Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Belíssimo!! :rain:
Tenho uma pequena dúvida. Porque dizem ser "furacão"? É só uma hipérbole ou pode sê-lo realmente por ser uma depressão muito cavada fora da circulação zonal e com núcleo de ar quente em altura ao invés de frio?

gfs-1-288.png


gfs-13-288.png
Boas,
Parece me um núcleo de ar quente e que poderá trazer chuva e vento fortes ....mas também algum frio misturado ! Mas há pessoas mais entendidas do que eu ...mas que poderá a vir a ser um furacão , poderá !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pronto, já está :D

Esta é uma edição muito limitada, por isso, se estiverem interessados na sua aquisição, façam já a reserva.. :D

moldura.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Porque dizem ser "furacão"?


Um verdadeiro Furacão não será, mas dadas as características os ventos produzidos certamente atingirão força de Furacão.

A designação correcta será depressão extratropical muito cavada ( em cavamento explosivo).
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isso assim mas mais a este, caso contrario seria mais uma tempestade para os peixes verem.

Não seria só para os peixes, as quantidades de precipitação previstas sobre Portugal ainda eram significativas, mas em termos de ventos mais intensos sim seria tudo mais no mar.

Neste momento, o mais importante são boas chuvas, duradouras e bem distribuídas, e não ventanias ciclónicas.
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Potente é algo raro de se ver hoje em dia...Eu quero !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Se se mantiver essas previsões poderia-mos ter uma repetição de 1941?

Enviado do meu LG-D405 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Temos o exemplo deste Fim de semana que já cortou a chuva quase toda no Sul, que era onde andava a pintar um cenário mais interessante, é o adiar de sempre.
A zona que mais precisa é a que vê sempre os maiores cortes. Vá mais de 100mm até ao final da semana no extremo noroeste e 0mm no sul. Depois disto, se esse cenário se concretizasse era excelente mas o GFS esteve sempre sozinho nisso portanto vi logo que não podia passar sem cortar tudo totalmente.
Não há maneira de sair disto. :disgust: Pode ser que volte a repor...
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
A zona que mais precisa é a que vê sempre os maiores cortes. Vá mais de 100mm até ao final da semana no extremo noroeste e 0mm no sul. Depois disto, se esse cenário se concretizasse era excelente mas o GFS esteve sempre sozinho nisso portanto vi logo que não podia passar sem cortar tudo totalmente.
E pronto, desta seca horrível não se passa. :disgust:
O ECM desta vez está ir atrás do GFS, poderá até se concretizar...E o Sul precisa ....Muito !!!!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
O ECM desta vez está ir atrás do GFS, poderá até se concretizar...E o Sul precisa ....Muito !!!!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Já só acredito quando vir. Mas só com um padrão desses que os modelos vão insistindo, é que a região sul e aliás praticamente todo o país é que saem bem beneficiados.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Já só acredito quando vir. Mas só com um padrão desses que os modelos vão insistindo, é que a região sul e aliás praticamente todo o país é que saem bem beneficiados.
Eu sei Joralentejano...Concordo contigo ...sai do Porto, com chuva ....aqui em Coimbra o sol já começa querer aparecer ...vou chegar a Monchique com sol ...
Espero que venha muita chuva nos próximos dias para o sul ....
Merecemos !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.