Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Já se sabia que podemos ir do 8 ao 80 num ápice.

No entanto, acho que não é este o caso.

O que por aí virá, quer se concretize ou não, deixa-nos sempre mais próximo da possibilidade de que algo aconteça.

Uma coisa é certa, estamos sempre no limite dos limites.

Continuo a achar que algo virá mesmo que pouco. E continuo a acreditar na madrugada/manhã do dia 8. Vamos ver o que dirão as próximas horas.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Enfim esta run do gfs matou o sonho, a massa de ar frio a 500hpa na quarta vai parar a Espanha, sendo que: 0 frio, 0 precipitação, fim. Mas ainda pode haver espaço para boas mínimas, a ver vamos...

Talvez ainda dê para ter alguma precipitação na fronteira com frio, nesse caso fazemos umas excursões ao Alentejo ou a algum outro sítio fronteiriço :lol::lol:. Enfim anticiclones chatos dão nisto...

Serviço de limpeza é chamado ao seguimento livre, é favor limpar os cacos das últimas saídas do GFS... Enfim, eu não sei o que é que ainda pode resultar nas saídas que se seguem, mas de facto, cada vez parece estar mais próxima a desilusão, isto para quem se iludiu:rolleyes::rolleyes: Volta 2010!!:sono:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Enfim esta run do gfs matou o sonho, a massa de ar frio a 500hpa na quarta vai parar a Espanha, sendo que: 0 frio, 0 precipitação, fim. :suicidio: Mas ainda pode haver espaço para boas mínimas, a ver vamos...

Oh não. Lá vem a história do 'como está a nevar no Saara/Norte de África não existe AG'.

tempresult_zco5.gif
 

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
A hora da saida(6 ou 12) e a Iso aos 850 e 500 hpa é a linha que te indica a temperatura da atmosfera à altitude em que tens 850 hpa ou 500 hpa de pressão atmosférica .
ok
Essa hora de saída é o mesmo que a previsão daqui a 6, 12 horas, certo?

E quanto à ISO, essa altitude muda consoante as condições climatéricas, correcto? isto é, podemos ter a linha dos 500 hpa aos 3000 metros como podemos ter a 4000 ou 5000 metros de altitude, consoante a pressão atmosférica previsível que se possar verificar a dado momento. Mas com que vocês identificam essas linhas nos modelos? E já agora, qual a diferença dos modelos GFS dos restantes? É simplesmente de agências meteo diferentes?
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Boa tarde,

Sou novato por aqui mas gostava de perceber um pouco mais. Existe algum tópico no fórum que explique o que é isto do modelo GFS do EMC, do 6z 12 z, da ISO aos 850hpa ou aos 500 hpa?

Tenho algumas noções de meteorologia mas muito básicas mesmo (funcionamento dos AA e das baixas, etc).


6z ou 12z, ou 18z ou 00z são só as horas das saídas de novas previsões.
(Alguma coisa alguém me corrija)
O Modelo GFS (canadiano penso) e ECM (europeu) são os dois principais modelos numéricos meteorológicos que consultamos para termos uma ideia com melhor detalhe do prognóstico futuro de diversos indicadores atmosféricos como, nesse caso, a temperatura à pressão atmosférica absoluta de 850hpa (~1400/1600 metros de altitude, varia, quanto menor altitude maior a instabilidade) e a 500hpa (mais ou menos 5500 metros se não me engano, variando um pouco também) e outros mais que se fores acompanhando o fórum te ambientarás de certeza com eles! E é só perguntar se não entenderes que todos o fizemos e continuamos a fazer!
No caso, esses dois indicadores, dão uma ideia da cota de neve, mas principalmente o da T. aos 850hpa porque transmite melhor até que ponto há sustentação do frio para manter os flocos consistentes em queda!
Havia uma tabela aqui no fórum mas já não a encontro!
De uma maneira generalista, 0ºC a 850hpa (a famosa ISO, a linha nos mapas dos modelos cuja primeira descida até Portugal esperamos no início do inverno) é a chave para poder nevar nas serras do costume do norte e centro (>1000 metros) e dependendo do frio a 500hpa (<-30ºC é o ideal) com sorte a cotas médias, mas mais fácil é quando se tem a iso -2ºC à espreita.
A iso/temperatura sagrada a 850hpa é -4ºC porque aí já há boas hipóteses para neve a cotas baixas (<400m)! Quanto mais baixo melhor! No entanto a temperatura a 500hpa volta a ser importante, não só para o potencial de arrefecimento durante um aguaceiro mas também para a existência de instabilidade para o gerar (<-30ºC de preferência), mas nem sempre isso vale de alguma coisa porque temos as montanhas do norte de Espanha como uma barreira para a passagem de precipitação e de humidade quando a circulação é assim de nordeste.
As saídas do GFS podes encontrá-las na página inicial do fórum ou aqui, as saídas do ECMWF modelo também utilizado pelo IPMA eu acompanho aqui também no meteociel, mas também há outros sites que outros membros podem partilhar.
Espero que tenha ajudado algo, bem vindo a este mundo!



Boa noite.Novo novo no forum.

Bem vindo :)
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Informação especial

Comunicado válido entre2018-01-30 23:53:00 e 2018-02-04 23:59:00

Assunto: Semana com frio

Uma vasta região anticiclónica localizada na região dos Açores vai continuar a dar origem ao
transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente ao longo da próxima semana.

Amanhã, com a passagem de um sistema frontal de fraca atividade, o vento vai ser temporariamente fraco do quadrante oeste, com a ocorrência de períodos de chuva fraca que se fará sentir na região norte a partir do meio da manhã, estendendo-se gradualmente a todo o território e passando a aguaceiros. A precipitação será sob a forma de neve acima da altitude de 800 metros. A partir da tarde o vento vai tornar-se de norte, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas.

A partir de Domingo prevê-se que o céu esteja geralmente pouco nublado, mas apresentando temporariamente alguma nebulosidade com possibilidade de aguaceiros em geral fracos e dispersos, mas que serão de neve acima de 800 metros de altitude. O vento deverá soprar moderado do quadrante norte, temporariamente forte no litoral e terras altas, o que, aliado a uma pequena descida da temperatura, vai acentuar o desconforto devido ao frio.

Durante a próxima semana a temperatura mínima deverá atingir valores entre -2 e -7 ºC nas regiões do interior Norte e Centro, onde a temperatura máxima deverá variar entre 2 e 8 ºC.
Nas regiões do litoral a temperatura máxima não deverá ultrapassar 14 ºC, descendo a mínima para valores entre 0 e 5 ºC.


Data de edição: 2018-02-02 20:14:37

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Fala-se muito no AA, mas então com esta configuração não há possibilidade de alguma surpresa local? Não me refiro a cotas baixas e invulgares, mas nas zonas mais interiores não poderão eventualmente ocorrer bons aguaceiros de neve? :unsure:

Não é aquele evento que todos esperavam, mas também não me parece ser assim tão "mau" com este frio instalado e circulação continental ..:unsure: Um coisa me parece certa, iremos ter uns dias bem fresquinhos e com o vento a ajudar :cold:

É aguardar para ver.

tempresult_srf1.gif
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.