Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
35 mms em 6h é delírio? Isso é o aviso amarelo :D

A 96h os valores mais elevados de água precipitável, em teoria, serão verificados no Alentejo. Enquanto que é expectável que semelhantes acumulados sofram variações ao longo dos próximos dias, esse cenário não me parece descabido.
Não é muito frequente ter acumulados tão elevados aqui na minha zona em tão pouco tempo, daí o ter dito. O total em 6 horas, era o total de precipitação que tive nos meses anteriores. Sim, ao ponto que isto chegou, que de Outubro a Janeiro, não tive um único mês com precipitação acima dos 40mm, na estação de referência. :huhlmao:Por isso, ver acumulados tão elevados, já é um delírio.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
35 mms em 6h é delírio? Isso é um aviso amarelo :D

A 96h os valores mais elevados de água precipitável, em teoria, serão verificados no Alentejo. Enquanto que é expectável que os acumulados sofram variações ao longo dos próximos dias, esse cenário não é propriamente descabido.

A malta experienciou seca durante tanto tempo que acumulados banais se tornaram exóticos :D

Essa palavra foi um tanto inoportuna dada a situação prevista, 200mm apontados para a região do Vale do Tejo em pouco mais de 1 semana é algo impensável e crítico se estivermos a falar em toda uma área afectada por violentos Incêndios Florestais. E acredita que mesmo sem chover, já se verificaram alguns pequenos deslizamentos de terra, imagina se os principais modelos acertarem em cheio. Dada a distância temporal destas previsões, é altamente possível que tal venha acontecer e só de pensar nisso devemos encarar isto com alguma seriedade. Estes acumulados são relativamente "banais" no Arquipélago dos Açores, em certas regiões do Continente podem ser preocupantes.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Essa palavra foi um tanto inoportuna dada a situação prevista, 200mm apontados para a região do Vale do Tejo em pouco mais de 1 semana é algo impensável e crítico se estivermos a falar em toda uma área afectada por violentos Incêndios Florestais. E acredita que mesmo sem chover, já se verificaram alguns pequenos deslizamentos de terra, imagina se os principais modelos acertarem em cheio. Dada a distância temporal destas previsões, é altamente possível que tal venha acontecer e só de pensar nisso devemos encarar isto com alguma seriedade. Estes acumulados são relativamente "banais" no Arquipélago dos Açores, em certas regiões do Continente podem ser preocupantes.
Eu tenho para mim que os bombeiros e a protecção civil deviam estar em alerta e a observar muito bem a precipitação nas próximas semanas... se calhar já estão. Vai haver problemas de certeza, só espero que sejam de pequena monta.
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Estes acumulados são relativamente "banais" no Arquipélago dos Açores

Pelo contrário (refiro-me aos grandes).

Essa palavra foi um tanto inoportuna dada a situação prevista, 200mm apontados para a região do Vale do Tejo em pouco mais de 1 semana é algo impensável e crítico se estivermos a falar em toda uma área afectada por violentos Incêndios Florestais.

Inoportuno, para mim, é a descontextualização do meu comentário. Abordei os 35mms/6h de forma isolada.

:)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Inoportuno, para mim, é a descontextualização do meu comentário. Abordei os 35mms/6h de forma isolada.

Esses 35mm em 6h não são algo em concreto para já. Em certas locais, esse valor tanto pode ser superior como inferior ao que está previsto. E se quisermos colocar aqui o Rain Rate ao barulho o cenário não melhora. Eu percebi o contexto do teu comentário, só achei que tendo em conta o alinhamento das previsões o termo "Banal" foi um pouco despropositado.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
As cotas meteogalicia sao estranhas,.... Nao parece haver frio para cota 0 em pontevedra por exemplo... Mas vamos ver..
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu tenho para mim que os bombeiros e a protecção civil deviam estar em alerta e a observar muito bem a precipitação nas próximas semanas... se calhar já estão. Vai haver problemas de certeza, só espero que sejam de pequena monta.

A Câmara Municipal do concelho de Gavião, verdade seja dita tem sido incansável nos últimos meses no que diz respeito à protecção das encostas do Vale do Tejo. Embora uma grande parte já tenha as devidas redes colocadas nos locais mais vulneráveis, é importante que tenham em atenção algumas das aldeias envolventes cuja erosão dos solos podem ser um problema sério se a chuva for intensa e persistente.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Estado
Fechado para novas mensagens.