero saber onde estão esses mapas de precipitação e vento que justifiquem um aviso vermelho e que estão a "escapar" ao IPMA..:unsure:

Se algo mudar para pior, certamente o IPMA actualizará os seus avisos.

Os valores de chuva e vento previstos pelo IPMA são bastante significativos, rajadas de até 110/120 km/h já é "muita fruta" e são rajadas com capacidade de causarem bastantes danos em algumas estruturas/árvores/muros mais fragilizadas.
 
Registo
8 Dez 2017
Mensagens
29
Local
Amarante(304m)
Num outro site de avisos que consulto, e não quero criticar o IPMA ou nada disso, mas so quero informar que meteu alguns conselhos do interior norte do país em aviso roxo para chuva, que é o máximo. Já agora o site é o avisos.centrometeo.pt E o ventusky mostra algumas zonas do norte e centro com mais de 50mm de chuva por 3 horas
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.