Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
A depressão emma têm óptimo aspecto !!!!!!!!!!!:):o



MlCF2vOVylmxW
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Analisando os perfis do GFS, e ressalvando a extrema complexidade da modelação deste evento, parece-me bastante provável que amanhã ocorra um bom nevão na Beira Alta, principalmente na região entre o Douro e a A25. A temperatura a 850hpa pode induzir um pouco em erro, pois está bastante elevada para pensarmos em neve, mas a camada dos 850hpa é a mais quente de todo o perfil vertical.
Para Trás-os-Montes o Europeu modela precipitação na tarde de amanhã, coincidindo ainda com o momento em que o fluxo à superfície é de leste e bastante frio, pelo que estende o nevão a esta região, originando acumulados de 15cm de neve ao início da manhã em Bragança. Já o GFS atrasa e muito a precipitação, dificultando a possibilidade de neve nesta região. O mesmo se aplica para a região de Montalegre.
De qualquer modo, toda a neve abaixo dos 1500m já terá sido exterminada ao fim do dia de quarta-feira.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Analisando os perfis do GFS, e ressalvando a extrema complexidade da modelação deste evento, parece-me bastante provável que amanhã ocorra um bom nevão na Beira Alta, principalmente na região entre o Douro e a A25. A temperatura a 850hpa pode induzir um pouco em erro, pois está bastante elevada para pensarmos em neve, mas a camada dos 850hpa é a mais quente de todo o perfil vertical.
Para Trás-os-Montes o Europeu modela precipitação na tarde de amanhã, coincidindo ainda com o momento em que o fluxo à superfície é de leste e bastante frio, pelo que estende o nevão a esta região, originando acumulados de 15cm de neve ao início da manhã em Bragança. Já o GFS atrasa e muito a precipitação, dificultando a possibilidade de neve nesta região. O mesmo se aplica para a região de Montalegre.
De qualquer modo, toda a neve abaixo dos 1500m já terá sido exterminada ao fim do dia de quarta-feira.
Achas que em Lamego poderá sair neve ? O que pensas ?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Analisando os perfis do GFS, e ressalvando a extrema complexidade da modelação deste evento, parece-me bastante provável que amanhã ocorra um bom nevão na Beira Alta, principalmente na região entre o Douro e a A25. A temperatura a 850hpa pode induzir um pouco em erro, pois está bastante elevada para pensarmos em neve, mas a camada dos 850hpa é a mais quente de todo o perfil vertical.
Para Trás-os-Montes o Europeu modela precipitação na tarde de amanhã, coincidindo ainda com o momento em que o fluxo à superfície é de leste e bastante frio, pelo que estende o nevão a esta região, originando acumulados de 15cm de neve ao início da manhã em Bragança. Já o GFS atrasa e muito a precipitação, dificultando a possibilidade de neve nesta região. O mesmo se aplica para a região de Montalegre.
De qualquer modo, toda a neve abaixo dos 1500m já terá sido exterminada ao fim do dia de quarta-feira.

As cotas do gfs nada têm a ver com as previsões do ipma, pois não? Sei que os modelos são diferentes mas mesmo assim há uma enorme diferença, não achas? No ipma falam em 600 metros e no gfs estão muito mais altas, ainda que quer de acordo com um ou com outro, eu aqui não veria nada.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Amanha claramente tudo pode acontecer, em distancias de 60/80/100 km as cotas podem variar 1000 metros :) ou seja podemos ter neve num local a 200/400 metros de altitude e praticamente ao lado não nevar aos 1200metros.. esperar para ver, Mentalmente aposto no triangulo pitões rio de onor freixo de espada à cinta terão o jackpot
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A depressão emma têm óptimo aspecto !!!!!!!!!!!:):o



MlCF2vOVylmxW

Bah.





'tá bem que não está a fazer mau tempo por ai além mas o IPMA podia ser coerente e 'promover' a Emma a 'tempestade'.

Para todos os devidos efeitos os Açores apenas estão no local mais brando do que é uma colossal TEMPESTADE.

tempresult_ksa6.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.