Seguimento Meteorológico Livre 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 14:05.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. cepp1

cepp1
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jul 2017
    Local:
    Leiria
    Meus amigos numa altura que tanto se fala na poupança da água, volto alertar para a pouca educação dos portugueses na poupança da água.
    trabalho num hospital e já trabalhei en 4 ou 5 desde que comecei a minha vida profissional. As pessoas como se estão a marimbar, porque não é a casa delas e não custa dinheiro, deixam sempre autoclismos a escorrer e luzes por apagar. Não há fim de semana que não tenha de desligar uns quantos autoclismos....sei que existem maneiras do hospital se precaver e por autoclismos mais modernos, mas á falta de melhor, tb nao custava nada haver um pouco mais respeito pelo ambiente.
    Obrigado

2. cepp1

cepp1
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jul 2017
    Local:
    Leiria
    Meus amigos numa altura que tanto se fala na poupança da água, volto alertar para a pouca educação dos portugueses na poupança da água.
    trabalho num hospital e já trabalhei en 4 ou 5 desde que comecei a minha vida profissional. As pessoas como se estão a marimbar, porque não é a casa delas e não custa dinheiro, deixam sempre autoclismos a escorrer e luzes por apagar. Não há fim de semana que não tenha de desligar uns quantos autoclismos....sei que existem maneiras do hospital se precaver e por autoclismos mais modernos, mas á falta de melhor, tb nao custava haver um pouco mais respeito pelo ambiente.
    Obrigado

joselamego gostou disto.
  3. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Num outro assunto não relacionado com lamúrias, cá vai a 'bomba meteorológica' :D

---

Collapse Signature Expandir Assinatura
    #1698 Orion, 18 Fev 2018 às 14:56
    Última edição: 18 Fev 2018 às 15:12
    Teya, MipsUc, joselamego e 3 outras pessoas gostaram disto.
  4. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores

joselamego gostou disto.
  5. Intruso

Intruso
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Mar 2016
    Local:
    Maia
    @Orion o que quer dizer do seu post anterior? Que vem aí bastante chuva? Neve?
    Fiquei a nora com a informação visto que nem se vislumbra Portugal.

joselamego gostou disto.
  6. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima (320m)
    É uma bomba meteorológica em desenvolvimento para os Açores...

joselamego gostou disto.
  7. Intruso

Intruso
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Mar 2016
    Local:
    Maia
    Obrigado!
    Só irá afetar os Açores?

joselamego e luismeteo3 gostaram disto.
  8. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Açores e provavelmente Madeira. Mas chegará aqui relativamente enfraquecida.

Publiquei as imagens porque o ciclone será bastante intenso.

joselamego e luismeteo3 gostaram disto.
  9. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Jesus, é 8 ou 80
    Saída 12 do GFS, com 101,3 m para Monchique

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Teya, Sanxito, MikeCT e 2 outras pessoas gostaram disto.
  10. dahon

dahon
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    1 Mar 2009
    Local:
    Viseu(530m)
    Este conceito de bomba meteorológica tem estado em voga nos últimos tempos, mas ainda estou na dúvida se é o mesmo que uma ciclogénese explosiva ou é algo diferente.:huh:
    Se alguém puder esclarecer, agradecia.

luismeteo3 e joselamego gostaram disto.
  11. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima (320m)
    Sim é o mesmo, ou pelo menos eu penso que sim e uso nesse sentido...

P.S.: Até me parece mais correcto usar ciclogénese explosiva... :thumbsup:

joselamego e dahon gostaram disto.
  12. lserpa

lserpa
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Dez 2013
    Local:
    Horta, Matriz, (120 metros)
    Bem, já podem encomendar uns CAAlmex, pois aos poucos o frio vai sendo retirado e neve, pelo andar da carruagem, só no local do costume...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

13. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Como disse o rozzo e como eu já tentei explicar no outro dia, temos que esperar, efetivamente, pela propagação do sinal gerado pelo split do vórtice na troposfera, até lá é muito natural que os modelos atinjam um estado caótico :).

Ao longo dos próximos dias a estabilidade deverá dominar, é consensual com menor ou maior expressão que o AA deverá subir em latitude e colocar a sua dorsal em cima de nós, só depois com a possível inversão da circulação zonal, é que poderemos começar a olhar para o que nos deverá suceder, e entretanto já deverá haver mais informação acerca da perturbação do split do vórtice nas camadas troposféricas.

Após a subida da dorsal anticiclónica até latitudes escandinavas, e com a presumível inversão de circulação provocada até pelo próprio jet (devido à subida do AA), deverá iniciar-se uma entrada continental, no entanto para já é impossível saber se ela nos afetará em cheio ou não (a título especulativo os modelos têm estado mais consentâneos no seu desvio da PI).

Esse desvio explica-se, em parte, pelo facto da corrente de jato que nos poderia trazer o frio se desintegrar e ser absorvida pela poderosa união do jet polar com o jet subtropical, esta junção acontece muitas vezes depois dos SSW, onde a célula polar é literalmente empurrada contra a célula de hadley, havendo um encontro dos jet(s). Esse encontro é favorável ao aparecimento de mais tempestades, e de mais instabilidade a latitudes mais baixas, já que a célula de hadley costuma tirar partido de ar bastante energético já com características tropicais.

Só para não se perderem no que estou a falar este é o padrão normal da atmosfera:

A descida do jet polar está já a iniciar-se com essa "bomba meteorológica", deverá a vir a bordo do jet até aos Açores, depois eventualmente Madeira, e entretanto deverá ocorrer a dita junção das correntes de jato, como é visível pelo GFS nesta carta 3D:

A partir daqui vai tudo depender da oscilação do jet, o ideal é que ele assuma um comportamento no qual se instale mais às nossas latitudes e nos traga uma corrente perturbada de Oeste com sucessivos sistemas frontais, no entanto quanto a esta parte há ainda algumas dúvidas...
    A existência de uma entrada continental, pode até facilitar de alguma forma a união da instabilidade atlântica que passará nos Açores à do interior europeu, e trazer-nos as primeiras chuvas. Agora para já não passam de muitos "ses", que espero que se dissolvam com o passar do tempo.

Quanto a esta última parte que acabo de falar da entrada continental, refiro-me a uma configuração deste estilo:

#1708 Mr. Neves, 18 Fev 2018 às 18:54
    Última edição: 18 Fev 2018 às 20:10
  14. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Nas próximas horas o ciclone deverá gerar as rajadas mais intensas.

O GOES-16 custou mais de 1000 milhões de dólares. Estas imagens mostram porquê :D

A posição do ciclone nos Açores ainda está indefinida. Até pode ser favorável à ocorrência de trovoadas.

#1709 Orion, 18 Fev 2018 às 18:57
    Última edição: 18 Fev 2018 às 19:12
  15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Açores
    Só mais uma :D