Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Eu já estou a imaginar um grande tornado a despedaçar a Torre de Belém! :lol: Not...

Pessoalmente, não acredito que chegue sob forma de furação às costas portuguesas, muito menos haja problemas com a Storm Surge (apesar da fragilidade das costas algarvias a ondulações fortes de SW).
O que me preocupa, como é normal na questão de situações de tempo adverso (como em alturas de temporais fortes de Inverno), é o menosprezo que há na manutenção das infraestruturas e prevenção destas situações, através da limpeza de escoamentos, sistemas de águas pluviais, identificação de árvores e infraestruturas sob risco de fenómenos de vento extremo e a despreocupação dos decisores políticos relativamente a estes situações.
Vamos ver o que isto dará, pois espero que não causa demasiados estragos e permita mitigar a falta de água que vamos observando no Sul do país após dois meses extremamente secos.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pessoalmente, não acredito que chegue sob forma de furação às costas portuguesas, muito menos haja problemas com a Storm Surge (apesar da fragilidade das costas algarvias a ondulações fortes de SW).
O que me preocupa, como é normal na questão de situações de tempo adverso (como em alturas de temporais fortes de Inverno), é o menosprezo que há na manutenção das infraestruturas e prevenção destas situações, através da limpeza de escoamentos, sistemas de águas pluviais, identificação de árvores e infraestruturas sob risco de fenómenos de vento extremo e a despreocupação dos decisores políticos relativamente a estes situações.
Vamos ver o que isto dará, pois espero que não causa demasiados estragos e permita mitigar a falta de água que vamos observando no Sul do país após dois meses extremamente secos.
Não acreditas? Parece-me cada vez mais provável, o ICON que dava a Leslie a fazer a curva na Madeira já mudou de opinião e põe a Leslie a vir para cá com Cat1 penso eu...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Rapaziada, como é que os jornais sensacionalistas ainda não começaram pôr imagens de tornados para exemplificar o que é um furação??? :intrigante:

Calma, não deve faltar muito para esse e outros ( estilo CMTV) começarem a noticiar a eventual chegada do Leslie a Portugal Continental:



Nem sei como é que a CMTV não está a fazer um acompanhamento extensivo da evolução do Furacão ainda bem longe e em alto mar, num barco ou coisa parecida.. :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Parece-me cada vez mais provável, o ICON que dava a Leslie a fazer a curva na Madeira já mudou de opinião e põe a Leslie a vir para cá com Cat1 penso eu...

Lembras-te do que escrevi relativamente ao pânico?

iconeu_sp1-3-40-0_mwe5.png


No caso, a Leslie chegaria como TT moderada a forte.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O ECM a prever a entrada do Leslie em Portugal Continental e o IPMA com uma previsão automática tão diferente das possíveis condições atmosféricas... :intrigante::disgust:

Devem estar à espera para terem melhores certezas de intensidade e localização, contudo o tempo escasseia, e tendo em conta a reviravolta dos modelos, já deviam ter emitido um comunicado actualizado :unsure:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O Michael e a Leslie marcaram encontro romântico na Península Ibérica! :D

O Michael vai apanhar um jacto e vem a toda a velocidade pelo Norte do Atlântico, a Leslie sempre indecisa, anda às voltas meia perdida um pouco mais a Sul... Vamos ver se não deixa o Michael pendurado. :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Um pouco mais a sério, desde que acompanho meteorologia há uns 12/13 anos, nunca tinha tivemos a possibilidade de dois sistemas com origem tropical se aproximarem do nosso território quase ao mesmo tempo. Se não é inédito é muito raro.

Dá-me a ideia que nos últimos anos (desde 2005) tem sido cada vez mais frequente a aproximação de ciclones com origem tropical em Portugal Continental... Ou sempre foi assim e eu é que estou a ter memória selectiva? :huh:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Vamos ver se não deixa o Michael pendurado. :D

A Leslie ainda vai a tempo de virar para sudeste a meio caminho entre a Madeira e PT continental.

Seria a maior desilusão de sempre do MeteoPT. Há algum equivalente para tempestades frustradas do cAAlmex?

:lmao:

Ou sempre foi assim e eu é que estou a ter memória selectiva? :huh:

O Michael aparenta ser uma depressão híbrida com núcleo quente. Como certamente será entendida como extra-tropical não é bem novidade para o continente (quanto muito só a coincidência temporal).
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
A Leslie ainda vai a tempo de virar para sudeste a meio caminho entre a Madeira e PT continental.

Seria a maior desilusão de sempre do MeteoPT. Há algum equivalente para tempestades frustradas do cAAlmex?

:lmao:

Pode bem acontecer... E bem vistas as coisas talvez fosse preferível. A malta quer ver ação mas até podia vir a ser uma situação complicada ou perigosa. :unsure:

Em relação ao cAAlmex, está indicado contra doença anticiclónica profunda. Talvez seja altura de lançarmos o Ciclonex - Indicado para quadros clínicos de frustração meteorológica aguda. :ill::huhlmao:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.