Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Inacreditável a nova reviravolta do GFS para o dia de Sábado. Estamos a falar numa das saídas mais credíveis e a apenas 3 dias de distância. O que se passa neste País ao nível da atmosfera já roça o ridículo.

tempresult_rgr1.gif
O GFS foi apenas atrás dos restantes modelos, o ECM por exemplo, nunca chegou a prever chuva com esta frente. Apenas a partir da próxima semana é que estão mais ou menos em consenso em algo mais significativo, mas até lá muita coisa muda.
Isto de estar a 14 de fevereiro e seguir com menos de 5mm mensais e menos de 40mm anuais, é ridículo e uma desgraça total. Esperemos mesmo que isto mude.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
@Tiagolco não creio. A experiência diz-nos que a saída das 18Z é utópica em qualquer cenário, mesmo na proximidade de qualquer evento. Prefiro aguardar pelas 0Z.
Esperemos que esteja enganado.
Claro, com a expressão "Na próxima saída pode tudo mudar novamente" estava a referir-me às próximas saídas e não à run das 18z em si. Aguardemos. :)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O GFS foi apenas atrás dos restantes modelos, o ECM por exemplo, nunca chegou a prever chuva com esta frente. Apenas a partir da próxima semana é que estão mais ou menos em consenso em algo mais significativo, mas até lá muita coisa muda.
Isto de estar a 14 de fevereiro e seguir com menos de 5mm mensais e menos de 40mm anuais, é ridículo e uma desgraça total. Esperemos mesmo que isto mude.

Ainda tens ali qualquer coisinha,
d90bf79c-7e44-48a8-955f-b48a527d7771.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Isso de nada vale a tão curta distância. Essemble é uma ferramenta útil a médio prazo para "desmascarar" as saídas operacionais.
Aguardemos é pela run das 0Z. De qualquer maneira, não me admirava que até 6ªfeira o GFS desse uma volta de 180º.

Não é bem assim. O ensemble é também útil para analisar devaneios/disparates a curto-prazo, há por vezes erros nos modelos a curto-prazo, e no ensemble tiram-se as dúvidas, pelo menos eu tinha esta ideia comigo, mas se estou a dizer disparates manifestem-se:D

Aliás ainda recentemente as operacionais do GFS, andaram até à última a pôr e a tirar a entrada continental de cima de Portugal, no entanto pelo ensemble a tendência estava na prática definida quanto à sua vinda.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,822
Local
Menorca
Um detalhe curioso: a cidade de San Sebastián (província de Guipúzcoa) registrou precipitação em 46 dos últimos 52 dias (desde Natal), com um total de 551,8 mm nesse período
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Mr. Neves o que quero dizer, é que quando se fala a curto prazo, a coisa vai dar ao mesmo. Olhares para uma run operacional ou para um essemble a uma distância de por ex 24h ou 48h é igual ao litro. Temos o exemplo da Tempestade "Ana", grande parte dos membros em meados de Novembro já estava a dar o mês de Dezembro como perdido a olhar apenas ás saídas operacionais, quando as Essembles do GEFS e ECMWF eram convergentes para um cenário Tempestuoso no início do mês, o que veio a suceder.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
@Mr. Neves o que quero dizer, é que quando se fala a curto prazo, a coisa vai dar ao mesmo. Olhares para uma run operacional ou para um essemble a uma distância de por ex 24h ou 48h é igual ao litro. Temos o exemplo da Tempestade "Ana", grande parte dos membros em meados de Novembro já estava a dar o mês de Dezembro como perdido a olhar apenas ás saídas operacionais, quando as Essembles do GEFS e ECMWF eram convergentes para um cenário Tempestuoso no início do mês, o que veio a suceder.

Sim o valor preditivo a curto prazo do ensemble não é menor que as operacionais, mas há por vezes saídas que saem completamente fora da média e a curto prazo, e com o ensemble isso deteta-se.
 

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Um detalhe curioso: a cidade de San Sebastián (província de Guipúzcoa) registrou precipitação em 46 dos últimos 52 dias (desde Natal), com um total de 551,8 mm nesse período

Sr Pek como tem sida a chuva este inverno na Espanha em Especial nas zonas da Estremadura, Madrid e Andaluzia??
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
ECMWF com 0mm até dia 24, estamos bem estamos....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.