Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
ECMWF com muita precipitação prevista
 


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
ecm

saida operacional

ECM1-216.GIF



Saida ensemble
EDM1-216.GIF
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
A melhor parte dessa operacional do ECMWF ainda é isto, quem é que emoldura? :malandro: Não fosse a grande incerteza provocada pelo split do vórtice e a distância horária:
UiuZPQO.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bem, já era pedir demais.:D
Não resolvia a seca, mas ajudava bastante, nesse mês grande parte do país passou dos 200mm de acumulado mensal, assinava já por baixo um mês de Março igual a esse.:hehe:

Março de 2013 foi fracote, nem chegou a 200 mm no litoral algarvio, só mesmo entre Aljezur e Alte. :D Em termos comparativos, o ano de 2013 foi seco até ao início de Março, mas trazia mais bagagem cerca de 300 mm para trás. :D

Os modelos que levam o troféu do dia com as melhores cartas a nível de precipitação: são GEM e Aus. :winner:

O ECM e o AUS não prevêem chuva até Domingo, os restantes 3 prevêem e não admirava nada que os outros fossem atrás do ECM, é que ele está completamente sozinho, o ECM tem um defeito às vezes é o 1º a colocar dilúvios e depois retira tudo e já não volta a colocar.

Muita, muita, muita incerteza nos modelos, a chuva será que vem mesmo para a semana? Já comprei Compensam que é para a azia. :huhlmao:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Março de 2013 foi fracote, nem chegou a 200 mm no litoral algarvio, só mesmo entre Aljezur e Alte. :D Em termos comparativos, o ano de 2013 foi seco até ao início de Março, mas trazia mais bagagem cerca de 300 mm para trás. :D

Os modelos que levam o troféu do dia com as melhores cartas a nível de precipitação: são GEM e Aus. :winner:

O ECM e o AUS não prevêem chuva até Domingo, os restantes 3 prevêem e não admirava nada que os outros fossem atrás do ECM, é que ele está completamente sozinho, o ECM tem um defeito às vezes é o 1º a colocar dilúvios e depois retira tudo e já não volta a colocar.

Muita, muita, muita incerteza nos modelos, a chuva será que vem mesmo para a semana? Já comprei Compensam que é para a azia. :huhlmao:
O ECM prevê chuva, mas não tanta porque está sozinho na posição da entrada fria, em vez de a meter nas Ilhas Britânicas como os outros, mete na PI empurrando assim as depressões do Atlântico para Oeste. Era o que faltava agora, vir uma entrada fria a substituir o AA como barreira para a precipitação em Portugal, também já era azar a mais.:dry:
Vamos vendo, ainda há tanta incerteza. Só lá para o final da semana é que se deve ter mais certezas, não ganhar esperanças é o único remédio.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não, não !!! ....
Eu apostei numa rodada de medronho ( eu a pagar)
Não queremos entradas frias, queremos quentes e muita chuva ...
Finais de fevereiro e março a dentro


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Fala por ti, eu quero entradas frias...

A diferença entre os modelos europeus (ECM e UKMO) e os americanos (GFS e GEM) está a cerca de 100h, os americanos põem uma cut-off retrógrada que se está agora a formar a atravessar a Península Ibérica e que serve de atractor para o choque de massas na Biscaia, os modelos europeus tiram importância a essa cut-off e a depressão atlântica fica umas horas estacionária nos Açores e a siberiana demora mais umas horas a chegar à nossa longitude. E esse atraso pode ser suficiente para que o centro depressionário no Atlântico enfraqueça e a massa fria siberiana não seja capturada por ele.
O mais comum em circulações retrógradas é serem os modelos europeus a acertar (e em quase todas as restantes situações).
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Fala por ti, eu quero entradas frias...

A diferença entre os modelos europeus (ECM e UKMO) para os americanos (GFS e GEM) está a cerca de 100h, os americanos põem uma cut-off retrógrada que se está agora a formar a atravessar a Península Ibérica e que serve de atractor para o choque de massas na Biscaia, os modelos europeus tiram importância a essa cut-off e a depressão atlântica fica umas horas estacionária nos Açores e a siberiana demora mais umas horas a chegar à nossa longitude. E esse atraso pode ser suficiente para que o centro depressionário no Atlântico enfraqueça e a massa fria siberiana não seja capturada por ele.
O mais comum em circulações retrógradas é serem os modelos europeus a acertar (e em quase todas as restantes situações).
Pessoal a entrada não deverá ser seca logo não vejo problema em ela vir para cima de nós... Lembrem-se, a neve é melhor para os solos que a chuva :D
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Mesmo com a entrada fria tínhamos chuva na mesma só que era menos do que a prevista pelo gem e o gfs.






O ECM prevê chuva, mas não tanta porque está sozinho na posição da entrada fria, em vez de a meter nas Ilhas Britânicas como os outros, mete na PI empurrando assim as depressões do Atlântico para Oeste. Era o que faltava agora, vir uma entrada fria a substituir o AA como barreira para a precipitação em Portugal, também já era azar a mais.:dry:
Vamos vendo, ainda há tanta incerteza. Só lá para o final da semana é que se deve ter mais certezas, não ganhar esperanças é o único remédio.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Fala por ti, eu quero entradas frias...

A diferença entre os modelos europeus (ECM e UKMO) e os americanos (GFS e GEM) está a cerca de 100h, os americanos põem uma cut-off retrógrada que se está agora a formar a atravessar a Península Ibérica e que serve de atractor para o choque de massas na Biscaia, os modelos europeus tiram importância a essa cut-off e a depressão atlântica fica umas horas estacionária nos Açores e a siberiana demora mais umas horas a chegar à nossa longitude. E esse atraso pode ser suficiente para que o centro depressionário no Atlântico enfraqueça e a massa fria siberiana não seja capturada por ele.
O mais comum em circulações retrógradas é serem os modelos europeus a acertar (e em quase todas as restantes situações).
David sf, eu também gosto de neve, mas penso que a chuva com bons acumulados é mais importante neste momento do que pouca neve ( caso aconteça ).
No nosso país neve abundante só de longe a longe e é cada vez mais raro( apesar de ter imensos benefícios para a agricultura e solos) !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.