Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Um pouco mais a sério, desde que acompanho meteorologia há uns 12/13 anos, nunca tinha tivemos a possibilidade de dois sistemas com origem tropical se aproximarem do nosso território quase ao mesmo tempo. Se não é inédito é muito raro.

Dá-me a ideia que nos últimos anos (desde 2005) tem sido cada vez mais frequente a aproximação de ciclones com origem tropical em Portugal Continental... Ou sempre foi assim e eu é que estou a ter memória selectiva? :huh:
Só para satisfazer curiosidades, e dado que na altura não acompanhava muito a meteorologia, apesar de já ser entusiasta, alguém me sabe dizer que tipo(nome) se dá a eventos que trago na memória, com ventos fortes que empurram a chuva, dando uma ideia de maior intensidade e que esses mesmos ventos eram quentes.

Lembro-me deste tipo de eventos na minha infância/adolescência, nada a haver com o que poderá vir, certo?

Desculpem as perguntas

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 


Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Pessoalmente, não acredito que chegue sob forma de furação às costas portuguesas, muito menos haja problemas com a Storm Surge (apesar da fragilidade das costas algarvias a ondulações fortes de SW).
O que me preocupa, como é normal na questão de situações de tempo adverso (como em alturas de temporais fortes de Inverno), é o menosprezo que há na manutenção das infraestruturas e prevenção destas situações, através da limpeza de escoamentos, sistemas de águas pluviais, identificação de árvores e infraestruturas sob risco de fenómenos de vento extremo e a despreocupação dos decisores políticos relativamente a estes situações.
Vamos ver o que isto dará, pois espero que não causa demasiados estragos e permita mitigar a falta de água que vamos observando no Sul do país após dois meses extremamente secos.

Aqui onde moro todas as caixas de escoamentos estão entupidas e tapadas devido aos restos de milho provocado pela silagem, basta vir um pouco mais de chuva para as ruas ficarem todas intransitáveis, :angry: e ninguém parece preocupado.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Aqui onde moro todas as caixas de escoamentos estão entupidas e tapadas devido aos restos de milho provocado pela silagem, basta vir um pouco mais de chuva para as ruas ficarem todas intransitáveis, :angry: e ninguém parece preocupado.

Esse é um exemplo generalizado. Depois da tempestade é que há sempre limpezas e quantificação dos prejuízos
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Aqui onde moro todas as caixas de escoamentos estão entupidas e tapadas devido aos restos de milho provocado pela silagem, basta vir um pouco mais de chuva para as ruas ficarem todas intransitáveis, :angry: e ninguém parece preocupado.

Esse é um exemplo generalizado. Depois da tempestade é que há sempre limpezas e quantificação dos prejuízos

Há pouco vi pessoal a fazer limpeza de sarjetas em Alverca:confused::unsure:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Algum responsável político, responsável, que segue o nosso Fórum ;):D
Frisei o responsável, pois essa situação de limpeza de sarjetas é uma raridade no nosso país...
Pois, existem bastantes na Póvoa de Santa Iria que bem precisavam também, não sei se eram da câmara ou da junta, porque não os consegui identificar, mas estavam a limpar e tinham aqueles caixotes dos varredores de rua.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Aqui onde moro todas as caixas de escoamentos estão entupidas e tapadas devido aos restos de milho provocado pela silagem, basta vir um pouco mais de chuva para as ruas ficarem todas intransitáveis, :angry: e ninguém parece preocupado.

Há aqui culturalmente uma falta de civismo nas pessoas. No Japão, antes de se iniciar o dia de trabalho, os empregados prestam-se a cuidados de limpeza dos locais dos seus postos de trabalho. Em Portugal espera-se que outros façam aquilo que todos nós deveríamos fazer.
 

Nuno_Gomes

Cirrus
Registo
18 Set 2017
Mensagens
53
Local
Braga
Lembro-me quando era pequeno de os meus avós e pais, bem como os vizinhos, limparem periodicamente as valetas e uma caixa onde a água vai ter para depois seguir para um campo.
Agora, novos tempos, reclama-se que a junta de freguesia não manda os cantoneiros para a rua x e manda para a rua y ao invés de procederem elas próprias à limpeza.
Mas isto não invalida que as juntas de freguesia e câmaras municipais tenham a obrigação de adoptar medidas preventivas, mas todos sabemos que os gabinetes de protecção civil nas câmaras servem para meter uns amigos e ganhar o belo do ordenado, salvo algumas excepções claro.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
No país onde eu nasci era responsabilidade de cada um limpar o passeio à sua porta. Isso era muito importante particularmente no Inverno, por causa da neve e do gelo. Imagino cá alguém sugerir tal coisa. Se já ouvi estúpidos justificarem o facto de deitarem lixo para o chão com a existência de funcionários municipais que são pagos precisamente para isso...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Eu já estou a imaginar um grande tornado a despedaçar a Torre de Belém! :lol: Not...

Vê lá o que desejas. :D :lol:

Melhor ainda, era assistirmos ao casório entre a Leslie e o Michael, estávamos todos convidados ia ser um casamento á moda antiga. :D
 
Última edição:

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
É assustador o facto de a pouco mais de 24h do evento estar tudo completamente às "escuras".
Familiares já me questionaram sobre a situação e eu não sei o que dizer.
Vem para Portugal continental?
Qual será a região mais afectada?
Qual a intensidade?

É incrível como não se consegue dar uma resposta a estas questões básicas a tão pouco tempo do evento.

Atenção, isto não é uma critica. É o constatar do quão complexa é a situação.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.