Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Faz amanhã precisamente 10 anos , que choveu como eu nunca tinha visto chover em Portugal em tão curto espaço de tempo:rain:, nomeadamente na zona de Lisboa e Setúbal! Ou seja a fome deu em fartura! Houve a lamentar duas mortes nesse dia, infelizmente :( mas já sabemos que com extremos, esses riscos são imensos! Não è disto que estamos a precisar, mas se for uma coisa deste género que nos venha salvar dos danos incalculáveis que vamos ter se não chover nada de jeito até ao Verão, então que venha! eu ainda não perdi a esperança:pray:, até ao lavar dos cestos é vindima!! Ficam aqui alguns registos desse dia , e o link do relatório IPMA , para o que se passou nesse dia e tiver interessado em consultar! é deveras impressionante!
Relatório DMC/CIME-01/2008 Cheias de 18 de Fevereiro de ... - IPMA




Neste sente-se bem a :trovao:, e por último este que dá, para perceber muito bem a intensidade da :rain:


 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Trás-os-Montes. Seca deixou animais sem alimento

Se não chover nos próximos tempos, “os pastos poderão não rebentar” e os produtores não têm com que alimentar os animais. Já há pastores a vender animais.
ovelhas_foto_olimpia_mairos6107bb55_base.jpg


Os produtores de bovinos de raça mirandesa estão apreensivos com as consequências da seca no setor. As sementeiras correram mal, escasseia o alimento para o gado e o futuro é uma incógnita.

O ano passado não houve forragens em quantidade suficiente e as explorações agrícolas estão a ressentir-se desse problema, o que está a afetar todas as explorações pecuárias do Nordeste Transmontano.

O secretário técnico da Associação de Produtores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACRBM), Válter Raposo, traça um retrato negro para o setor, revelando que “estamos perante uma situação alarmante que passa pela falta de pasto nos lameiros”.

“As sementeiras correram muito mal, muitas delas nem sequer rebentaram e os produtores estão a recorrer a suplementos alimentares para os animais”, acrescenta.

O técnico afirma que o “futuro é uma incógnita” e teme que, se não chover nos próximos tempos, “os pastos poderão não rebentar”, referindo que as “culturas de sequeiro estão muito atrasadas”.

Para já, alguns produtores estão às recorrer às reservas de outros anos e outros estão a comprar forragens e palha, principalmente na vizinha Espanha, a preços muito altos.

Válter Raposo sublinha que os alimentos para animais encarecerem muito e dá como exemplo a “palha que está ao dobro dos preços praticados no ano passado”.

A médio prazo, a falta de alimento provocado pela seca poderá “ter consequências na reprodução dos animais e comprometer o efetivo de uma raça que já esteve ameaçada de extinção”, alerta o secretário técnico da ACRBM.

O Solar dos Bovinos de Raça Mirandesa está confinado aos concelhos Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro, Bragança, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.

http://rr.sapo.pt/noticia/105841/tras-os-montes-seca-deixou-animais-sem-alimento

Espero que a situação mude e depressa.
Em algumas regiões do país, já não se pratica a transumância como antigamente (em que os pastores levavam o gado para zonas mais húmidas, conforme a necessidade).
Também muita gente não deixa o gado aprender a comer o mato...

A raça Mirandesa (que tem alguns exemplares enormes) ainda faz parte das raças bovinas autóctones primitivas.
Tenho verificado que este tipo de exemplares embaixo são cada vez mais raros nesta raça:

DSCF8683.JPG


Touro

IMG_8696.JPG


Touro

312fn29.jpg


Touro e vaca


782.jpg


Vaca
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS está interessante, mas o ECMWF não concorda nada, por um lado o AA foge para bem longe, mas é um AA imenso, e mesmo bem lá no Norte da Europa consegue afectar-nos e bloquear tudo como mostra o ECMWF 0z.

Esperemos que o GFS (e outros) tenham razão, e no fim não fiquemos numa situação que "nem é carne nem peixe." :unsure:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Até agora secaram-se as fontes... daqui em diante a água vai levar as pontes.

Vamos entrar num período chuvoso de onde não sairemos tão cedo.
Esta subita mudança da estratosfera terá consequências durante semanas.

Um aviso também para o campo e a agricultura.
Gosto desse comentário entusiasta:lol:
Eu confesso que estou com esperanças de algo, pelo menos mais do que há algum tempo atrás... estou algo apreensivo mas sem euforias.

No entanto alguém deve ter mais informações que nós...por exemplo na ribeira de Quarteira junto à ponte do Barão ( estrada de Albufeira) estiveram a limpar o canavial no final do mês passado (gosto da iniciativa...está aí um bom procedimento! Limpar ribeiras no Inverno e matas no Verão:D )
Daqui a algumas semanas se calhar passa por cima da ponte:D
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Faz amanhã precisamente 10 anos , que choveu como eu nunca tinha visto chover em Portugal em tão curto espaço de tempo:rain:, nomeadamente na zona de Lisboa e Setúbal! Ou seja a fome deu em fartura! Houve a lamentar duas mortes nesse dia, infelizmente :( mas já sabemos que com extremos, esses riscos são imensos! Não è disto que estamos a precisar, mas se for uma coisa deste género que nos venha salvar dos danos incalculáveis que vamos ter se não chover nada de jeito até ao Verão, então que venha! eu ainda não perdi a esperança:pray:, até ao lavar dos cestos é vindima!! Ficam aqui alguns registos desse dia , e o link do relatório IPMA , para o que se passou nesse dia e tiver interessado em consultar! é deveras impressionante!
Relatório DMC/CIME-01/2008 Cheias de 18 de Fevereiro de ... - IPMA




Neste sente-se bem a :trovao:, e por último este que dá, para perceber muito bem a intensidade da :rain:


Lembro-me perfeitamente de estar a ver o Jornal da Noite com os meus pais, e a notícia em destaque ser a morte de duas pessoas que foram arrastadas pela corrente incrivelmente forte do rio Jamor.


Notícia do Público:
Duas mortes em carro arrastado para a ribeira do Jamor
LUÍS FILIPE SEBASTIÃO
19 de Fevereiro de 2008, 0:00

(...)
Domingas Maria foi à janela e viu "um monte de água" que a levou a ir acordar os filhos. A estrada levava quase tanta água como a ribeira, que naquele ponto corre paralela a ela, quando viu um pequeno Ford Fiesta a tentar passar com "duas raparigas novas" lá dentro. "O meu filho disse-lhes para recuarem e a condutora ainda tentou travar, puxando o travão de mão, mas o carro rodopiou e foi de rabo", contou a moradora.
(...)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Gosto desse comentário entusiasta:lol:
Eu confesso que estou com esperanças de algo, pelo menos mais do que há algum tempo atrás... estou algo apreensivo mas sem euforias.

No entanto alguém deve ter mais informações que nós...por exemplo na ribeira de Quarteira junto à ponte do Barão ( estrada de Albufeira) estiveram a limpar o canavial no final do mês passado (gosto da iniciativa...está aí um bom procedimento! Limpar ribeiras no Inverno e matas no Verão:D )
Daqui a algumas semanas se calhar passa por cima da ponte:D

Não é um comentário entusiasta é mais um comentário realista do @Agreste . Secar as fontes elas já estão secas, mas levar pontes existe uma probabilidade maior disso ocorrer do que no Inverno. A Primavera tem mostrado ser mais chuvosa do que o Inverno propriamente dito. Aliás, se formos analisar os eventos extremos que tivemos nos últimos 10 anos, a maior parte ocorreu sempre nas estações de transição ou seja na Primavera e no Outono, existiu excepções como o Inverno 2009/2010, como Fevereiro de 2017, já nas estações de transição, está o tornado de Lagoa, as enxurradas em Setembro de 2008 no concelho de Olhão, a enxurrada em Albufeira, o Maio mais chuvoso em 2016 e etc. Se o Outono tivesse sido mais chuvoso fazia mais diferença, já que o Inverno tem sido parecido aos últimos anos excepto o ano passado, particularmente no Sotavento Algarvio.

Quem calma, que ainda vem uma enxurrada de Agosto, como em 2006. :huhlmao:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


Ainda estou para ver o(s) evento(s) - certamente catastróficos - que afetará(ão) o continente, cumprindo assim o critério informal da compensação meteorológica que, relembro, já vem desde Outubro do ano passado. Broome (em cima) está a experienciar o 2º ciclone da temporada. Não me parece que isso vá acontecer em PT continental.

Até podem ter uma primavera chuvosa com meses como este...

1IhqFx6.png


... mas de certeza que 1, 2 ou 3 meses mais chuvosos revertem (ou 'compensam') os danos de uma seca prolongada? E se estes forem seguidos por mais uma seca prolongada? A chuva vai triplicar em 2019?

Como curiosidade, tenho visto que a malta não gosta de dias cinzentos, ou seja, muito nublados sem chuva (ou com chuvisco) e algo abafados. Isso é a meteorologia predominante aqui nas ilhas.

Ao contrário da opinião certamente predominante, escrevo que quem vos dera ter mais dias assim. Se calhar os incêndios não seriam tão problemáticos. Não chove mas não torra. De onde pensam que vem a verdura das ilhas? Não chove assim tanto aqui.

Os continentais gostam de céu azul, sol e calor prolongado. Como tal, não se queixem do que vem a seguir :D
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ainda estou para ver o(s) evento(s) - certamente catastróficos - que afetará(ão) o continente, cumprindo assim o critério da compensação meteorológica que, relembro, já vem desde Outubro do ano passado. Broome (em cima) está a experienciar o 2º ciclone da temporada. Não me parece que isso vá acontecer em PT continental.

Até podem ter uma primavera chuvosa como meses como este...

1IhqFx6.png


... mas de certeza que 1, 2 ou 3 mês mais chuvosos revertem os danos de uma seca prolongada? E se estes forem seguidos por mais uma seca prolongada?
Penso que ninguém aqui está à espera da compensação, porque se isso existisse, podíamos preparar os barcos.
Pelo menos, eu tenho a plena consciência de que os próximos 3 meses que restam antes do verão, não vão resolver a seca que estamos a passar mas, se fossem bem melhores que os anteriores, sempre podiam minimizar a situação no que pelo menos diz respeito à agricultura porque as barragens precisam de muitos meses de chuva e não de chuvas diluvianas como aliás costuma acontecer nestes próximos meses, principalmente em abril e maio que são meses, por norma de trovoadas.


Como curiosidade, tenho visto que a malta não gosta de dias cinzentos, ou seja, muito nublados sem chuva (ou com chuvisco) e algo abafados. Isso é o meteorologia predominante aqui nas ilhas.

Ao contrário da opinião certamente predominante, escrevo que quem vos dera ter mais dias assim. Se calhar os incêndios não seriam tão problemáticos. Não chove mas não torra.

Os continentais gostam de sol, calor e céu azul. Como tal, não se queixem do que vem a seguir :D

Para quê ter dias nublados sem chuva se são iguais ao ter um dia de sol em situações como esta? Ter sol numa altura em que era suposto estar a chover e ainda por cima numa situação destas é mau, mas se não chove mais vale estar sol. Nós não estamos no meio do Oceano, portanto não se pode comparar. O tempo que nós temos nesta altura, e o tempo que temos no verão sempre é diferente. Por acaso, no verão não me importava de ter dias nublados graças a isso e a outras situações. Um verão ao estilo de 2014, era o ideal pelo menos aqui para o interior que não tivemos temperaturas tão extremas como nos últimos 2 verões mas para a praia já é mais complicado. :p

Não generalizes os continentais. Gosto de ter sol, céu azul e (algum) calor mas na altura certa. Também gosto de ter tempo estável e estas temperaturas amenas em alguns dias do inverno e se chovesse, melhor era.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
GFS com 88mm para Serpa :lmao::lmao::lmao::lol::lol::lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.