Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Antigamente segundo as histórias que as pessoas mais velhas me contam, as trovoadas apareciam com frequência no verão. Agora, é que é um stress, quando elas aparecem, aliás, neste momento no nosso verão, tudo o que aparece a não ser calor é um motivo para alarido e tem-se visto ao longo do que temos tido este mês. Compreendo que é mau porque estragam, mas não é nada de anormal.
Segundo as histórias que as pessoas mais velhas me contam, os meses de trovoadas eram essencialmente finais de Abril, Maio e em Junho uma ou outra isolada e a maioria dos anos Junho nem chovia sequer. Agora com quantos dias de trovoadas vamos nós? E ainda por cima no final de Junho e início de Julho onde o tempo costumava ser mais estável.

Queremos sim senhor tempo de verão, quero Sol e calor sim, é tempo dele e é o que mais desejo para esta altura! Junho com tantas trovoadas, é ANORMAL. Este ano, Março, Abril, Maio e Junho, com instabilidade anormal! Quem o diz nada melhor que entidade oficial: IPMA, e concordo!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Segundo as histórias que as pessoas mais velhas me contam, os meses de trovoadas eram essencialmente finais de Abril, Maio e em Junho uma ou outra isolada e a maioria dos anos Junho nem chovia sequer. Agora com quantos dias de trovoadas vamos nós? E ainda por cima no final de Junho e início de Julho onde o tempo costumava ser mais estável.

Queremos sim senhor tempo de verão, quero Sol e calor sim, é tempo dele e é o que mais desejo para esta altura! Junho com tantas trovoadas, é ANORMAL. Este ano, Março, Abril, Maio e Junho, com instabilidade anormal! Quem o diz nada melhor que entidade oficial: IPMA, e concordo!!
De facto não entendo... ainda há uns meses de queixavas que não chovia e que a tua zona ia virar um deserto, agora já é instabilidade a mais? Por favor, o que temos tido não tem sido nada de anormal e que nunca tenha acontecido,
talvez as pessoas se estejam a habituar a outro clima, atendendo ao histórico recente.
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Normal não é , este ano temos tido bastantes instabilidades , por muita causa da depressões que temos enfrentado e ao dirigir-se para Portugal , a massa de ar quente dirige-se para Este de Portugal , se repararmos Portugal vai ter uma depressão a passar por Portugal sabado o que vai gerar aguaceiros e trovoada e Metade de Espanha , França , Alemanha vão enfrentar temperaturas altas , que neste caso ja estão a enfrentar basicamente ,outro facto é as bolas de ar frio, tambem as bolsas de ar frio nas camadas mais altas da troposfera podem ter algum significado nestas instabilidades.
peritos-conversam-uma-gota-fria-atras-de-outra-que-se-passa--11572-3.jpg
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
De facto não entendo... ainda há uns meses de queixavas que não chovia e que a tua zona ia virar um deserto, agora já é instabilidade a mais? Por favor, o que temos tido não tem sido nada de anormal e que nunca tenha acontecido,
talvez as pessoas se estejam a habituar a outro clima, atendendo ao histórico recente.

Infelizmente não era só eu que me queixava que não chovia na minha zona, todo o continente estava com uma situação preocupante face à seca que estávamos a passar. Ainda bem para todos que Março e Abril resolveram a situação de seca. O que quis dizer é que estes 2 meses tiveram factores climáticos anormais, como a precipitação, vento e temperatura. Todos sabemos que a precipitação foi acima da média apesar de fazer muita falta, a temperatura foi abaixo do normal e muitos dias com velocidade excessiva de vento para os 2 meses. Maio e Junho foram muito instáveis sobretudo no interior. Se é normal estes estados de tempo com trovoadas para Maio e Junho? Sim é normal, o que não é normal foi a frequência de trovoadas que ocorreram em ambos os meses.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Como é sabido pela maioria dos “foristas” do meteoPT, os algoritmos matemáticos utilizados pelos modelos atmosféricos, tais como GFS, ECM, etc... têm na sua “genética” o efeito borboleta. Eis o melhor exemplo que encontrei até agora para demonstrar o verdadeiro efeito borboleta

2d88227bbf6d0d22d5fb7638fa8b9e08.png



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Tyna e joselamego

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Boa noite, há previsões para instabilidade a partir de amanhã e no próximo fim de semana. Admira-me que nenhum membro comentou ainda a depressão que aí vem e parece que vai deixar chuva em todo o País. Este Verão não vai assemelhar-se em nada com os 3 últimos Verões. Vai ser o oposto!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boa noite, há previsões para instabilidade a partir de amanhã e no próximo fim de semana. Admira-me que nenhum membro comentou ainda a depressão que aí vem e parece que vai deixar chuva em todo o País. Este Verão não vai assemelhar-se em nada com os 3 últimos Verões. Vai ser o oposto!!
Eu pessoalmente não comento porque a chuva neste tempo não tem interesse nenhum... no Inverno é que é interessante.
Finalmente parece que a partir de dia 5 o Verão vai chegar, vamos ver se não é adiado de novo...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Boa noite, há previsões para instabilidade a partir de amanhã e no próximo fim de semana. Admira-me que nenhum membro comentou ainda a depressão que aí vem e parece que vai deixar chuva em todo o País. Este Verão não vai assemelhar-se em nada com os 3 últimos Verões. Vai ser o oposto!!
É mais uma instabilidade , com depressão em varios nucleos , trovoada e aguaceiros , o mais provavel será trovoada mais frequente para as terras altas, as previsões apontam para a continuidade de nebulosidade na atmosfera, com permanente ameaça de contração de precipitação, e temperaturas amenas. . Aqui chega uma depressão com instabilidade , em França , Alemanha , Polonia chega temperaturas altas , é interessante .. A partir do dia 5 de julho a instabilidade ja começa a desaparecer e as temperaturas aumentam .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.