Seguimento Meteorológico Livre 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 14:05.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    alerta laranja persistencia de queda de neve acima dos 1300M

joselamego e luismeteo3 gostaram disto.
  2. dahon

dahon
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    1 Mar 2009
    Local:
    Viseu(530m)/Coimbra
    acho que é aviso que queres dizer.:D

3. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Porquê? Quais são os fundamentos "científicos" que o levam a dizer que hoje não haverá chuva em Serpa?

E logo hoje que estão previstos passarem dois sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental ... :lmao:

[​IMG] [​IMG]

EDIT (21h49): a prova ...

alguma razão explicativa para a sua opinião
    É o que dá fazer provisões sem fundamento, melhor dizendo, sem responsabilidades ...

EDIT (05.03.2018_00h28): Fiquei mesmo sem resposta (não explicou cientificamente a sua opinião), o que leva-me a querer que se guia pelo censo comum e não pelo conhecimento científico. Como habitante de Serpa, sempre poderia ter adiantado alguma razão, por exemplo, poderia ter referido que a maior continentalidade e o facto de se localizar bastante para sul faz com que as superfícies frontais cheguem já bastante debilitadas a Serpa ou então que o longo trajecto que as superfícies frontais fazem até chegar a Serpa fazem com que percam grande parte da humidade, etc. Enfim, quando emitir opinião seria bom referir sempre o seu fundamento.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #2418 Gerofil, 4 Mar 2018 às 21:51
    Última edição: 5 Mar 2018 às 00:41
    Mike26, Sanxito, MipsUc e 5 outras pessoas gostaram disto.
  4. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Eclipse, WHORTAS e luismeteo3 gostaram disto.
  5. RedeMeteo

RedeMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    13 Nov 2017
    Local:
    Serpa
    E
    esta tarde apenas acumulei 2mm.... todas as células que passaram nao duraram mais de 5 minutos...

joselamego, JPAG e luismeteo3 gostaram disto.
  6. Trinity

Trinity
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Fev 2018
    Local:
    Lisboa
    Porquê? Tenho a ideia se calhar errada que quando há grandes tempestades na costa lestes dos EUA que aqui nem por isso, estarei enganado ?

luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  7. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Talvez isso não seja totalmente errado, regra geral... Tendo em conta o espaçamento relativamente habitual (ao longo das longitudes à volta do globo) à nossa latitude entre as zonas mais activas, é provável sim que em média, quando está uma zona dominante de baixo geopotencial na costa leste dos EUA, tenhamos aqui uma zona de alto geopotencial e tempo relativamente mais estável.
    Mas naturalmente isso nem é assim tão fixo e essa frequência espacial na oscilação da frente polar também varia, e nesta altura está muito mais ondulada que o habitual, portanto "cabem mais" depressões no mesmo espaço que em condições mais "standard".
    Penso que alguém colocou um post sobre isso há dias, relativo a wave numbers elevados, que representa isso mesmo da frequência de ondulações nas latitudes médias ser acima do mais usual neste momento.
    Assim sendo, permite a co existência de depressões cavadas nas duas vertentes do atlântico, quando geralmente, em média, se pode dizer que "se puxa a manta para tapar dum lado destapa do outro".

Mike26, Fil, Rajujas e 5 outras pessoas gostaram disto.
  8. Trinity

Trinity
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Fev 2018
    Local:
    Lisboa
    Obrigado, o meu comentário foi em relação à afirmação que comentei: "vai contribuir para a instabilidade cá do nosso lado"
    A meu ver as coisas não são assim, antes pelo contrário, a minha memória está cheia de situações em que estão brutais tempestades na costa leste dos EUA e aqui estamos a pastar em tempo primaveril infinito.
    Aprecio a sua resposta com a qual concordo.

joselamego gostou disto.
  9. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Lá está, em situações mais normais sim, as zonas dominantes de tempo estável/instável estão relativamente "estacionadas" e isso tende a acontecer, vermos animação lá e aqui "a pastar".
    Ainda assim, muitas vezes a animação por lá, particularmente se for fria, acaba por desbloquear o nosso aborrecimento alguns dias depois, quando essas vagas de frio na costa leste conseguem chegar a pleno atlântico. Quando isso acontece, obviamente nem sempre, todo esse frio em pleno oceano automaticamente tem como consequência uma dinâmica que acaba por se tornar tempestuosa e aumenta também as nossas chances de tempo mais agitado, e sim, com origem inicial nas condições americanas.

Neste caso até está tão invulgar que é quase o frio europeu a atravessar o atlântico no sentido retrógrado, a agitar o atlântico, e a fornecer alimento para gerar tempestades à costa leste americana. Pouco vulgar pois claro!

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Rajujas, luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  10. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima (320m)
    Eu não disse que era sempre assim. Estou a referir a este momento. Nos modelos é o que se vê, nascerem depressões do outro lado e despejarem frentes sucessivas aqui.

MipsUc e joselamego gostaram disto.
  11. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Bom dia, esta manhã por Lisboa, desde a Alameda até à João XXI debaixo de chuva intensa e fortes rajadas de vento, cheguei ao destino como um pinto.

Lá fora o dia está cinzento, de inverno, não sei a temperatura mas a sensação é de frio.

12. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Segundo os modelos este padrão chuvoso parece não ter fim para já, ainda bem que continue a chuva que faz imensa falta.

13. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Muito interessante a previsão meteorológica de hoje com o meteorologista Pedro Reis Vieira onde mostra imagens de radar coisa que nunca tinha visto desde que se iniciou a apresentação do boletim meteorológico com um meteorologista na RTP.

14. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima (320m)
    Eu suspeito que vai entrar pela primavera, devemos ter uma primavera com chuva e trovoadas... just guessing :D

15. Trinity

Trinity
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Fev 2018
    Local:
    Lisboa
    OK! Eu ontem fiquei a pensar no assunto e acho mesmo que é raro, tenho ideia que quase sempre que vejo na televisão tempestades na costa leste, aeroportos encerrados, etc, aqui está calmo, e que é raro dias como agora com cá e lá.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página