Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
A propósito de eventos memoráveis: além do nevão em Lisboa de 2 de Fevereiro de 1954, houve outro também a 30 de Janeiro de 1945 como se pode ver no recorte de imprensa em baixo.

Em relação a este, não deve ser a 30 Janeiro de 1945.
As cartas não mostram nada nesse dia sequer perto disso... Pelo recorte dá ideia de ter ocorrido uns dias antes dessa data talvez?

Vendo a reanálise, talvez no período entre 8-18 Janeiro 1945. Durante todo esse período as cartas eram de sonho, daquelas que passamos a vida a pedir. :rolleyes:
Neste caso durante 10 dias consecutivos. Muito provavelmente foram vários dias de neve a cotas baixas em Portugal nesse evento.

Não pesquisei mais, mas dada a magnitude que o evento parece ter, deve estar mais bem documentado em termos de datas fazendo alguma pesquisa na net...

---

Olhando mais para trás, esse deve ter sido um inverno rico em eventos desses. Umas semanas antes, mesmo no Natal, as cartas eram épicas também, se calhar boa parte do país teve um raro Natal branco. :D

E só para fazer sonhar o pessoal um bocadinho... O "antílope" andou sempre a "chatear" em Outubro e Novembro de 1944... :rolleyes:

Bom, voltemos à realidade bem mais quente de 2017... Essa é que é essa...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Teya e MSantos


Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
A CHUVA deverá regressar DAQUI A 9-12 DIAS ::::

Durante os próximos 8 dias regressamos a um padrão mais estável, com um anticiclone no Atlântico Nordeste e perturbações ancoradas no Atlântico ocidental e na Europa Central, descendo para o Mediterrâneo Central e Oriental.

Com este cenário teremos prevalência de tempo seco, com noites muito frias, para a altura do ano, e dias relativamente tépidos, não quer dizer que não possa cair algum chuvisco, de vez em quando, no Minho.

Daqui a 9-12 dias, aumentam fortemente as chances de chuva, com a erosão gradual do bloqueio anticiclónico e o estabelecimento de um regime de circulação mais favorável à chuva, com a entrada da fase 5/6 da MJO (Madden–Julian Oscillation) e fase negativa da AO/NAO (Arctic Oscillation/North Atlantic Oscillation).

Estamos confiantes, embora longe de ter certezas, de que haverá um bom período de precipitação para a 2ª quinzena do mês

Fonte: Bestweather
Se nos fossemos fiar nas previsões a médio prazo do Bestweather há bastantes dias que tínhamos um padrão de chuva consistente. Melhor que mantenham as previsões para o dia seguinte.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Melhor exemplo disso é ver cartas de reanálise do dia 28 janeiro de 2007, se não soubéssemos que realmente nevou na zona de Lisboa, diríamos que era impossível pelas cartas. O que claro, deixa sempre margem para outras cartas de outros meses, que eu agora à partida "rejeitei"...

Lá me fizeste ir ver a reanálise desse dia :lol:

Realmente, parece impossível. Temperatura aos 850hPa entre 0 a 2ºC apenas, geopotenciais relativamente elevados (556 dam), com precipitação derivada de um cut-off em altura... e nunca vou esquecer esse dia, pois vi cair água-neve com 2ºC na Maçã (Sesimbra), a apenas 140m de altitude e a 3 km do mar!
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Em relação a este, não deve ser a 30 Janeiro de 1945.
As cartas não mostram nada nesse dia sequer perto disso... Pelo recorte dá ideia de ter ocorrido uns dias antes dessa data talvez?

Vendo a reanálise, talvez no período entre 8-18 Janeiro 1945. Durante todo esse período as cartas eram de sonho, daquelas que passamos a vida a pedir. :rolleyes:
Neste caso durante 10 dias consecutivos. Muito provavelmente foram vários dias de neve a cotas baixas em Portugal nesse evento.

Correcto, terá sido no período compreendido entre 12 e 17 de Janeiro de 1945. ;)

https://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/12/nevao-em-lisboa-em-1945.html



P.S. Só para terminar este assunto da ocorrência de neve em Lisboa, o meu avô falou-me igualmente de ter assistido à sua queda em 1952 e 1961.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
O posicionamento do anticiclone poderá estar correlacionado com o AG tendo em conta que as alterações climáticas resultantes são à escala global. Isto, como é óbvio, não pode servir de indicador de que se trata de uma situação estacionária mas sim de uma fase que se pode estender por décadas ou séculos resultando em novos padrões climatológicos e tendências de precipitação. Na relação AG/AC existe uma variável cuja progressão está perfeitamente estabelecida, o aumento da temperatura.

Anomalia ('81-'10) entre 22 Set e 4 Nov desde 2010 até 2017. Vês algum padrão consistente?

eleaZtC.gif


O referido estudo diz respeito a uma mudança estrutural semi-permanente que eventualmente (daqui a 30 ou mais anos) ocorrerá. Não a uma mudança temporária. O aumento da temperatura aliado à posição do anticiclone agrava a situação em PT mas mesmo com uma atmosfera mais fresca algum dia o anticiclone ia parar ao atual local.

Tal como o anticiclone, as posições dos cientistas não são monolíticas. Os 97% de consenso são muito vagos -> http://www.pbl.nl/sites/default/fil...ence-survey-questions-and-responses_01731.pdf

SQuPwPP.png


Na maior parte dos assuntos há demasiada incerteza.
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Bom dia,

Sou o Daniel, tenho 24 anos e sou do concelho de Carregal do Sal.
Já acompanho o fórum há algum tempo mas nunca me registei porque não tinha um grande conhecimento sobre esta área. Contudo, fui acompanhando as vossas intervenções e aprendendo com elas. O conhecimento que hoje tenho nesta área é devido a este fórum e às pessoas que participam nele. Desde já fica o meu agradecimento para essas pessoas.
Lembro-me da ultima neve que caiu na altura do Carnaval e que ainda acumulou bastante embora não tenha durado muitas horas. Penso que ainda tenho fotos dessa dia memorável. Eu já li referencias desse dia do user Mr. Neves que é de Tondela e que gosto muito de acompanhar o seu seguimento meteorológico.
A minha foto (avatar) é deste ano durante o mês de Janeiro numa zona onde geava muito (vale do rio Dão).
Para finalizar, a situação não está fácil (refiro-me à seca). Como todos sabem, os modelos só mostram AA. Embora me pareça que existe a possibilidade de mudança para a segunda quinzena do mês porque o ECM já mostra qualquer coisa às 240h (não sei se estou a fazer a leitura adequada).

Sê muito bem vindo à comunidade :D e obrigado pelo elogio:thumbsup:
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bom dia,

Sou o Daniel, tenho 24 anos e sou do concelho de Carregal do Sal.
Já acompanho o fórum há algum tempo mas nunca me registei porque não tinha um grande conhecimento sobre esta área. Contudo, fui acompanhando as vossas intervenções e aprendendo com elas. O conhecimento que hoje tenho nesta área é devido a este fórum e às pessoas que participam nele. Desde já fica o meu agradecimento para essas pessoas.
Lembro-me da ultima neve que caiu na altura do Carnaval e que ainda acumulou bastante embora não tenha durado muitas horas. Penso que ainda tenho fotos dessa dia memorável. Eu já li referencias desse dia do user Mr. Neves que é de Tondela e que gosto muito de acompanhar o seu seguimento meteorológico.
A minha foto (avatar) é deste ano durante o mês de Janeiro numa zona onde geava muito (vale do rio Dão).
Para finalizar, a situação não está fácil (refiro-me à seca). Como todos sabem, os modelos só mostram AA. Embora me pareça que existe a possibilidade de mudança para a segunda quinzena do mês porque o ECM já mostra qualquer coisa às 240h (não sei se estou a fazer a leitura adequada).

Muito bem vindo :) Bem vindos sejam os apenas leitores assíduos que pelos vistos deve haver muitos e ainda bem, quanto mais melhor, e bem vindos sejam todos os leitores que queiram dar o "upgrade" e participar no fórum, neste caso quanto mais ainda melhor.

Para os tugas, isto é um desastre:



Esse inverno de 2009/2010 foi mesmo histórico, quando se voltará a repetir...

Não tinha conhecimento do nevão em Lisboa em 66.
De Leiria antes de 2006 é que não se arranja nada, mas que nevou nevou, a última vez antes de 2006 foi 83 provavelmente...
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Muito bem vindo :) Bem vindos sejam os apenas leitores assíduos que pelos vistos deve haver muitos e ainda bem, quanto mais melhor, e bem vindos sejam todos os leitores que queiram dar o "upgrade" e participar no fórum, neste caso quanto mais ainda melhor.



Esse inverno de 2009/2010 foi mesmo histórico, quando se voltará a repetir...

Não tinha conhecimento do nevão em Lisboa em 66.
De Leiria antes de 2006 é que não se arranja nada, mas que nevou nevou, a última vez antes de 2006 foi 83 provavelmente...

Com sorte este inverno será semelhante ao de 2009/2010 , mas é muito difícil .
 

marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento
Bom dia,

Sou o Daniel, tenho 24 anos e sou do concelho de Carregal do Sal.
Já acompanho o fórum há algum tempo mas nunca me registei porque não tinha um grande conhecimento sobre esta área. Contudo, fui acompanhando as vossas intervenções e aprendendo com elas. O conhecimento que hoje tenho nesta área é devido a este fórum e às pessoas que participam nele. Desde já fica o meu agradecimento para essas pessoas.
Lembro-me da ultima neve que caiu na altura do Carnaval e que ainda acumulou bastante embora não tenha durado muitas horas. Penso que ainda tenho fotos dessa dia memorável. Eu já li referencias desse dia do user Mr. Neves que é de Tondela e que gosto muito de acompanhar o seu seguimento meteorológico.
A minha foto (avatar) é deste ano durante o mês de Janeiro numa zona onde geava muito (vale do rio Dão).
Para finalizar, a situação não está fácil (refiro-me à seca). Como todos sabem, os modelos só mostram AA. Embora me pareça que existe a possibilidade de mudança para a segunda quinzena do mês porque o ECM já mostra qualquer coisa às 240h (não sei se estou a fazer a leitura adequada).

Bem vindo, eu também sou recém registado aqui no fórum. Participa! :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.