Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ontem escreveu:

olhamos para o radar está a chover em todo o lado menos no sul, se isto não é frustrante não sei....

Hoje escreveu:

mas ontem quando eu disse que nao estava a chover nada de jeito no Alentejo nem se perspectivava nada de significativo cairam-me todos em cima...

Por acaso eu fui um dos que contestei o que tinha escrito porque o que disse não era verdade (basta consultar os dados do IPMA); aliás se ler o que escreveu hoje já não tem o mesmo significado do que escreveu ontem.
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Dizer nas noticias para não se ir para a beira do mar por causa da forte ondulação e depois fazer uma reportagem em cima do mar e a levar com ondas... Obrigado Sic.
Como o nível de jornalismo caiu tanto em Portugal nos ultimos anos e com as redes sociais. E a tendência é para cada vez mais nos afundarmos neste esgoto...
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Epsgrama para um ponto do nordeste ibérico. As zonas médias e altas das montanhas serão enterradas em neve :eek:

7X8Ibc.gif
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa


Este padrão não entendo muito bem mas parece interessante. Se alguém souber explicar aprendia mais... :D


O número de onda tem a ver literalmente com o número de ondas atmosféricas de Rossby.
Por outras palavras, o número de ondulações do geopotencial em altitude nas latitudes médias, ou ainda por outras palavras... Ondas na frente polar à volta do hemisfério, ou seja aquelas zonas onde está a haver mais dinâmica e mais movimentos norte-sul (e vice-versa) das massas de ar.
Se reparares, nesse mapa do geopotencial vês exatamente 6 oscilações entre geopotencial positivo (dorsal) e negativo (vale).

Com padrão mais zonal costuma ser baixo, tipo 2/3 penso eu...

Com este padrão agitado e com bloqueios toda a frente polar está muito mais perturbada e vemos muitos mais zona de acção, daí esse número elevado. Basicamente, para resumir, a sinóptica das latitudes médias no Hem. Norte está agitadíssima.
Nada que não soubéssemos mesmo sem coisas muito teóricas! :D
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
A partir de dia 10 volta o Anticilcone :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.