Boa tarde,
Sou novato por aqui mas gostava de perceber um pouco mais. Existe algum tópico no fórum que explique o que é isto do modelo GFS do EMC, do 6z 12 z, da ISO aos 850hpa ou aos 500 hpa?
Tenho algumas noções de meteorologia mas muito básicas mesmo (funcionamento dos AA e das baixas, etc).
6z ou 12z, ou 18z ou 00z são só as horas das saídas de novas previsões.
(Alguma coisa alguém me corrija)
O Modelo GFS (canadiano penso) e ECM (europeu) são os dois principais modelos numéricos meteorológicos que consultamos para termos uma ideia com melhor detalhe do prognóstico futuro de diversos indicadores atmosféricos como, nesse caso, a temperatura à pressão atmosférica absoluta de 850hpa (~1400/1600 metros de altitude, varia, quanto menor altitude maior a instabilidade) e a 500hpa (mais ou menos 5500 metros se não me engano, variando um pouco também) e outros mais que se fores acompanhando o fórum te ambientarás de certeza com eles! E é só perguntar se não entenderes que todos o fizemos e continuamos a fazer!
No caso, esses dois indicadores, dão uma ideia da cota de neve, mas principalmente o da T. aos 850hpa porque transmite melhor até que ponto há sustentação do frio para manter os flocos consistentes em queda!
Havia uma tabela aqui no fórum mas já não a encontro!
De uma maneira generalista, 0ºC a 850hpa (a famosa ISO, a linha nos mapas dos modelos cuja primeira descida até Portugal esperamos no início do inverno) é a chave para poder nevar nas serras do costume do norte e centro (>1000 metros) e dependendo do frio a 500hpa (<-30ºC é o ideal) com sorte a cotas médias, mas mais fácil é quando se tem a iso -2ºC à espreita.
A iso/temperatura sagrada a 850hpa é -4ºC porque aí já há boas hipóteses para neve a cotas baixas (<400m)! Quanto mais baixo melhor! No entanto a temperatura a 500hpa volta a ser importante, não só para o potencial de arrefecimento durante um aguaceiro mas também para a existência de instabilidade para o gerar (<-30ºC de preferência), mas nem sempre isso vale de alguma coisa porque temos as montanhas do norte de Espanha como uma barreira para a passagem de precipitação e de humidade quando a circulação é assim de nordeste.
As saídas do GFS podes encontrá-las na página inicial do fórum ou
aqui, as saídas do ECMWF modelo também utilizado pelo IPMA eu acompanho
aqui também no meteociel, mas também há outros sites que outros membros podem partilhar.
Espero que tenha ajudado algo, bem vindo a este mundo!
Boa noite.Novo novo no forum.
Bem vindo
