Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
se amanhã nao for confirmado o nome hugo só vem confirmar que esta historia dos nomes de tempestades é uma palhaçada. so porque apanha um pouco do Sul e passa rapido nao tem nome! vai ser mais forte que algumas tretas de tempestades mais a norte

Concordo, as tempestades quando afectam o norte têm nome, aquelas que afectam o sul não têm. :lol: Amanhã, promete ser agreste com rajadas a roçar os 100 km/h a sul do Tejo, principalmente na Grande Lisboa, Setúbal e Algarve, a ondulação vai ser de 4 a 5 metros na costa sul do Algarve. Amanhã, existe probabilidade de existir fenómenos extremos de vento, ainda aparece algum tornado.

Também, passou por aqui, um tornado e a tempestade não teve nome. Era a prima da Emma, amanhã vem a prima da Gisele. :lol:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
20933155_Nk1DQ.jpeg


Descubram as diferenças :D :winner: Eu, já descobri e vocês? :huhlmao:
 

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
Exacto aí e tambem à direita estão sempre restos da arriba, fizeste bem colocar até para se perceber a dimensão da coisa, são falésias gigantes que rondam os 100-130mts.
Toda esta secção da costa é mais do mesmo no que toca às falésias / arribas. Como se pode ver nesta foto-reportagem que efectuei de uma incursão cuidadosa e com o timing controlado à Praia do Cavalo, mesmo pegada à Adraga, no lado sul. Só se chega à do Cavalo por mar, por um trilho quase escalada, ou como fiz, com bom tempo e na baixa-mar em marés vivas, e em época que o mar não tenha levado a maior parte da areia daquelas praias. Ao circular cá em cima sobre a Adraga, Ursa, cavalo, etc., recomendo distância prudente à aresta, 2 ou 3 metros. Porque de vez em quando o tempo encarrega-se de dar mais uma valente dentada à arriba. 'Suicidas' por aqui continua a havê-los, pescadores de sargos, douradas, etc., que se aventuram sobre a Pedra de Alvidrar ou descem até meio da arriba...


Fotos: A PRAIA DO CAVALO

11949418_1072662612745627_8500750906840104266_n.jpg

 

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
As arribas, falésias e perigo à espreita. Aqui na zona das praias da Adraga e da do Cavalo, contígua do lado sul. Um grupo de pescadores lúdicos encontra-se sobre a afamada Pedra de Alvidrar. Os romanos usavam o local como 'tribunal sumário'. Se quem era por ali atirado e sobrevivesse é porque estava inocente! :) Outras fotos mostram uma equipa de bombeiros efectuando treino de salvamento na arriba sobre a Praia do Cavalo.

 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Exemplo de incerteza nos modelos... :D

CbCJyju.gif


O norte australiano está a ser afetado por uma depressão tropical (mais informações aqui). Quantos aos acumulados, resta esperar para ver. Clicar em 'weather observations' à direita' (clicar nas estações para mais informações) -> http://www.bom.gov.au/products/IDR631.loop.shtml#skip

A depressão deverá adquirir intensidade suficiente para ser nomeada, sendo Linda o nome escolhido. É muito cedo para ter certezas mas a 'Linda' poderá chegar a furacão major (na 'nossa' nomenclatura; os australianos usam outra).

abjxfZX.png

Começando por reconhecer o meu erro, já que a Linda já existia na altura a este da Austrália :hehe:, cá deixo a previsão do HWRF relativamente ao ciclone Marcus:

l9DMNXh.png


169 nós são >310 qph.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não há por aí um erro qualquer?
Só 50-75 mm em Monchique\Fóia?
Nenhuma região entre os 200-300 mm?
Parece francamente abaixo do registado em muitas zonas.
Não acham estranho os valores até 15 de março?
Podemos balizar aquilo que sabemos nas estações particulares que temos ou disponíveis na net, sendo que parte é passível de dúvidas.
No meu caso tenho 325 mm acumulados de 1 a 15 do mês. Mas há estações e zonas que terão acima disso. Logo é natural que os 200 mm tenham sido facilmente ultrapassados em variadas zonas do país.
Mas as do IPMA não lhes parece abaixo do esperado?:intrigante:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Não há por aí um erro qualquer?
Só 50-75 mm em Monchique\Fóia?
Nenhuma região entre os 200-300 mm?
Parece francamente abaixo do registado em muitas zonas.
Não acham estranho os valores até 15 de março?
Podemos balizar aquilo que sabemos nas estações particulares que temos ou disponíveis na net, sendo que parte é passível de dúvidas.
Mas as do IPMA não lhes parece abaixo do esperado?:intrigante:
Sinceramente, aquilo que o mapa da precipitação total do IPMA apresenta é completamente errado.
Aqui na minha zona, aparece a cor 75-100mm mas depois na tabela aparece valores superiores a 200mm nas estações aqui da zona. Só visto :huhlmao:
Portalegre: 238.1mm
Elvas: 202.6mm

Fica aqui a tabela, Lamas de Mouro lidera com 446mm mas no mapa está a cor de 150-200mm
sHDhASV.png
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Não há por aí um erro qualquer?
Só 50-75 mm em Monchique\Fóia?
Nenhuma região entre os 200-300 mm?
Parece francamente abaixo do registado em muitas zonas.
Não acham estranho os valores até 15 de março?
Podemos balizar aquilo que sabemos nas estações particulares que temos ou disponíveis na net, sendo que parte é passível de dúvidas.
No meu caso tenho 325 mm acumulados de 1 a 15 do mês. Mas há estações e zonas que terão acima disso. Logo é natural que os 200 mm tenham sido facilmente ultrapassados em variadas zonas do país.
Mas as do IPMA não lhes parece abaixo do esperado?:intrigante:
Eu, em Monchique , segundo meu pluviômetro, levo só no mês de março ( 1 a 17 )
333,9 mm


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
AFINAL...
JÁ PODEMOS BATER NO IPMA OU NÃO?!

É que uma falha destas é demasiadamente obscena para que não possamos continuar a bater no "ceguinho"!

Não quero caças às bruxas, mas se isto não é uma falha grave, é o quê?
Falta de profissionalismo por parte de parte do IPMA, pelo menos daquele ou daqueles que fizeram uma mapa com um disparate destes?

O nosso papel é contribuir para a melhoria da meteorologia, e da percepção geral sobre o que é o clima e toda a compreensão associada a este ramo da ciência.
Como tal, se observamos algo como isto, é natural que nos interroguemos sobre o que se passa dentro da instituição IPMA, uma instituição pública, paga por todos nós, e que deve ter como missão o melhor serviço com os meios que lhe colocam à disposição.

Por mim isto acaba aqui, mas fica registada a falha. Oxalá possa ser corrigida. ;)
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
O AA virá em breve ...
O tempo vai estar mais estável !
Um dia ou outro virá chuva, mas o sol vai começar a estar mais presente nas próximas semanas ....


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

É provável que sim, afinal estamos quase a entrar na Primavera, desde que não venha outra loucura de Abril como o ano passado:calor:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Olha ele outra vez:lol:

240-580SP.GIF
Agora já começa a ser normal vir temperaturas amenas na ordem de 20ºC, temperaturas suaves e agradáveis. Começa a ser o tempo de trovoadas, um dia ou outro com mais chuva, maiores amplitudes térmicas etc. Só esperemos que Abril não seja a mesma desgraça do ano passado, tanto em termos de temperaturas como de precipitação. :wacko:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.