Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
2018010412+060_ww_bpd5p260.png
até mete piada

Só visto, contado ninguém acredita!
Isto não é o AA, é outro fenómeno qualquer.
Como é possível estarmos rodeados quase na perfeição pela escassa pricipitaçao?
Alguém explica?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Eu estou, mas porque sou doido e nestes eventos deixo-me dominar pela irracionalidade, e esqueço as condições geográficas do buraco em que vivo e o percurso oceânico do frio:lmao:Se visse um floco deitava logo um foguete:D

Como te entendo. No ano passado, já em Março, ainda lavei as vistas mas porque fiquei acordada até horas indecentes. E tinha que me levantar muito cedo de manhã. Quem acordou lá pelas 8h30/9h, já não viu nada. Eu ainda vi nevar e acumular um pouco nos carros e nos telhados. Não fossem as fotos e os vídeos, e haveria quem não acreditasse em mim!
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Talvez por causa da área ardida nos últimos incêndios eu já pensei nisso talvez tenha alguma influência

Acho que tem simplesmente a haver com o facto de depois das 00h de Sábado a frente fria (com o grosso da precipitação) estar a abandonar Portugal e atravessar progressivamente Espanha de oeste para leste e cumulativamente a isso com o facto de os aguaceiros do pós-frontal se deslocarem de norte para sul e não conseguirem atravessar as montanhas da Galiza intactos (falta de humidade ou calor à superfície para os alimentar, daí no litoral haver mais probabilidade de precipitação).
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Acho que tem simplesmente a haver com o facto de depois das 00h de Sábado a frente fria (com o grosso da precipitação) estar a abandonar Portugal e atravessar progressivamente Espanha de oeste para leste e cumulativamente a isso com o facto de os aguaceiros do pós-frontal se deslocarem de norte para sul e não conseguirem atravessar as montanhas da Galiza intactos (falta de humidade ou calor à superfície para os alimentar, daí no litoral haver mais probabilidade de precipitação).

Exato. Embora nesta run a direção dos aguaceiros esteja mais para SW do que para S.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Acho que tem simplesmente a haver com o facto de depois das 00h de Sábado a frente fria (com o grosso da precipitação) estar a abandonar Portugal e atravessar progressivamente Espanha de oeste para leste e cumulativamente a isso com o facto de os aguaceiros do pós-frontal se deslocarem de norte para sul e não conseguirem atravessar as montanhas da Galiza intactos (falta de humidade ou calor à superfície para os alimentar, daí no litoral haver mais probabilidade de precipitação).

Exato. Embora nesta run a direção dos aguaceiros esteja mais para SW do que para S.

Partilho essa opinião sim, a questão da humidade também pode ser viável, mas aquilo que me parece ser preponderante é o núcleo demissionário de baixo geopotencial que se vai alojar no interior espanhol ao longo do dia de Sábado. Este núcleo vai reativar a instabilidade e criar mais precipitação mesmo durante a passagem da frente que entretanto já nos afetou.

Entretanto, há algo interessante nas últimas saídas do GFS em particular para a madrugada de Domingo, reparem na tentativa de organização daquele núcleo depressionáro ao lado de Lisboa a 60h, seria interessante a sua intensificação e migração para o interior de PT Cont., mas parece muito complicado de isso acontecer, no entanto, na saída das 06z aquilo que eu estou a falar era mostrado, o núcleo entrava dentro de PT Cont. já muito enfraquecido. Este cenário a ter que acontecer teria que ser mesmo na metade centro/sul do país, porque efetivamente parece haver ar muito seco instalado no norte e também não há movimentos verticais vigorosos que possam fortalecer a depressão... Apesar de tudo, mesmo como está a ser modelado este núcleo, daria para criar precipitação no litoral centro com cotas ainda nos 400/500m.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
As superfícies frontais frias que nos vão afetar parecem estar "a perder gás":unsure: no que toca à convecção, algum fator poderá estar a provocar a sua desorganização:intrigante::intrigante::
ZUyAXhy.png

apUiNRA.png

GAz2ZeU.png
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.