Seguimento Meteorológico Livre 2017

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por james 1 Jan 2017 às 09:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Francisco Afonso

Francisco Afonso
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Dez 2017
    Local:
    Amarante(304m)
    obrigado :)

joselamego e António josé Sales gostaram disto.
  2. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Fixe :D

Collapse Signature Expandir Assinatura
    lserpa e joselamego gostaram disto.
  3. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Sabes perfeitamente que as coisas não são assim. A previsão funciona por turnos, sempre com vários meteorologistas.
    Aparte da demora ou não na emissão dos avisos, que até é uma discussão válida, tenham lá um bocado de noção do tipo de afirmações que estão a fazer...

Quanto às cores dos avisos, concordo plenamente que a esta distância se lance o laranja, pois já é um alerta relevante e generalizado, que deixa as pessoas atentas. E não concordaria nada com o vermelho lançado já a 48h com tanta alteração possível e corridas de modelos até lá. Isso sim era um banalizar do nível mais grave correndo o risco de o tornar pouco alarmante.

Não tenho qualquer dúvida que se nas 24h mais próximas do evento persistir o sinal claro de possibilidade de passar limiares de vermelho nos modelos utilizados pelo IPMA o aviso vermelho será lançado.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

#5793 rozzo, 8 Dez 2017 às 22:47
    Última edição: 8 Dez 2017 às 22:54
  4. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Sempre ás ordens.:)

joselamego e Francisco Afonso gostaram disto.
  5. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa noite.

Mais importante do que esta discussão que estamos a ter aqui...
    O IPMA e a proteção civil já cruzaram informação. A proteção civil já tem um aviso à população, e é aí mesmo que o IPMA faz valer o seu trabalho.
    A informação prestada às entidades de emergência, câmaras municipais, forças policiais e outras como a comunicação social, é aquela que despoleta toda a cadeia que envolve os cuidados a TER com a situação meteorológica que se avizinha.
    A informação no próprio sítio do IPMA é complementar, importante sem dúvida, mas relativamente secundária a todo o processo de preparação das entidades referidas.

Informação da proteção civil aqui: http://www.prociv.pt/bk/IMPRENSA/AVISO/Documents/Aviso_População_22_DCS_2017_12_07_Condições_meteorológicas_adversas.pdf

"
    "

#5795 Aristocrata, 8 Dez 2017 às 23:41
    Última edição: 9 Dez 2017 às 02:49
  6. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Despeçam... Gentinha... Em que se fundamenta para vir sistematicamente insultar os profissionais do IPMA?

Parece-me que é mais uma vez a típica maledicência tuga...

7. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Há malta que continua a achar que isto é o Livro de Reclamações do IPMA...

Querem criticar? Força.. Mas Façam-no onde as vossas criticas sejam ouvidas, o IPMA tem email, formulário de contacto, telefone...

8. Luso Meteo

Luso Meteo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Set 2012
    Local:
    Felgueiras, Porto (500 mts)
    E voces continuam a defender o IPMA, pago por todos nós, serviço público, como se fossem os donos daquilo.

Sim, na minha opinião são MUITO fracos. Muito lentos na emissão de avisos, muito fracos no aviso à população, podia passar aqui horas a enumerar defeitos, mas não vale a pena.

Continuem a defendê-los que eles continuam a gozar com a nossa cara e a desperdiçar o dinheiro dos nossos impostos ;)

joselamego gostou disto.
  9. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Um bom exemplo disso e se a memória não me falha, foi o 'inesperado' cavamento do Gong ao aproximar-se da região Oeste que de resto deixou um rasto de destruição.
    Se bem me lembro, o IPMA na altura lançou o aviso vermelho pouco tempo antes da aproximação da tempestade.

MSantos, joselamego e c0ldPT gostaram disto.
  10. martinus

martinus
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2006
    Local:
    Portugal
    Curiosos e amadores a desvalorizar o trabalho dos profissionais, não acho bonito. Sem o trabalho deles (dos profissionais) nós nem sabíamos se nos próximos dias ia estar de chuva ou de céu aberto.

11. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Acho que já chega de troçar do nosso IPMA, não os vou a defender nem atacar, simplesmente podiam fazer melhor? PODIAM. Melhores que a AEMET? Não me parece. Mas mesmo assim penso prestar um serviço razoável tendo em conta a verba investida neles. E acho que já chegava de mensagens sobre o assunto ;) Temos um bom evento a caminho porque não falar sobre ele?

12. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Concentrem-se no evento e deixem ó ipma sossegado sinceramente já chega de tanta critica para alguns membros eles nunca fazem nada bem enfim.

MSantos, joselamego e Crissie gostaram disto.
  13. Trovoada extreme weather

Trovoada extreme weather
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Abr 2017
    Local:
    Lisboa
    Que grande temporal que vai ser , as rajadas de vento até poderão rondar os 130 km , acho que vai ser semelhante ao gong , o ipma tem de rever os seus avisos , o Minho merecia um aviso vermelho devido a precipitação e de vento também , pois acho que no norte as rajadas vão andar á volta dos 140 km o que já implica um aviso vermelho .

joselamego gostou disto.
  14. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Em que te baseias para afirmar que as rajadas podem andar nos 140 km/h? E a precipitação ser digna de um aviso vermelho? :unsure:

E não, não te estou a criticar, apenas quero saber onde estão esses mapas de precipitação e vento que justifiquem um aviso vermelho e que estão a "escapar" ao IPMA..:unsure:

Se algo mudar para pior, certamente o IPMA actualizará os seus avisos.

Os valores de chuva e vento previstos pelo IPMA são bastante significativos, rajadas de até 110/120 km/h já é "muita fruta" e são rajadas com capacidade de causarem bastantes danos em algumas estruturas/árvores/muros mais fragilizadas.

MSantos, J.R, joselamego e 2 outras pessoas gostaram disto.
  15. Francisco Afonso

Francisco Afonso
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    8 Dez 2017
    Local:
    Amarante(304m)
    Num outro site de avisos que consulto, e não quero criticar o IPMA ou nada disso, mas so quero informar que meteu alguns conselhos do interior norte do país em aviso roxo para chuva, que é o máximo. Já agora o site é o avisos.centrometeo.pt E o ventusky mostra algumas zonas do norte e centro com mais de 50mm de chuva por 3 horas

#5805 Francisco Afonso, 9 Dez 2017 às 09:59
    Última edição: 9 Dez 2017 às 10:05
    joselamego gostou disto.
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página