Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Neste caso a setinha azul até poderia ser desenhada no sentido oposto, pois na verdade está a haver (e vai continuar a haver nos próximos dias) ali uma "batalha" das massas de ar. :D

Concordo @rozzo, mas era a melhor exemplificação que vi, atendendo ao volume de trabalho e aos rigores de uma pós-graduação :D
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
No ano passado tocou-vos o jackpot, este ano será no Nordeste! :D:D:D
Mesmo assim para o Nordeste não consideres isso como adquirido, existe essa possibilidade mas sinceramente penso que só neve acima dos 1000m. Espero enganar-me ;)
 
M

Membro excluído 274

Mesmo assim para o Nordeste não consideres isso como adquirido, existe essa possibilidade mas sinceramente penso que só neve acima dos 1000m. Espero enganar-me ;)

Espero francamente que sim, que estejas errado, as previsões que tenho partilhado de todas a entidades dão cotas bem abaixo dos 1000 metros... mas em meteo nada é assegurado.

Até a conservadora e seguidora do GFS MeteoGalicia diz isto:

Galicia queda nunha situación intermedia entre a borrasca situada en Azores e as altas presións do norte de Europa, o que deixará un corredor de ventos intensos de compoñente leste que aportarán aire moi frío para esta xornada. Así, agárdanse ceos parcialmente cubertos con nubes de tipo medio e alto pola mañá. Co avance do día, unha fronte cálida irá entrando polo sur, con aumento de nubes e precipitacións que comezarán á tarde no sur das provincias de Pontevedra e Ourense e á noite serán xeneralizadas. Durante a madrugada do mércores as precipitacións serán de neve en calquera cota das provincias de Lugo e Ourense, no norte e interior da provincia da Coruña e no interior da provincia de Pontevedra. As temperaturas sufrirán un descenso, máis acusado nas máximas. O vento soprará de compoñente leste, moderado en xeral e forte no litoral norte.

Amanhã à tarde:

getImaxeT.action


Amanhã à noite:

getImaxeN.action


Confesso que nunca na vida me recordo de ver a MeteoGalicia falar em qualquer cota!

IPMA: 600 metros (a nódoa de sempre ao generalizar cotas).

AEMET: 300/400 metros

Fenómeno

Nevadas
Acumulación de nieve en 24 horas : 6 cm
Ámbito geográfico Sur, Valdeorras
Hora de comienzo martes, 27 febrero 2018 a las 20:00 hora oficial
Hora de finalización miércoles, 28 febrero 2018 a las 00:00 hora oficial
Probabilidad 40%-70%
Comentario Las acumulación total de al menos 4 cm se espera por encima de 300-400 metros y continúa el día siguiente

Eu não faço previsões, não tenho competência para tal, vamos esperar para ver.

Não agoires!!! :D :D :D
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
nao façam já a festa porque esta frente está a ser um fiasco aqui no Alentejo, está fraquissima :(

Não agoires, isso é porque o ar ainda está bastante seco. Frentes destas com um fluxo de sudeste forte à frente demoram a fazer chover bem, há muita precipitação que no início seca ainda em altitude. Esta situação (até a luminosidade solar e o tamanho dos dias é equivalente a meio de Outubro) faz lembrar muito a da altura da passagem do furacão Ophelia ao nosso largo, só que com muito menos calor nesta altura do ano.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Que delírio!:huhlmao::hehe:
M0ECfRf.gif

sbhcn45.gif

O acumulado até sábado seria este:
qkMTbtC.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,621
Local
Açores
Que delírio!:huhlmao::hehe:

35 mms em 6h é delírio? Isso é um aviso amarelo :D

A 96h os valores mais elevados de água precipitável, em teoria, serão verificados no Alentejo. Enquanto que é expectável que os acumulados sofram variações ao longo dos próximos dias, esse cenário não é propriamente descabido.

A malta experienciou seca durante tanto tempo que acumulados banais se tornaram exóticos :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.