Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Isso é lá mais para a frente. Agora em Abril a instabilidade está tipicamente mais associada a resquícios de ar frio polar em altura (e cut-offs ocasionadas por estes) e consequentemente tempo não muito ameno (só o relativo aquecimento diurno sem exceder nada ou pouco os 20°C que ajuda nas trovoadas).
Calor também há, mas que eu me lembre é mais em dias com AA.

Quanto ao desastre, desastre foi a seca de 11 meses e as dezenas ou centenas (já nem sei) de mortes com os incêndios associados. E por acaso os de Junho até aconteceram num dia com esse tempo maravilhoso, de muito calor e convecção fortíssima, claro que foi um abuso, uma situação atípica. Dias "tropicais" sim, mas não tanto.

E não estou a falar das típicas trovoadas de verão no interior do pais. Sei bem a diferença. Basicamente estava a falar do que descreveste. Cut-offs e associadas a temperaturas mais elevadas, quando digo elevadas é dentro do que é normal para este mês, dão sempre em eventos convectivos mais agressivos. Assim do topo da memoria lembro-me de 2009, 2011 e 2015.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Credo!!!
Virem essa boca para lá!! No verão quer-se sol e calor e devo dizer que One vivo os meses de verão por excelência (julho e agosto) foram bem fraquinhos... Mais quentes o junho, setembro e outubro. Foi fora do normal e por isso está na hora de regressar à normalidade... Digo eu... Já para não dizer que para quem tem filhos pequenos, férias com chuva são um tormento...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Bem, o Verão sempre teve sol e calor, desde que seja no limiar das médias e não 30ºC todos os santos dias :rolleyes:

E às vezes uns dias de céu nublado são melhores que alguns de céu limpo que são estragados pela nortada. Até a água parece mais quente :lol:
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Agora que estava aqui a ver a galeria de registos associados a eventos conectivos em Abril e vi as fotos do que para mim foi o cumulo da seca em Portugal.

Já há alguns anos que não visitava o Gerês, então em meados de Agosto deste ano a disponibilidade dos familiares conjugou-se e fomos uns dias para a vila do Gerês, "fugir" do calor diziam eles.:huhlmao:
Escusado será dizer que não vi uma única cascata com água. E no dia em que eu e os familiares mais jovens decidimos fazer uma caminha desde a Portela do Homem até à vila, no regresso de ter ido abastecer os carros a Espanha, os GIPS e os segurança de uma empresa privada mandaram-nos meter nos carros e não pararmos e muito menos sair dos carros até chegar à vila. É que nesse fim de semana tinha sido declarado o estado de calamidade publica no pais por causa do risco de incêndio. :facepalm:

Provavelmente a pior visita de sempre ao Gerês. Maldita seca. :lmao:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bem, o Verão sempre teve sol e calor, desde que seja no limiar das médias e não 30ºC todos os santos dias :rolleyes:

E às vezes uns dias de céu nublado são melhores que alguns de céu limpo que são estragados pela nortada. Até a água parece mais quente :lol:
No ano passado, enquanto o Alentejo torrava com 45/46ºC em alguns locais na onda de calor de Julho, o litoral estava com intensa nortada e temperaturas abaixo dos 20ºC em muitos locais. Portugal é um país pequeno mas tem uma enorme diversidade climática, o que faz com que haja muitas opiniões diferentes.
Entretanto, como ninguém manda no tempo, venha o que vier não temos outro remédio senão aguentar.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
resumindo, a natureza acabou por compensar e em pouco tempo a seca acabou em todo o território, algo que eu mesmo optimista não pensei que fosse possível, mas ainda bem que foi assim.
neste momento apenas 0,1% do território tem seca, pode-se dizer que não existe mais seca em PT e isso foi uma dádiva que tanto fazia falta.
quanto ás barragens na zona sul não estão no seu limite máximo de encaixe, mas os valores estão a rondar os 80% o que é muito bom e com a garantia de abastecimento publico e também para o regadio.
não faz mal nenhum se vier mais chuva e este padrão continuar durante mais umas semanas, eu pessoalmente adoro este tempo e detesto o calor, pelo que por mim podia seguir assim o mês todo.
para quem gosta do calor certamente terão os meses de verão para se consolarem, mas estar a pedir calor em abril é um exagero, sei que as temperaturas estão abaixo do normal para a época, mas tambem tivemos durante muito tempo temperaturas acima do normal para a época durante os meses de setembro, outubro e novembro.
então agora não se queixem e aguentem porque os agricultores tiveram que viver meses a fio com a falta de agua, calor fora de época e tambem aqueles que tanto apreciam a chuva e o frio, levar com um clima que mais parecia a Argélia.
não faz mal nenhum agora ser o inverso e estarmos um pouco mais dentro de uma padrão do centro da europa e eles com um padrão mais mediterrâneo.
por mim podem seguir as temperaturas baixas e a chuva, e apesar de já não haver seca não faz mal nenhum que continue assim, pelo menos mais a sul.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Segundo já consegui apurar as notícias não são as melhores, pois visto que o corpo já foi encontrado agora ainda ao final da tarde, já depois das 20 horas.

Ao que parece não foi uma queda acidental, mas sim tentativa de suicídio, pois a senhora tinha deixado um bilhetes aos seus familiares.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Isto é apenas a minha opinião e vale o que vale... mas, também já estou farto deste tempo. Tenho a perfeita consciência do que se vivia antes do dia 26/02 e o que se vive actualmente, mas aqui o nosso cantinho, parece que deu abertura a "algo" e agora vem cá tudo parar:cold: Não me importo que chova, mas ao menos que não seja com este frio todo, hoje então parece um sobe e desce :buh: Começo a ouvir relatos de problemas principalmente com vinhas.
Podia chover, mas ao menos que viessem uns dias intercalados, digamos que "normais" para a época.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Estou neste fórum há uns anos e nunca me apresentei...


Por isso fica aqui esta publicação ;)

Boa noite a todos!

 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Agora que estava aqui a ver a galeria de registos associados a eventos conectivos em Abril e vi as fotos do que para mim foi o cumulo da seca em Portugal.

Já há alguns anos que não visitava o Gerês, então em meados de Agosto deste ano a disponibilidade dos familiares conjugou-se e fomos uns dias para a vila do Gerês, "fugir" do calor diziam eles.:huhlmao:
Escusado será dizer que não vi uma única cascata com água. E no dia em que eu e os familiares mais jovens decidimos fazer uma caminha desde a Portela do Homem até à vila, no regresso de ter ido abastecer os carros a Espanha, os GIPS e os segurança de uma empresa privada mandaram-nos meter nos carros e não pararmos e muito menos sair dos carros até chegar à vila. É que nesse fim de semana tinha sido declarado o estado de calamidade publica no pais por causa do risco de incêndio. :facepalm:

Provavelmente a pior visita de sempre ao Gerês. Maldita seca. :lmao:

Eu fui entre o final de Agosto e início de Setembro e deparei-me exactamente com o cenário deprimente das cascatas que descreveste mas com aquela chuva bendita que caia na altura por grande parte do país permanentemente a arder.

Estou neste fórum há uns anos e nunca me apresentei...


Por isso fica aqui esta publicação ;)

Boa noite a todos!



Parabéns pelas vitórias e conquistas Félix, as que já conseguiste e as que ainda vais conseguir :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.