Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
O clima deste país é o mais deprimente da Europa, raros são os locais onde a neve abunda.
Já não bastava isto, e já começam a cortar na chuva também:mad:

Vamos lá animar alguém. @Torto 21 que altitude máxima tem Marvão? Cerca de 865 metros no ponto mais alto. Agora repara bem no seguinte gráfico:
YGori4o.png

A altitude mencionada é menos 200 metros da realidade. Agora voltemos ao gráfico. O que é que ele diz? Nas últimas seis horas de precipitação na sexta-feira, a cota de neve desce bruscamente dos 1140 para os 300 metros. Se aliares isso à fase final do dia, mesmo que não haja Sol visível, por causa das nuvens, o topo das mesmas é influenciada pelo Sol. O que aconteceu nos últimos dias assim que o Sol se põe? Um frio do caraças...
Tanta conversa para dizer-lhe o seguinte: sobe a Marvão, aproveita o chocolate quente no "O Castelo" e desfruta da neve. Se mesmo assim não nevar, o chocolate ninguém te tira :D
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Na comunicação social já andam a anunciar vagas de frio extremas e neve apenas na serra da Estrela:lmao:
Calados estavam melhores.
Não há mais serras para além da Estrela? E o Gerês? E o Marão? E o Alvão? Ou até serras de altitude mais baixa, como São Mamede? Ou então Monchique? Ou até mesmo Sintra?
Por que é que negas a possibilidade de nevar a cotas razoáveis?
Só porque não está prevista precipitação é impossível nevar?
Quantos eventos é que já nos surpreenderam? Por que é que o próximo não nos poderá surpreender? ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e MipsUc

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não há mais serras para além da Estrela? E o Gerês? E o Marão? E o Alvão? Ou até serras de altitude mais baixa, como São Mamede? Ou então Monchique? Ou até mesmo Sintra?
Por que é que negas a possibilidade de nevar a cotas razoáveis?
Só porque não está prevista precipitação é impossível nevar?
Quantos eventos é que já nos surpreenderam? Por que é que o próximo não nos poderá surpreender? ;)
Ora lê lá bem o que eu disse.
Eu disse que não ia nevar em Sintra, em Monchique ou noutro ponto qualquer?
O que eu disse foi o facto de ter ouvido na comunicação social,a falarem de vagas de frio extremas e neve apenas na serra da Estrela, o que é completamente absurdo e não corresponde à realidade.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Alguém da zona de Viseu está a pensar roubar horas à cama para ver o que dá ou estão sem qualquer expectativa?

Eu estou, mas porque sou doido e nestes eventos deixo-me dominar pela irracionalidade, e esqueço as condições geográficas do buraco em que vivo e o percurso oceânico do frio:lmao:Se visse um floco deitava logo um foguete:D
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Ora lê lá bem o que eu disse.
Eu disse que não ia nevar em Sintra, em Monchique ou noutro ponto qualquer?
O que eu disse foi o facto de ter ouvido na comunicação social,a falarem de vagas de frio extremas e neve apenas na serra da Estrela, o que é completamente absurdo e não corresponde à realidade.
Pensava que estavas a ser irónico. Peço desculpa. :hehe:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Torto 21

Cumulus
Registo
13 Dez 2017
Mensagens
129
Local
Alvarrões, Marvão
Vamos lá animar alguém. @Torto 21 que altitude máxima tem Marvão? Cerca de 865 metros no ponto mais alto. Agora repara bem no seguinte gráfico:
YGori4o.png

A altitude mencionada é menos 200 metros da realidade. Agora voltemos ao gráfico. O que é que ele diz? Nas últimas seis horas de precipitação na sexta-feira, a cota de neve desce bruscamente dos 1140 para os 300 metros. Se aliares isso à fase final do dia, mesmo que não haja Sol visível, por causa das nuvens, o topo das mesmas é influenciada pelo Sol. O que aconteceu nos últimos dias assim que o Sol se põe? Um frio do caraças...
Tanta conversa para dizer-lhe o seguinte: sobe a Marvão, aproveita o chocolate quente no "O Castelo" e desfruta da neve. Se mesmo assim não nevar, o chocolate ninguém te tira :D
Qual chocolate qual quê, um copito de medronho que sabe bem melhor:D
Tens razão, peço desculpa pela postura que tenho tido, mas eu sou muito ansioso e quando se fala de neve pior:brucelee:.
Vou tentar ter outra postura aqui.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Qual chocolate qual quê, um copito de medronho que sabe bem melhor:D

Bebe o chocolate, pois depois não tens teleférico até Alvarrões ;):D Há dois anos que bem que soube, quando nevava lá fora e quase em mais nenhum sitio nevou.

Falta de neve? Vives no "Congelador do Alto Alentejo" e de vez em quando tens neve da boa para a alegria do povo :malandro: Calma, que se ainda ninguém reparou, pode ser que haja "repetição da jogada na próxima terça-feira, mas desta vez ao amanhecer. Sei que nunca serão nevões dos antigos, tais como vivi há 35 anos, mas ainda o ano passado tive sorte e foram só 15 minutos, mas deu para brincar e sair depressa por causa da GNR :D

GgvCuP0.jpg
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
roubar horas à cama

Deitas-te com as galinhas??? :D:lmao:Precipitação e possibilidade de alguma neve em Viseu, entre as 18 de amanhã e as 00 horas de sábado. É o que disse em relação a Marvão, o anoitecer será crucial para alguma precipitação de neve. Para jogares pelo seguro, alguma serra com mais de 700 metros perto e irás ter sorte :thumbsup:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite
De momento vento moderado de SSO, com rajadas
Sem chuva de momento
T- 14.3; HR- 86%
hPa - 1021
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Hmm...aumentou um pouco a chance de precipitação nesta saída das 18z para todo o litoral Oeste pelo menos :intrigante:Os aguaceiros nesta run tomariam uma deslocação mais SW, contrário ás outras runs onde seria mais NNW/N. Com isto os aguaceiros terão maior chance de entrar em terra e atingir regiões um pouco mais interiores na madrugada de sábado penso ;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas e joselamego

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Deitas-te com as galinhas??? :D:lmao:Precipitação e possibilidade de alguma neve em Viseu, entre as 18 de amanhã e as 00 horas de sábado. É o que disse em relação a Marvão, o anoitecer será crucial para alguma precipitação de neve. Para jogares pelo seguro, alguma serra com mais de 700 metros perto e irás ter sorte :thumbsup:

De modo algum! Deito-me até bastante tarde, regra geral (sem estar a ver se neva), algures entre as 2 e as 3 da manhã. Deslocar-me não será uma hipótese e vivo no centro da cidade, julgo nem chegar bem aos 500 metros, se bem que neste caso o problema será a falta de precipitação e não a altitude.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.