Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Las olas de calor son habituales en nuestros veranos. «De hecho, de los últimos 43 veranos, en tan solo 11 no se ha registrado ninguna ola de calor, número que se reduce a tres en lo que llevamos de siglo XXI», afirma Rubén del Campo.

Las proyecciones climáticas advierten de que en el futuro las olas de calor podrían ser más extremas y frecuentes en el sur de Europa, aunque es difícil poder afirmar con certeza que un único evento haya sido debido al cambio climático de origen antropogénico. Una vez finalizado el episodio ha de analizarse minuciosamente y realizar estudios de atribución que permitan obtener una respuesta probabilista. Así, según concluyeron científicos de World Weather Attribution, una alianza internacional cuyo objetivo es realizar estudios de atribución al cambio climático, la ola de calor que afectó a España y Portugal en junio de 2017 fue 10 veces más probable como consecuencia del cambio climático inducido por la actividad humana.

 
  • Gosto
Reactions: Cinza e joselamego


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
O Alerta Vermelho lançado pela Protecção Civil faz todo o sentido para o distrito de Faro e Beja. Ora, amanhã, principalmente o distrito de Faro vai ter 10 concelhos com risco máximo de incêndio, 1 concelho com risco muito elevado de incêndio e 5 concelhos com risco elevado de incêndio.

Não esquecer, o vento moderado a forte de SE/E, previsto para amanhã, que pode tornar a Serra de Monchique um verdadeiro barril de pólvora.
Não por favor
A serra de Monchique não !
Eu adoro aquilo...é bela, formosa, o ex libris do Algarve !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
O Alerta Vermelho lançado pela Protecção Civil faz todo o sentido para o distrito de Faro e Beja. Ora, amanhã, principalmente o distrito de Faro vai ter 10 concelhos com risco máximo de incêndio, 1 concelho com risco muito elevado de incêndio e 5 concelhos com risco elevado de incêndio.

Não esquecer, o vento moderado a forte de SE/E, previsto para amanhã, que pode tornar a Serra de Monchique um verdadeiro barril de pólvora.
Alerta lançado a fazer todo sentido, não menosprezando qualquer zona do país, o Algarve amanhã vai ter bem vincado os três 30! Se surgirem ignicões , e o ataque inicial não for bem sucedido, poderemos ter incêndio/s para vários dias! A serra de Monchique tem sido uma tentação grande este Verão para os menos ocupados, com coisas importantes na vida!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Uma das fotos que circula pelo facebook, segundo consta em 1944.

38119951_2262310420475782_6946997111791550464_n.jpg
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Por acaso estou no Litoral Norte , mas reiniciei o rádio e já não está apanhar emissores de Espanha , que estranho mas ok ! :thumbsup:

Perfeitamente normal nesta época do ano e noutras, claro está que as condições do clima poderão ajudar nessa propagação.
Não tem nada de anormal, já cheguei a captar rádios de Itália e Marrocos, isto em Lisboa. Tv's por enquanto só Marrocos e Espanha. Para o caso de te suscitar interesse:
http://www.dxinfocentre.com/tropo_eur.html
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Fica a dica, quem me dera a mim, ter muitas árvores de grande porte em redor de casa, como tílias, sobreiros, azinheiras, carvalhos...
Com este dias de calor, toda a gente procura uma sombra, para estacionar o carro, para descansar, mas poucas pessoas se lembram de plantar árvores.
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Perfeitamente normal nesta época do ano e noutras, claro está que as condições do clima poderão ajudar nessa propagação.
Não tem nada de anormal, já cheguei a captar rádios de Itália e Marrocos, isto em Lisboa. Tv's por enquanto só Marrocos e Espanha. Para o caso de te suscitar interesse:
http://www.dxinfocentre.com/tropo_eur.html
Fiquei surpreendido mas agora já percebi , obrigado pelo esclarecimento amigo !
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Fiquei surpreendido mas agora já percebi , obrigado pelo esclarecimento amigo !
Ora essa, através desses mapas e identificando as cores consegues ter uma percepção dos sinais que poderás receber. Atenção que já cheguei a ter sinal da TDT ES em Lisboa até em dias de frio e até em dias de trovoada, tudo depende da propagação do sinal.
 
Última edição:

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Por acaso estou no Litoral Norte , mas reiniciei o rádio e já não está apanhar emissores de Espanha , que estranho mas ok ! :thumbsup:

É propagação ES (esporádica), que está aberta em freq de VHF. Bastante comum entre entre Junho e Setembro. Normalmente os períodos em que acorre são no max de 2h
Ora essa, através desses mapas e identificando as cores consegues ter uma percepção do sinais que poderás receber. Atenção que já cheguei a ter sinal da TDT ES em Lisboa até em dias de frio e até em dias de trovoada, tudo depende da propagação do sinal.

E não só. Nesse mapa é para previsões de propagação Troposferica,(TR) que é norte/sul (Espanha, Canarias, Norte de Africa e UK)
A propagação para Itália como falas é propagação Esporádica (ES), não há previsão possível,e é, como o nome indica, esporádica :)
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa


Fica a dica, quem me dera a mim, ter muitas árvores de grande porte em redor de casa, como tílias, sobreiros, azinheiras, carvalhos...
Com este dias de calor, toda a gente procura uma sombra, para estacionar o carro, para descansar, mas poucas pessoas se lembram de plantar árvores.


Ninguém se lembra de plantar árvores nestes dias porque toda a gente sabe que, com o calor intenso e a humidade relativa baixa, elas iam para o céu das árvores em 5 minutos.

Mas que painel mais tolo. Até uma criança da primária sabe que as árvores se plantam nos dias frescos do outono à primavera, conforme a variedade.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Esses mapas são possíveis de alterar no site, eu dei esse, porque é o que nos abrange! Se fores onde diz "select region" podes escolher outras zonas do planeta.
É propagação ES (esporádica), que está aberta em freq de VHF. Bastante comum entre entre Junho e Setembro. Normalmente os períodos em que acorre são no max de 2h


E não só. Nesse mapa é para previsões de propagação Troposferica,(TR) que é norte/sul (Espanha, Canarias, Norte de Africa e UK)
A propagação para Itália como falas é propagação Esporádica (ES), não há previsão possível,e é, como o nome indica, esporádica :)

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Ultima Hora : Governo declara "situação de alerta" no país até dia 6 devido ao calor

O Governo decidiu hoje declarar “situação de alerta” para o período entre 02 e 06 de agosto, devido à previsão de calor extremo e agravamento do risco de incêndio florestal, anunciou o Ministério da Administração Interna, em comunicado.

“Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do Ministro da Administração Interna assinou, esta quarta-feira, o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 02 e 06 de agosto, para a globalidade do território continental”, afirma.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.