Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Um candidato a fenómeno tropical.

tempresult_zql4.gif


Não se levantem dos assentos :D

gens-9-1-336_aoo6.png
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Obrigado pela tua explicação...fiquei a pensar se a forte influencia Atlântica nao seria suficiente para dissipar qq frio e/ou entradas de neve...no fundo é como se vivêssemos a uma latitude muito inferior, ou como se fossemos uma ilha por oposição ao resto da península que tem influencia mais continental.

Acho eu que é simplesmente pela cordilheira do Atlas e talvez por um "sea effect" do Mediterrâneo com circulação norte/nordeste. Aquando de uma massa de ar polar mais forte que desce até lá deve haver um efeito de renovação da precipitação (quando o ar muito frio em altitude passa sobre a massa de água "amena" do Mediterrâneo) que Portugal não tem (pelo contrário, com entradas de norte/nordeste parte da precipitação fica nas montanhas da Galiza e na Cantábria). Além disso há o efeito orográfico que deve ser tão ou mais importante.
Vale lembrar que o Atlas atinge mais de 3000 metros em Marrocos.
Mas não sei até que ponto esses nevões que pintam a parte mais árida da cordilheira de branco são assim frequentes, talvez haja anos melhores outros em que nada acontece tal como em Portugal com a neve a cotas baixas.
 

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Quer dizer então que antes do dia 24, 25 não se prevê instabilidade e daí para a frente e até final do mês há boas previsões neste sentido?
No entanto, dada a distância, valem o que valem.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Já me estão a lixar o fim de semana na Serra! Semana de céu limpo e temperaturas acima dos 0º. Vai derreter tudo até eu lá chegar no sábado :(
Próximo sábado?
A neve não derrete a essa velocidade. Nem pouco mais ou menos. No próximo sábado, arrisco dizer que o cenário não será muito diferente do que está hoje. Se chovesse aí sim a neve desaparecia a alta velocidade.
Aliás, não vindo chuva, a estância de Ski tem neste momento garantido um excelente carnaval, como há muito não tinha. E ainda deverá cair mais alguma neve até lá, muito pouca, mas poderá cair.
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Quer dizer então que antes do dia 24, 25 não se prevê instabilidade e daí para a frente e até final do mês há boas previsões neste sentido?
No entanto, dada a distância, valem o que valem.

Bom dia. Não me parece assim tão linear.
Eu diria que até ao dia 18 está tudo mais ou menos delineado e daí para a frente continua tudo em aberto.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Ora bem tempos de acalmia climatologica virão e até dias solheiros vamos ter esta semana!
Talvez na última semana do mês teremos mais animação,mas daqui até lá muita coisa muda!

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.