Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Eclipse

Cirrus
Registo
5 Jan 2018
Mensagens
19
Local
Lisboa / Reguengos de Monsaraz
Só para recordar, quando começam as divagações:
"Janeiro de 2018 seco e quente". Fonte: IPMA. Leitura completa aqui: http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...cias/arquivo/2018/rel-clima-janeiro-2018.html

Foi um "quente" um pouco forçado da parte do ipma a meu ver, com temperatura média +0,23 °C que a normal, e medias das mínimas até abaixo da normal...

Dito isto: por mim o padrao atual com chuva e temperaturas amenas/frescas mantinha-se até fim de Maio. A partir daí vai haver sol e calor com fartura, isso é certo!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
O frio a partir desta altura, desde que não suceda um período quente, é bom, está sempre associado à chuva ;)
Assim que o anticiclone vem até nós, as temperaturas disparam logo, e assim foi no ano passado com o anticiclone estacionário. Podia continuar assim e o calor que venha só lá para junho que neste momento não faz cá falta nenhuma, estou habituado ao calor pois vivo numa das zonas mais quentes do país, mas que venha na altura certa porque aquilo que tivemos no ano passado de abril a outubro foi um autêntico inferno, pensei que tinha sido o suficiente para encher a barriga de calor. :p
 
Última edição:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Assim que o anticiclone vem até nós, as temperaturas disparam logo, e assim foi no ano passado com o anticiclone estacionário. Podia continuar assim e o calor que venha só lá para junho que neste momento não faz cá falta nenhuma, estou habituado ao calor pois vivo numa das zonas mais quentes do país, mas que venha na altura certa porque aquilo que tivemos no ano passado de abril a outubro foi um autêntico inferno, pensei que tinha sido o suficiente para encher a barriga de calor. :p

E parece que ainda sinto o calor do ano passado se pensar. Irra. Nunca mais acabava. Na segunda quinzena de Novembro ainda houve máximas de mais de 20°C no centro. Foi quase uma gestação. O dito transmontano invertido, 3 meses de inverno, 9 meses de inferno.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Até agora este ano parece quase uma repetição de 2016, tem andado calmo e manso, a exceder um pouco na chuva, até que chegou Junho: 0 de chuva e muito calor.

Já sabemos como o mês de Junho tem ficado cada vez mais quente de ano para ano, não nos esqueçamos do ano passado. Transições calmas para o Verão é o que precisamos, espero presenciar isso este ano.
 

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Viva Pessoal,

Sou novo por aqui. Gostaria de vos colocar uma questão. Sabem se há alguma(s) estação(s) meteo no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais propriamente próxima às localidades de Sebadelhe, Numão, Cedovim, Horta do Douro,..., e a qual possa consultar, seja para previsões ou para registos passados/acumulados? Dado que a minha actividade profissional é agrícola seria uma mais valia. Ou então indicarem-me uma ferramente/aplicação que possa consultar o mais fiável possível. Obrigado.
 

aikkoset

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
263
Local
Melres-Gondomar
Viva Pessoal,

Sou novo por aqui. Gostaria de vos colocar uma questão. Sabem se há alguma(s) estação(s) meteo no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais propriamente próxima às localidades de Sebadelhe, Numão, Cedovim, Horta do Douro,..., e a qual possa consultar, seja para previsões ou para registos passados/acumulados? Dado que a minha actividade profissional é agrícola seria uma mais valia. Ou então indicarem-me uma ferramente/aplicação que possa consultar o mais fiável possível. Obrigado.
Boas amigo, que eu conheça tens duas!
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IGUARDAG6#history
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=I09POCIN2
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,621
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Viva Pessoal,

Sou novo por aqui. Gostaria de vos colocar uma questão. Sabem se há alguma(s) estação(s) meteo no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais propriamente próxima às localidades de Sebadelhe, Numão, Cedovim, Horta do Douro,..., e a qual possa consultar, seja para previsões ou para registos passados/acumulados? Dado que a minha actividade profissional é agrícola seria uma mais valia. Ou então indicarem-me uma ferramente/aplicação que possa consultar o mais fiável possível. Obrigado.

Há uma estação amadora em Freixo de Numão, no wundeground
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IGUARDAG6#history

e outras nas redondezas, Penedono, Pocinho, Pesqueira, Marialva, etc...
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Viva Pessoal,

Sou novo por aqui. Gostaria de vos colocar uma questão. Sabem se há alguma(s) estação(s) meteo no concelho de Vila Nova de Foz Côa, mais propriamente próxima às localidades de Sebadelhe, Numão, Cedovim, Horta do Douro,..., e a qual possa consultar, seja para previsões ou para registos passados/acumulados? Dado que a minha actividade profissional é agrícola seria uma mais valia. Ou então indicarem-me uma ferramente/aplicação que possa consultar o mais fiável possível. Obrigado.
Bem vindo amigo, nmcbs84
Abraço
Bons eventos meteos!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Este mês está a seguir a tendência de Março, frio e chuvoso. :thumbsup: Justiça de Abril do ano passado :D

Lisboa

CFZlOPQ.png


Olhem para dia 10, máxima com anomalia de -7ºC
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E acabei agora mesmo de ver mais uma publicação de uma página no facebook, em que diz que este verão será o mais quente dos últimos 100 anos.
Se todos nós já sabemos que as previsões podem mudar radicalmente em prazo de pouco dias, quanto mais ainda que ainda faltam 2 meses e meio até ao inicio do verão.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.