Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
ECM carregou na chuva e no potencial de termos um episodio severo no fim da próxima semana, principalmente na faixa costeira...
O GFS mete a Leslie a fazer uma razia, dando uns chuviscos vento moderado a forte no litoral norte e centro e MUITO CALOR
ECM por favor ganha esta batalha !!!:shocking:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
ECM vs GFS

3e4b3edebbe8c75918c28abaa0e49391.jpg
9907ce66d062b25a9b857935ab416743.jpg


Cenários bem diferentes

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
ECM vs GFS
3e4b3edebbe8c75918c28abaa0e49391.jpg
9907ce66d062b25a9b857935ab416743.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Agora fora de brincadeiras, os modelos estão uma confusão total! Resta esperar para ver

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
GFS a mostrar a Leslie a chegar a Portugal Continental, a 192h:

gfs-0-192.png


Com isto traria precipitação e frio, com anomalia negativa de temperatura, para Portugal Continental:

gfs-2-198.png


gfs-15-210.png



Mas não podia esquecer de referir, o vento, com fortes rajadas no litoral:

gfs-14-192.png



São 192h de distância, não são 340h :)
Mas também não são 72h de distância. Os próximos dias dirão como vai ser.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Trajeto desejado pelos meteomalucos do continente:

74AKQzK.png


Trajeto que os meteomalucos do continente devem acabar por ver:

aABMmuM.png


:D
Dos muitos trajectos, e mesmo só dentro dos trajectos sem qualquer anormalidade tropical no continente associada ao sistema, esse é claramente o trajecto que menos queremos.
Se os seus restos não chegarem com alguma chuva ao continente, que é obviamente o mais provável, pelo menos que "vá morrer longe" e não faça essa trajectória na sua transição extra tropical.. Isso seria obviamente um padrão a puxar ar seco de sul vigorosamente, e nada mais que condições favoráveis a incêndios.

Obviamente não quero fazer comparações à Ophelia, porque a conjuntura felizmente é diferente. Não estamos em condições de seca semelhantes, os meios humanos e o factor "casa arrombada trancas na porta" obviamente não permitem temer um cenário dantesco como o de outubro passado. Mas que em termos puramente meteorológicos podemos ter uma situação semelhante, isso parece uma hipótese cada vez mais razoável infelizmente.

Chuva em setembro e outubro? Por favor.. Que coisa tão fora de moda, tão anos 2000... Isso já não se usa! Pffff...
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,822
Local
Lisboa e Alenquer
O GFS mete a Leslie cada vez mais a sul, e seriam agora as Canárias a sofrer o seu impacto directo. Esta tendência tem ficado solidificada nas últimas runs.
Só ha uma pergunta que me ocorre: nesse cenário mais a sul, poderia afectar de alguma forma o Continente? Alguns restos com chuva? Ou torna mais difícil essa hipótese?
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,827
Local
Faro
Bom dia..
Nesta altura do ano em que estamos as alterações a curto e médio prazo podem ser bastante significativas como vamos observando nos modelos. Assim sendo e tomando em consideração a Leslie constata se que a mesma pode ter um desenrolar importante no médio prazo quer na madeira quer aqui no continente. Existe ainda a possibilidade da Leslie se dissipar se continuar a ir para sul ou de ser absorvida por uma perturbacao mais a norte.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.