Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Todos os modelos apontam para existir a cut off mas mesmo que neste momento venha a existir parece ser completamente insignificante neste momento.

Não parece assim tão insignificante, nas previsões:
i-v3SQGTD-L.gif
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Notícia oficial do IPMA:

Sting jet associado ao Leslie

news-elise-radar.png
2018-10-14 (IPMA)

A estação do IPMA de Figueira da Foz/Vila Verde registou às 21:40 UTC (22:40 hora local) de dia 13 de outubro de 2018, uma rajada de 49 m/s (cerca de 176 km/h). Este valor é atribuído a um fenómeno designado por sting jet.O sting jet é uma forte corrente descendente que, por vezes, se desenvolve no bordo oeste de depressões extratropicais, podendo alcançar a superfície. Nestes casos, as rajadas poderão ser superiores a 150 km/h numa área reduzida, tipicamente situada a sudoeste do núcleo da depressão. A formação deste fenómeno meteorológico foi inicialmente estudada pelo grupo do Professor Keith Browning da Universidade de Reading, no final da década de 80.

As rajadas observadas junto à superfície resultam de processos evaporativos que ocorrem em níveis médios da massa nebulosa da tempestade. Destes processos resultam arrefecimento e consequente transporte descendente do ar para níveis mais baixos, com aceleração progressiva. A designação de sting jet decorre do facto de a assinatura deste fenómeno em imagens de satélite e radar (link para a imagem) se assemelhar à da cauda de um escorpião (sting).

Em Portugal Continental, observou-se um fenómeno semelhante em 23 de dezembro de 2009. No entanto, nessa ocasião, o fenómeno não esteve associado a uma depressão resultante da transição de ciclone tropical para depressão extratropical, como presentemente se verificou. De facto, em 2009, o fenómeno resultou de uma depressão cujo ciclo de vida decorreu integralmente nas latitudes médias. Então, a depressão sofreu um processo de ciclogénese explosiva (rápida e intensa diminuição de pressão atmosférica no seu centro) a que se sucedeu um sting jet.

O valor da rajada de 176 km/h, agora observado, constitui o mais elevado registado em estações da rede meteorológica nacional (máximo anterior de 169 km/h em 17 de outubro de 2015), sendo compatível com as previsões de curto prazo emitidas pelo IPMA, baseadas no modelo do Centro Europeu e do modelo de mesoescala AROME, operado pelo IPMA.




 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
A ver se esta cut-off que aí se avizinha nos traz boas trovoadas e consequente precipitação!
Outubro segue com apenas 8,7 mm nesta zona e amanhã deverá chover mais um pouco, mas ainda assim não é suficiente, tendo em conta que a média deste mês para esta zona é de 70 mm...
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
IPMA estima ventos entre 180 e 190km/hora durante a tempestade Leslie :shocking:

A passagem da tempestade tropical Leslie nas zonas mais afetadas de Portugal terá causado ventos de 180 a 190 quilómetros/hora, superiores aos registados nas estações meteorológicas oficiais, estimou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

https://observador.pt/2018/10/16/ip...180-e-190km-hora-durante-a-tempestade-leslie/
 
Estado
Fechado para novas mensagens.