Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
É exactamente isso que me preocupa... A Serra de S. Mamede ardeu em 2003 graças a "trovoadas secas" com muito aparato eléctrico :(

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/incendio-na-serra-de-sao-mamede/

Vamos todos pensar que vai tudo correr bem desta vez, e confiar nas nossas autoridades! 2003 não se pode "repetir" , e muito menos depois de 2017! Vamos acreditar e tomar as medidas preventivas necessárias!Durante os próximos dias , todos nós teremos que ser "proteção civil" ;)

Mais logo já vamos saber o que eles nos tem a dizer sobre o mesmo !:palmas:

zxcei0N.png
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
É exactamente isso que me preocupa... A Serra de S. Mamede ardeu em 2003 graças a "trovoadas secas" com muito aparato eléctrico :(

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/incendio-na-serra-de-sao-mamede/
O problema em algumas zonas em 2003 é que foram trovoadas severas, algumas com rajadas que chegaram aos 100 km/h, que penso que foi o que potenciou um dos incêndios na Serra da Penha nessa altura. Todos os incêndios nessa semana de Agosto de 2003 foram causados por trovoadas, de qualquer forma, portanto situações convectivas com calor são sempre para monitorizar a fundo.

Ainda me lembro de ver fumo e labaredas a cobrir uma grande área da Serra de São Mamede, é bom que não se repita.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Estava a ver os modelos e a verificar que começam a repartir o calor pelas noites, ao contrário do que tinha visto no sábado passado.
Preferi não andar sempre a olhar para os modelos, para não me assustar:lmao:Havia temperaturas de 2 para 3 altíssimas de noite, agora metem 3 ou 4 noites sempre acima dos 30ºC. Se vier mesmo a acontecer, nem de molho...
Vai ser um Agosto a entrar à bruta...:calor:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Foi posta a hipótese de o IPMA aumentar os avisos para vermelho em alguns locais. TVI.
Acho que todo o Interior Centro/ Sul e Vale do Tejo justifica essa situação para já! Dia 2 ( quinta-feira) acho que será o aviso mais adequado a todo o país! Será um dia muito complicado


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Foi posta a hipótese de o IPMA aumentar os avisos para vermelho em alguns locais. TVI.

Faz todo o sentido (a manterem-se as previsões), mas a a acontecer, só acredito que sejam emitidos no dia 1.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
A Volta a Portugal começa no dia 1 e a 1ª etapa será entre Alcácer do Sal e Albufeira... os ciclistas vão apanhar carga dura, só espero é que não haja nenhum acidente.
Por outro lado, o IPMA prevê aumento de nebulosidade durante a tarde nos dias mais quentes... haverá possibilidade de trovoada? :unsure:

PS: Passei este post para aqui, enganei-me e tinha escrito no tópico dos incêndios... peço desculpa :)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Ainda me lembro de ver fumo e labaredas a cobrir uma grande área da Serra de São Mamede, é bom que não se repita.

Quase todo o concelho de Portalegre ficou sem luz e eu estava num casamento em Vale de Cavalos, vi os clarões e as chamas com dezenas de metros de toda a Serra Fria e a parte espanhola até La Codosera a arder... Dantesco no mínimo... Nos dias seguintes, o fumo era de tal intensidade que parecia nevoeiro, com dias de 40 ºC e muitos, noites de 25 ºC a 30 ºC, não foi nada agradável de viver, muito menos de recordar...
Relembro todos que, na minha zona, foi a onda de calor mais severa jamais registada.

Edit: quanto à Protecção Civil, creio que urgia criar grupos de diversas forças com colaboração dos populares (pois conhecem melhor a orografia e o terreno do que aquilo que se pode ler nos mapas), para durante estes dias fosse realizado patrulhamento florestal, de forma a dissuadir possíveis pirómanos ou meros criminosos envolvidos em negócios obscuros.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A Volta a Portugal começa no dia 1 e a 1ª etapa será entre Alcácer do Sal e Albufeira... os ciclistas vão apanhar carga dura, só espero é que não haja nenhum acidente.
Por outro lado, o IPMA prevê aumento de nebulosidade durante a tarde nos dias mais quentes... haverá possibilidade de trovoada? :unsure:

PS: Passei este post para aqui, enganei-me e tinha escrito no tópico dos incêndios... peço desculpa :)

Amigo a volta começa dia 1 apenas com o prólogo , mas a primeira etapa será apenas no dia 2, o que é pior ainda:thumbsup::calor:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Essa zona do Vale do Tua é um forno. Tal como o vale do Sabor e Douro, pena que não hajam muitas estações lá porque no verão compete fácil com o alentejo.

E o Vale da Vilariça, perto de Vila Flor, passo por lá muitas vezes e é tão quente como Mirandela :cold:

vilari%25C3%25A7a+ALF+6.jpg



barragem_vilarica.jpg


Já lá passei como o carro a marcar 44.5 ºc :calor:
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Quase todo o concelho de Portalegre ficou sem luz e eu estava num casamento em Vale de Cavalos, vi os clarões e as chamas com dezenas de metros de toda a Serra Fria e a parte espanhola até La Codosera a arder... Dantesco no mínimo... Nos dias seguintes, o fumo era de tal intensidade que parecia nevoeiro, com dias de 40 ºC e muitos, noites de 25 ºC a 30 ºC, não foi nada agradável de viver, muito menos de recordar...
Relembro todos que, na minha zona, foi a onda de calor mais severa jamais registada.
É verdade, lembro me vagamente de ter ficado sem luz. Mesmo aqui da baixa da cidade de Portalegre dava para ver os clarões por detrás dos montes, bastava ficar de noite que era claro que estava um incêndio gigantesco a cobrir a Serra de São Mamede, era apenas um clarão vermelho a nordeste, a certa altura estava a vizinhança toda a olhar para aquilo. Na altura ainda fui à Apartadura como muitos outros curiosos e havia fogo em todos os quadrantes, pelo que me lembro a GNR nem deixava ninguém avançar a partir da barragem, a estrada estava cheia de carros parados com gente a ver. Não bastava também haver grandes incêndios na zona de Nisa, foi um mês negro para o distrito no geral.

Acho que foi por essa altura também que se registou o recorde de mínima por aqui.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
@Snifa Passei por aí no ano passado ao fim da tarde com 38 graus na volta de uma caminhada no vale do Douro (zona de Almendra). Nesse dia o carro marcou 41°C na praia fluvial/estação de comboios antiga e nem foi numa semana de calor por aí além...

Eu no passado Domingo passei por lá pelas 5:30 h da tarde e o carro marcou 35.5 ºc no fundo do vale :calor:

É mesmo muito quente, desconfio que ainda mais quente que Mirandela.. :calor:

Assim que saí do Vale, e já em Vila Flor, o termómetro desceu para 30.5 ºc .
 
Estado
Fechado para novas mensagens.