Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Até está previsto que o ciclone tenha um 'núcleo quente' mas o mesmo não deverá ser muito extenso.

Para adquirem caraterísticas tropicais os ciclones tipicamente têm que ficar a pastar aqui pelas redondezas. No caso o ciclone move-se rapidamente e não obstante a eventual ocorrência de um abrandamento do mesmo, não ficará imóvel.

Pena que não há boia. Haveriam registos interessantes.



---

Para recordação :hehe:

pMH0F7Kl.png
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para despedir, aqui deixo a tempestade mais bizarra do mês.



E não é que o Kelvin mantém o olho? :intrigante:

B47NUDt.jpg


Data At: 1800 UTC
Latitude: 21.0S
Longitude: 122.6E
Location Accuracy: within 20 nm [35 km]
Movement Towards: south southeast [160 deg]
Speed of Movement: 7 knots [13 km/h]
Maximum 10-Minute Wind: 45 knots [85 km/h]
Maximum 3-Second Wind Gust: 65 knots [120 km/h]
Central Pressure: 983 hPa
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para despedir, aqui deixo a tempestade mais bizarra do mês.



E não é que o Kelvin mantém o olho? :intrigante:

B47NUDt.jpg


What!!! E eu a pensar que já tinha visto muita coisa! Incrível!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A run pode ser das 18 mas é a cópia da 12, no Algarve mantém praticamente igual os acumulados. Com sorte, ainda levas o troféu :winner: do mês de Fevereiro para casa. :lol: Aliás, a precipitação que o GFS mostra é a típica no sul do país, em 3 dias está a média feita. :D

A estacao de Cacela que tem cerca de 550 mm de media anual ainda nem chegou aos 150 mm no ano hidrologico.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ontem tive 19.7º de Máx,:calor: e hoje já sigo com 14.8º! Não que não saiba bem, mas se tivéssemos dentro dos parâmetros normais a nível hídrico!:( Desde Novembro de 2017 sigo com uns míseros 149,20mm:rain::shocking: Aproveitei o Domingo para dar uma volta pela Serra da Arrábida com a família e depois desci até a praia do Portinho , incrível o número de pessoas em calções, t.shirt e a brincar com a água descalços , até assustou não tivéssemos nós a meados de Fevereiro e na situação de seca que estamos!! Mas acredito que é desta que vamos mudar de padrão, acho que isso já começa a ser consensual! Agora resta saber em que contornes isso vai acontecer, e se as chuvas que estão para chegar vão mesmo ajudar a repor níveis de água no solo ,e se possível em algumas barragens ajudar a minimizar as coisas para um Verão que provavelmente será quente! Deixo aqui uma foto da nossa maravilhosa Serra tirada ontem a tarde :1143:

A7eU4Z3.jpg
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Ontem tive 19.7º de Máx,:calor: e hoje já sigo com 14.8º! Não que não saiba bem, mas se tivéssemos dentro dos parâmetros normais a nível hídrico!:( Desde Novembro de 2017 sigo com uns míseros 149,20mm:rain::shocking: Aproveitei o Domingo para dar uma volta pela Serra da Arrábida com a família e depois desci até a praia do Portinho , incrível o número de pessoas em calções, t.shirt e a brincar com a água descalços , até assustou não tivéssemos nós a meados de Fevereiro e na situação de seca que estamos!! Mas acredito que é desta que vamos mudar de padrão, acho que isso já começa a ser consensual! Agora resta saber em que contornes isso vai acontecer, e se as chuvas que estão para chegar vão mesmo ajudar a repor níveis de água no solo ,e se possível em algumas barragens ajudar a minimizar as coisas para um Verão que provavelmente será quente! Deixo aqui uma foto da nossa maravilhosa Serra tirada ontem a tarde :1143:

A7eU4Z3.jpg
Já estive aí e é sem dúvida dos locais mais lindos do nosso país :thumbsup:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Já estive aí e é sem dúvida dos locais mais lindos do nosso país :thumbsup:

Completamente! é um privilégio desfrutar destes locais que o nosso Pais nos dá :1143: sinto que um bocadinho de mim faz parte dela, ou não fosse eu um filho da terra :)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Excelente explicação

Bem explicado Mr.Neves!
Na Run Gfs 18 , continua a prever boa chuva para o país nas semanas seguintes ( bem sei que é a Run pior) vale o que vale !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Explicação muito boa!
O fórum (e principalmente este tópico) já precisava de algumas "aulas teóricas" destas.


Muito obrigado a todos :D. Tento apenas introduzir alguns conhecimentos que fui adquirindo ao longo do tempo, através de algumas horas "perdidas" (no bom sentido), em prol desta ciência deveras interessante. Com o tempo vamos aprendendo uns com os outros e passando os conhecimentos, considero tudo o que sei a respeito do tema uma gota no oceano:hehe:, no entanto cá estamos para aprender até morrer:thumbsup:

Como dizia Aristóteles:
"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer." Por isso não tenham medo de publicar aquilo que julgam que são disparates aqui, eu também sou assim um pouco, mas estamos cá também para nos corrigir dentro dos possíveis :D, e não para condenar os conhecimentos dos outros;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Faz lembrar a tempestade de Fevereiro 2010:

tempresult_ofq6.gif
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
De seu nome Xynthia. Dia brutal com praticamente todo o dia com vento muito forte e stormsurge bem acentuado no tejo. Saudades...

E sem uma pinga de chuva, bem estranho para uma depressão tão cavada. :maluco:

Para já, esse cenário extremo do GFS 6z é ainda altamente improvável, muito pouco suportado pelo ensemble. Apesar disso, vai-se estabelecer um padrão de NAO- bem marcado, como previsto há alguns dias, o que aumenta a probabilidade de ser afectados por diversos sistemas depressionários, quem sabe algum mais "explosivo". Muito cedo ainda no entanto para saber exactamente o que nos vai "calhar". Chuva, com maior ou menor intensidade, essa pelo menos parece garantida em todo o território na última semana do mês. :rain:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.