Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Por acaso estou no Litoral Norte , mas reiniciei o rádio e já não está apanhar emissores de Espanha , que estranho mas ok ! :thumbsup:

É propagação ES (esporádica), que está aberta em freq de VHF. Bastante comum entre entre Junho e Setembro. Normalmente os períodos em que acorre são no max de 2h
 


PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Novo comunicado do IPMA !

7M46C3v.png
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca
Hoje na vizinha Espanha, a máxima até ao momento está nos 43,6ºC (Montoro,Cordoba)
Por cá provavelmente terminámos o dia perto dos 42ºC(Alvega?)
Impressionante em qualquer situação, principalmente tendo em conta que isto é o começo do evento...

44,2 ºC agora :D. Não, falando sério, infelizmente essa estação está atualmente descalibrada (como já aconteceu em 2013) e marca valores acima do real:

2qsuq8h.png

Autor: Colareis. Fonte: Tiempo.com

É uma pena, porque a automática de Montoro era uma das estações "estrela" nestas situações.

Mais informação:
https://foro.tiempo.com/zcomo-veis-...-cordoba-t141932.0.html;msg3555725#msg3555725
https://foro.tiempo.com/puntos-de-calor-2018-t148753.0.html;msg3555053#msg3555053
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Que perigo! Calor intenso e possivel trovoada seca para 6ª feira, segundo o IPMA :shocking:

Previsão para 6ª feira, 3.agosto.2018
Tempo excepcionalmente quente com céu geralmente limpo, aumentando

temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior durante

a tarde, com possibilidade de ocasionalmente haver trovoada.

Vento em geral fraco (até 20 km/h) predominando do quadrante leste,

rodando temporariamente para o quadrante oeste durante a tarde,

soprando moderado (20 a 35 km/h) de sueste no Algarve

até ao fim da manhã.

Atualizado a 1 de agosto de 2018 às 16:49 UTC
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
2 notas que me parecem importantes:

1-No telejornal (RTP) a pivot (contrariando a própria reportagem que entrou a seguir), explicou detalhadamente a diferença que nós próprios aqui no fórum infelizmente nem sempre realçamos: a diferença entre AVISOS e ALERTAS. O IPMA lança AVISOS: este será vermelho em 11 distritos (para já). A proteção civil lançou e irá manter ALERTA laranja em todo o país e vai passar a vermelho apenas em Beja e Faro. Os avisos e alertas são diferentes. Os avisos não obrigam ao desencadear de ações. Os alertas tem consequências no terreno. Um alerta laranja não tem qualquer grau de ligeireza face a um aviso vermelho, representa uma reação em que apenas uma vertente é o aviso vermelho do IPMA.

2- Face ao que foi dito quero crer que o alerta vermelho de Faro e Beja (que representa um grau máximo de prontidão) não descure riscos que entendo pessoalmente serem muito elevados no resto do país, mesmo em zonas mais litorais.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na run das 12z de hoje o GFS previu, com 3 horas de antecedência, 43,2ºC em Coruche, às 15h (UTC), 16h em Portugal continental. Segundo o site do IPMA o ECMWF previa para essa mesma hora nesse mesmo local, 39ºC. A temperatura registada foi de 37,7ºC. Acho que isto diz tudo sobre a "previsão" delirante de 50ºC do GFS para os próximos dias...
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Acho engraçado é haver quem ainda acredite que algum local do país vai atingir os 50 graus ou até um pouco mais.
Mas não tenho dúvidas que muitos até gostariam, apenas porque gostam de situações extremas, o mesmo se aplica a quem tanto enseia por tornados e outros fenómenos extremos que colocam em risco a vida de muita gente.
Sinceramente há coisas que são uma tristeza......
 

marcoacmaia

Cirrus
Registo
2 Nov 2017
Mensagens
92
Local
Entroncamento
Na run das 12z de hoje o GFS previu, com 3 horas de antecedência, 43,2ºC em Coruche, às 15h (UTC), 16h em Portugal continental. Segundo o site do IPMA o ECMWF previa para essa mesma hora nesse mesmo local, 39ºC. A temperatura registada foi de 37,7ºC. Acho que isto diz tudo sobre a "previsão" delirante de 50ºC do GFS para os próximos dias...

Ora aí está! É um modelo matemático processado por uma máquina, é obviamente falível.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Acho engraçado é haver quem ainda acredite que algum local do país vai atingir os 50 graus ou até um pouco mais.
Mas não tenho dúvidas que muitos até gostariam, apenas porque gostam de situações extremas, o mesmo se aplica a quem tanto enseia por tornados e outros fenómenos extremos que colocam em risco a vida de muita gente.
Sinceramente há coisas que são uma tristeza......
A trovoada é um fenómeno que pode ser bastante extremo e achas que é por desejá-la que sou um louco que deseja que os raios matem dezenas, ou que a chuva provoque inundações que causem muitos prejuízos?
O desejo por fenómenos mais extremos é perfeitamente normal. Se não os houvessem este fórum não seria tão interessante, por exemplo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
O Alerta Vermelho lançado pela Protecção Civil faz todo o sentido para o distrito de Faro e Beja. Ora, amanhã, principalmente o distrito de Faro vai ter 10 concelhos com risco máximo de incêndio, 1 concelho com risco muito elevado de incêndio e 5 concelhos com risco elevado de incêndio.

Não esquecer, o vento moderado a forte de SE/E, previsto para amanhã, que pode tornar a Serra de Monchique um verdadeiro barril de pólvora.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Na run das 12z de hoje o GFS previu, com 3 horas de antecedência, 43,2ºC em Coruche, às 15h (UTC), 16h em Portugal continental. Segundo o site do IPMA o ECMWF previa para essa mesma hora nesse mesmo local, 39ºC. A temperatura registada foi de 37,7ºC. Acho que isto diz tudo sobre a "previsão" delirante de 50ºC do GFS para os próximos dias...
Lá está, o GFS teve sempre a panca pelo Sado e pelo Ribatejo, nunca sei se pode confiar...
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Tialgoco, obvio que uma trovoada intensa com bastante instabilidade pode ser um fenómeno extremo, mas referia-me mais a situações com alto potencial de destruição e/ou que possam causar um elevado numero de vitimas.
ninguém duvida que temperaturas na ordem dos 50º podem infelizmente causar muitas mortes directa e indirectamente.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.