Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Confesso que apesar de odiar calor excessivo, esta situação causa-me alguma preocupação pois os meus pais já são 'velhotes', particularmente o meu pai que já vai a caminho dos 83. Apesar de ele ser, felizmente, totalmente autónomo e independente e de ser, excepto as coisas típicas da idade, um homem relativamente saudável e que até se dá melhor com o calor do que a filha, estou algo preocupada até porque vou estar uns dias de férias e sou um bocado (muito!) control freak e preocupada crónica.
E fazes muito bem ser assim Fica tranquila que vai tudo correr bem
Muita hidratação sempre,
e podes aproveitar as férias tranquila!


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
As previsões do IPMA :eek: Acho que nunca tinha visto as máximas do IPMA com "46ºC", muito menos em quase mais de 10 localidades...

Esta foi das piores que encontrei:

aqOp411.png
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
E fazes muito bem ser assim Fica tranquila que vai tudo correr bem
Muita hidratação sempre,
e podes aproveitar as férias tranquila!


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Obrigada! Ele bebe imensa água. Mais do que eu. O problema é que ele é muito insubordinado e apanhando-me longe vai, certamente, desobedecer-me, saindo a horas impróprias... :D
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Pelo GFS prevê-se de máximas em Portugal Continental, a maioria no Ribatejo, Sado ou perto do Alqueva.

1 de Agosto: 44ºC
2 de Agosto: 47ºC
3 de Agosto: 45ºC
4 de Agosto: 47ºC
5 de Agosto: 47ºC


Acho que já não há margem de erro que vamos assistir à pior onda de calor que alguma vez se viu em Portugal. Tanto pediam calor...sai o tiro pela culatra.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Mapa dinâmico baseado no GFS (www.ventusky.com)
tweZHAY.png

Que nos livrem de tal acontecer!
Nesse mesmo dia e nesse mapa, nem no Sahara está prevista uma temperatura dessas. :wacko: Todos os modelos estão bastante agressivos mas nenhum mostra temperaturas de 50ºC como o GFS. Vamos ver....
O que é certo, é que se vai assistir a uma onda de calor histórica pois nem em 2003 se registou tantos dias com temperaturas nos 45ºC e se o recorde da Amareleja for batido, ainda mais histórica vai ser.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Bem, a distância a que esses 49ºC de Abrantes aparecem ainda entra num mais elevado grau de incerteza. É praticamente certo que vamos ter um evento muito intenso de calor, mas uma coisa que os modelos ainda não definem bem é a sua duração. Esperemos as próximas runs e as saídas do resto dos globais, porque se assim for, será certamente extremo.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Pelo GFS prevê-se de máximas em Portugal Continental, a maioria no Ribatejo, Sado ou perto do Alqueva.

1 de Agosto: 44ºC
2 de Agosto: 47ºC
3 de Agosto: 45ºC
4 de Agosto: 47ºC
5 de Agosto: 47ºC


Acho que já não há margem de erro que vamos assistir à pior onda de calor que alguma vez se viu em Portugal. Tanto pediam calor...sai o tiro pela culatra.
Isso não é verdade.

É verdade que existe a POSSIBILIDADE de termos os valores absolutos mais elevados de sempre em muitos locais, ou até mesmo a máxima absoluta nacional batida (há que esperar para ver) .
Daí à pior ONDA de calor vai muito. Os modelos mostram que terá tendência a durar menos de uma semana, começando a amenizar gradualmente no início da próxima semana. Assim esperemos que seja verdade...

Não estou nem pouco mais ou menos a menosprezar a situação atenção, mas em termos de duração com valores terríveis, não parece para já comparável à de 2003, muito prolongada.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Pelo GFS prevê-se de máximas em Portugal Continental, a maioria no Ribatejo, Sado ou perto do Alqueva.

1 de Agosto: 44ºC
2 de Agosto: 47ºC
3 de Agosto: 45ºC
4 de Agosto: 47ºC
5 de Agosto: 47ºC


Acho que já não há margem de erro que vamos assistir à pior onda de calor que alguma vez se viu em Portugal. Tanto pediam calor...sai o tiro pela culatra.

Acho que é mais ao contrário, disse-o anteriormente e volto a dizer preferia que estes dias tivessem "aparecido" em Junho e Julho intercalados com aqueles dias "marados" que houve tanto em Junho como Julho, penso que Julho foi bem pior... Mas era tudo, assim é que está bom e não sei mais o quê, só se pensa no umbigo e depois... não quero com isto dizer que esta "terrível" onda de calor viesse mais fraca com dias repartidos nos meses de Junho e Julho, mas.... Já não digo nada, vai ser a doer e também como tinha alertado antes e outros também, parece-me que vai custar mais, por causa da mudança de padrão brusca(Nebulosidade+dias com bastante humidade+vento) => (dias de céu limpo+pouca humidade+vento mais fraco)

Vamos ver:facepalm::calor: @rozzo alguns modelos começam a modelar a continuação da onda de calor já para a semana que vêm...
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Retirado do site do IPMA:

Sendo a definição do índice de duração da onda de calor ( HWDI – Heat Wave Duration Index) segundo a Organização Meteorológica Mundial (WCDMP-No.47, WMO-TD No. 1071),considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é supeior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência.

De realçar, no entanto, que esta definição está mais relacionada com o estudo e análise da variabilidade climática (em termos de tendências) do que propriamente com os impactos na saúde pública de temperaturas extremas que possam observar-se num período mais curto. Por exemplo, a ocorrência de 3 dias em que a temperatura seja 10 °C acima da média terá certamente mais impacto na saúde que 7 dias com temperatura 5 °C acima da média.

As ondas de calor, que podem ocorrer em qualquer altura do ano, são mais notórias e sentidas pelos seus impactos quando ocorrem nos meses de verão (junho, julho e agosto). De referir ainda que Junho é o mês de verão em que as ondas de calor ocorrem com maior frequência em Portugal Continental.

Desde a década de 1940, período em que existe informação meteorológica diária num maior numero de estações, têm-se verificado ondas de calor de extensão espaço-temporal variável; no entanto, é a partir da década de 90 que se regista a maior frequência deste fenómeno.

Merecem particular referência, pela intensidade, duração e extensão espacial e também pelos impactos socio-económicos, as ondas de calor de Junho de 1981, julho de 1991 e julho/agosto de 2003.

  • de 15 a 23 de junho de 2005
  • de 30 de Maio a 11 de junho 2005
  • de 29 de Julho a 15 de agosto 2003
  • de Julho de 10 a 18 de julho de 1991
  • de 10 a 20 de junho de 1981
Tudo depende do que se entender por "pior onda de calor". Se for a duração, é bem provável que não ultrapasse os episódios descritos acima. Se for em termos de impacto na saúde pública, não sabemos, até porque alguns locais deverão estar bem acima dos +5º de anomalia.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Isso não é verdade.

É verdade que existe a POSSIBILIDADE de termos os valores absolutos mais elevados de sempre em muitos locais, ou até mesmo a máxima absoluta nacional batida (há que esperar para ver) .
Daí à pior ONDA de calor vai muito. Os modelos mostram que terá tendência a durar menos de uma semana, começando a amenizar gradualmente no início da próxima semana. Assim esperemos que seja verdade...

Não estou nem pouco mais ou menos a menosprezar a situação atenção, mas em termos de duração com valores terríveis, não parece para já comparável à de 2003, muito prolongada.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Estou a referir-me à duração de temperaturas extremas durante tantos dias em muitas localidades. Não terá a expansão geográfica ou temporal de 2003 talvez, mas será das piores de sempre.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigada! Ele bebe imensa água. Mais do que eu. O problema é que ele é muito insubordinado e apanhando-me longe vai, certamente, desobedecer-me, saindo a horas impróprias... :D
Eles com a idade ficam assim,crianças outra vez, logo teimosos como tudo
Olha antes de ires pede
-lhe para ele ler um bocadinho deste tópico, pode ser que ele fique mesmo com medo
Vá boas férias, e que corra tudo pelo melhor

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Estou a referir-me à duração de temperaturas extremas durante tantos dias em muitas localidades. Não terá a expansão geográfica ou temporal de 2003 talvez, mas será das piores de sempre.
Temos que ter calma, de certeza já sabemos que temos pela frente cinco dias penosos, e provavelmente históricos no que toca a máximas! Cidades como Castelo Branco , que tem três dias seguidos acima do seu recorde é muita fruta! Depois e esperar pelas próximas três ou quatro run's dos modelos para se começar a ter uma ideia mais defenida até onde isto poderá ir! Uma coisa é certa, o primeiro a modelar isto foi o GFS , e nós pensámos que seria daqueles delírios de Verão do mesmo! O que acabou por acontecer foi que insistiu até hoje, ECM e companhia seguiram lhe as pegadas , e aqui estamos nós a 24H do "possível " evento extremo, com previsões do mesmo para a continuação de tempo muito quente até não dar para ver mais previsão! Lá mais para a frente, fazemos contas! Mas espero que fiquemos por aqui

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Early August to bring dangerous heat wave to western Europe

Dangerous heat is expected to expand across and have a firm grip on western Europe for the first several days of August.
While the core of the heat will be focused on the area around Germany on Tuesday, temperatures will be on the rise elsewhere across western Europe Wednesday into Friday.

Highs on Friday are anticipated to range from 31 C (88 F) in London and Berlin to 35 C (95 F) in Paris and 40 C (104 F) in Madrid and approaching 43 C (110 F) in Seville, Spain.
Temperatures will continue to soar 6-12 degrees Celsius (10-24 degrees Fahrenheit) above normal in most of these cities through at least the weekend.

"It is not out of the question for temperatures to reach 49 C (120 F) in southwestern Spain and parts of southern Portugal Friday into Sunday," AccuWeather Meteorologist Tyler Roys said.
The impending heat wave is expected to be the most intense and longest for the Iberian Peninsula so far this summer. Temperatures in Madrid have only reached 38 C (100 F) once so far this summer. Such temperatures are anticipated daily from Wednesday through next Tuesday.


"In southwestern France, temperatures can climb to 43 C (110 F) in a few communities this weekend," according to Roys.
Be sure to drink plenty of water, wear light clothing and avoid strenuous activity during the midday and afternoon hours (the hottest times of the day) to prevent heat exhaustion or stroke.

Residents should ensure that the elderly, children and homeless are taking the necessary precautions to keep cool. Make sure that animals have proper access to water and shade.

Remember to never leave children or pets in a sealed vehicle without air conditioning. Sunshine can cause such vehicles to become death traps in a matter of minutes.

In AccuWeather
 
Estado
Fechado para novas mensagens.