Desta vez tenho que concordar mesmo... clube do pessimismo aqui vou eu, nem podia ser de outra forma não é?... Pois, o AA ganhará de novo...Inicio de fevereiro a ir pelo cano é só o que vejo nem entradas frias épicas como já se sonhava por aqui.
 Até os "melhores cenários" não indicam nada de jeito.Pode ser que venha mais chuva em Abril ou Maio...Bem podemos esquecer o inverno chuvoso.
  uma coisa é certa não vai chover o que seria preciso.Se assim fosse já seria tarde, e se tivéssemos um verão igual ao dos últimos anos pior.Pode ser que venha mais chuva em Abril ou Maio...uma coisa é certa não vai chover o que seria preciso.
Já só resta Fevereiro, Dezembro e Janeiro foram na generalidade secos, era preciso um Fevereiro muito chuvoso para o inverno não ser seco.Um bocado cedo para ditar o fim do inverno, não?
. É caso até para dizer que houve de algum modo uma inversão de papéis, o GFS foi atrás do ECMWF, e colocou o frio mais para o mediterrâneo, e o ECMWF aproximou-o da PI...
.

Nem vale a pena estarmos com grandes esperanças sobre essa entrada continental ,além de ser seca, pouco frio trará a este retângulo.Realmente, que tristeza... Eu como disse, já andava muito reticente com aquele AA de quase 1040hPa aqui ao largo... Mas enfim, aquilo que vejo neste momento é um maior consenso entre ECMWF e GFS. O ECMWF recuou um pouco e passou a colocar a entrada continental mais junto à PI, e o GFS por sua vez arrastou tudo mais para o mediterrâneo, vá-se lá entender os modelos. É caso até para dizer que houve de algum modo uma inversão de papéis, o GFS foi atrás do ECMWF, e colocou o frio mais para o mediterrâneo, e o ECMWF aproximou-o da PI...
De qualquer modo há também acordo numa coisa, mais para leste ou mais para oeste, os modelos não colocam grande frio por cá, em poucas saídas anularam bastante o potencial da entrada continental, em particular o GFS.
A única coisa que leva neste momento o ECMWF a estar um bocadinho melhor foi o facto de na última saída ter colocado a dorsal a subir à tangente até à Escandinávia no dia 5, mas que é pouco relevante, traria só uns dias mais frescos
![]()
ECMWF 12Z:
![]()
GFS 12Z:
![]()
De futuro o GFS prevê a descida do vórtice polar a latitudes mais baixas a partir das 192h, daí se especular que Fevereiro pode trazer mais chuva e talvez entradas frias oceânicas, mas para mim essa tendência continua no domínio da ficção, só a ver para querer:
![]()
 3ª e 4ª pode chover alguma coisa pelo Algarve, até poderá surpreender. 

Realmente, estou bastante interessado nessa depressão de 3a e 4a. É bem capaz de haver surpresas.Finalmente, vem aí a lestada.3ª e 4ª pode chover alguma coisa pelo Algarve, até poderá surpreender.
![]()

Tradução?
Um frio “do caraças” de 6 a 10 de fevereiro?
	O GFS passou-se nesta saída, também é das 18, mas colocar a 30 kms a sul de Faro/Olhão cerca de 82 mm, é obra.
https://weather.us/model-charts/standard/faro/accumulated-precipitation/20180201-0000z.html
: