Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Man duro

Cirrus
Registo
29 Jul 2018
Mensagens
39
Local
Moscavide (Lisboa)
Não sei se o IPMA vai dizer muito mais em relação a este episódio calor extremo. Hoje ouvi uma meteorologista do IPMA no jornal da CMtv á noite e ela completamente desmaterializou este evento referido como sendo calor normal para a época.

Calor normal????

O que está previsto já daria recordes e eles dizem calor normal...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não sei se o IPMA vai dizer muito mais em relação a este episódio calor extremo. Hoje ouvi uma meteorologista do IPMA no jornal da CMtv á noite e ela completamente desmaterializou este evento referido como sendo calor normal para a época.
Mas os bombeiros estão avisados. Confirmei em São Mamede... talvez a estratégia seja não aguçar o apetite dos incendiários.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
para variar o IPMA está a desvalorizar a situação
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não sei se o IPMA vai dizer muito mais em relação a este episódio calor extremo. Hoje ouvi uma meteorologista do IPMA no jornal da CMtv á noite e ela completamente desmaterializou este evento referido como sendo calor normal para a época.
Ouvi a mesma meteorologista do IPMA a falar na SIC e sinceramente fiquei confuso se seria estratégia , ou se estaria mesmo a menosprezar o evento ao dizer que é uma situação normal,acontece quase todos os anos, e que a população vai sentir mais a diferença abrupta da temperatura por causa do mês de Julho que tivemos! E ai sim, foi a única vez que ela referiu o termo "anormal" quando se referiu ao mês de Julho!
Mas depois pensei, secalhar regressou hoje de férias e ninguém a informou correctamente!
Agora a sério que isto não está para brincadeiras!
O IPMA não deve alarmar as pessoas, mas acho que o que vamos ter pelos menos durante cinco dias seguidos, merecia uma sensibilização a população por parte desta identidade muito maior! Depois disto fiquei curioso com os alertas que vão ser lançados!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Não sei onde me vou meter :wacko:
1WOd3Pv.png

Badajoz, aqui ao lado:
jWLB8UC.png

Reguengos de Monsaraz :scared:
oypkHdc.png


Isto não está mesmo para brincadeiras. Aviso laranja, no mínimo.
Outra coisa, são as mínimas em Portalegre, certamente vão ser terríveis. Pode ser que aqui tenha sorte e haja inversão térmica mas mesmo assim vai ser um inferno...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É de facto impressionante quando se olha para uma previsão e o dia mais "fresco" da semana tem máxima de 42ºC!! É anormal a intensidade e a duração, caso se cumpra a previsão o interior do país poderia sentir a mais potente onda de calor desde que há registos. Mas ainda falta algum tempo e ainda há alguma incerteza a partir de domingo, 5.

Que é uma situação anormal não há dúvidas. Se a meteorologista está a desvalorizar para não chamar a atenção de pirómanos acho muito bem.
 

Man duro

Cirrus
Registo
29 Jul 2018
Mensagens
39
Local
Moscavide (Lisboa)
Não sei onde me vou meter :wacko:
1WOd3Pv.png

Badajoz, aqui ao lado:
jWLB8UC.png

Reguengos de Monsaraz :scared:
oypkHdc.png


Isto não está mesmo para brincadeiras. Aviso laranja, no mínimo.
Outra coisa, são as mínimas em Portalegre, certamente vão ser terríveis. Pode ser que aqui tenha sorte e haja inversão térmica mas mesmo assim vai ser um inferno...

Não sei não se é para aviso vermelho da maneira que isto está...
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
está a haver um exagero quase extremo, nada vai atingir 50º e embora sejam temperaturas altas, demasiado até, os dados que o IPMA possui são mais vastos que qualquer outra pessoa aqui, por isso acho correcta a analise feita e não ser alarmista por uma situação que não se coaduna com tal.
 

Man duro

Cirrus
Registo
29 Jul 2018
Mensagens
39
Local
Moscavide (Lisboa)
está a haver um exagero quase extremo, nada vai atingir 50º e embora sejam temperaturas altas, demasiado até, os dados que o IPMA possui são mais vastos que qualquer outra pessoa aqui, por isso acho correcta a analise feita e não ser alarmista por uma situação que não se coaduna com tal.

A questão é que os modelos já veem isto há muitas saídas, portanto não sei não se chegamos perto dos 50 graus...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
De facto é muito difícil um pirómano ir à 'net, incluindo este fórum, ver as temperaturas e respetiva discussão.

Portais como o BestWeather, por exemplo, facilitam a tarefa dos pirómanos. Devem ser imediatamente encerrados?

Mais aconselhável seria o Ministro da Admin. Interna aparecer na TV com cara de mau a prometer mão pesada para os infratores e a prometer que o dispositivo estará em alerta máximo para o que vai vir.

Está-se no século XXI e Portugal é um país minimamente desenvolvido. Não é promovendo ignorância e silêncio que se vai prevenir o que quer que seja.

Se alguém morrer por causa do calor não é, em parte, culpa do IPMA que está a desvalorizar o evento?
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
de facto assim é, runs seguidas com os valores extremamente altos, vai normalizar nas próximas para valores mais realistas.

esta parte do comunicado do IPMA deverá ser guia de orientação para que todos se contenham um pouco:

"Assim, para o final da próxima semana, prevê-se que os valores da temperatura máxima estejam acima dos valores normais para a época, genericamente acima de 35°C, com exceção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem de 30°C, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão atingir valores entre 40° e 44°C."
 
Estado
Fechado para novas mensagens.