Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Sim, a saída das 12Z foi terrível. Mesmo a médio prazo não está nada famosa mas isso já são outros horizontes.
O suspeito do costume foi factor decisivo mais uma vez, este bloqueio já começa a ser impressionante.
A primeira quinzena está apresentada e será seca, aliás este mês tem tudo para ser novamente seco, esperemos que não, mas é o mais provável.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Para a 2ª quinzena mais vale olhar aqui,

EDM1-240.GIF


Evite-se o GFS e as suas saídas a médio prazo, é a palha do costume.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tendo em conta as perspectivas de nos próximos 5 dias se confirmar um split do vórtice solar estratosférico associado a SSW, não vale a pena olhar é para nenhum modelo a pensar na segunda quinzena.

Não estou a dizer que vá garantir alguma coisa interessante no nosso cantinho, mas se já estamos fartos de ver que em condições "normais" não vale a pena prognósticos nem "sentenças" a esse prazo, muito menos com esta perpectiva, que pode implicar um "baralhar das cartas" quase total.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
A neve também pode ser muito complicada bem como trazer problemas vários, mas é de facto engraçado ver e estar na neve.
Acontece de muito em muito longe, mas outros dias virão certamente, se calhar estas situações não serão as melhores para nós, o frio de facto vem
mas também não é nada do outro mundo.
Lembro-me que quando nevou aqui o frio era bastante superior, mas pronto é o que é.
A modelaçao também não será a melhor mas é o que temos, agora chuva sim chuva creio que nos faz muita falta e sem ela estaremos tramados,
Veremos o futuro, e atenção que o frio ainda não se foi embora muitas voltas e voltinhas os modelos dão em apenas uma saída.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tempo frio leva Proteção Civil a emitir aviso à população

HÁ 3 HORAS POR MELISSA LOPES

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa a população sobre os efeitos expectáveis da vaga de fio que se intensifica a partir de hoje e deixa conselhos úteis para fazer face ao clima em segurança.

O tempo frio que se vai acentuar a partir desta segunda-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil a emitir um aviso à população sobre os efeitos expetáveis e os cuidados a ter, especialmente, nos próximos dias.

É esperada, a partir de esta segunda-feira, uma diminuição da temperatura mínima, com valores a situar-se entre os -7 e os 2º C nas regiões do interior norte e centro e entre os 0 e os 4ºC nas regiões do Sul do litoral Norte e Centro e formação de gelo ou geada nas regiões do Norte e Centro.

Face a este cenário, avisa a Proteção Civil, podem verificar-se situações de intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações com recurso a lareiras e braseiras; incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente.

A ANPC recorda que o eventual impato destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de medidas de autoproteção e comportamentos adequados, tais como:

  • Evitar exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
  • Vestir várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
  • Proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes; Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de álcool;
  • Usar vestuário adequado por parte de trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre e evitar que exerçam esforços excessivos durante as tarefas que realizem;
  • Tomar especial atenção aos aquecimentos com combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono;
  • Assegurar a adequada ventilação das habitações;
  • Evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar;
  • Adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada suscetíveis de formação de gelo;
  • Atender aos familiares e vizinhos que possam necessitar de auxílio e apoio, nomeadamente pessoas mais idosas e em condições de maior isolamento;
  • Dedicar especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo;
  • Estar atento às informações da meteorologia e aos conselhos e recomendações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
https://www.noticiasaominuto.com/pa...ification&utm_medium=push&utm_campaign=951749
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Aquela frente de sexta estragou tudo...a minha esperança estacá nesse dia!
Lá vou ter de esperar pelo último nevao la para março...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Frustrante é isso! No ano passado foi preciso ser quase em abril para nevar aos 300m :facepalm: situações daquelas nesta altura e as cotas seriam bem menores :sad:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
viva,

só um aparte e para não fazer renascer o recente celeuma com o amigo PeK, concordo com tudo o que foi dito anteriormente, apenas acho que podia tentar nas suas participações escrever o mais possível em português, afinal é a língua oficial do nosso pais e obviamente do fórum, fora isso tudo numa boa;)
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
viva,

só um aparte e para não fazer renascer o recente celeuma com o amigo PeK, concordo com tudo o que foi dito anteriormente, apenas acho que podia tentar nas suas participações escrever o mais possível em português, afinal é a língua oficial do nosso pais e obviamente do fórum, fora isso tudo numa boa;)

Primeiro em textos curtos, nos longos será mais difícil :D


Dude, Where's My Car? (Onde Tá o Carro, Meu?). Maraña (León)

27858485_1606045036145589_7108360477270614766_n.jpg



Dude, Where's My Bus? (Onde Tá o Autocarro, Meu?). Saldes (Barcelona) :lol:

DVSTh9kW0AAxBc8.jpg



Mais imagens no Seguimento Europa-2018
 
Estado
Fechado para novas mensagens.