Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
De acordo com a previsão mensal do Accuweather, a partir de dia 15/18 de janeiro serão várias semanas de chuva. Isso faz-me lembrar as mesmas previsões para março do ano hidrológico passado, quando previam 2 semanas de chuva com interrupções diárias a meio. Essas interrupções simplesmente desapareceram e na verdade foram praticamente 3 semanas de chuva contínua.

Aqui estão as previsões deles:
CBCk0NE.png

Veremos o que acontece.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
  • Gosto
Reactions: joselamego

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
natal com sol nao tem piada nenhuma

Pois eu vejo ali uma profunda depressão a noroeste da Península Ibérica no início da próxima semana, ao qual deverá estar associado um sistema frontal que vai atravessar o território de Portugal Continental entre segunda e terça-feia, dando origem a tempo instável com chuva.

Será que estaremos a ver a mesma coisa?

Oh, não :lmao: Tenho que retirar o que disse... Afinal o Natal não terá mesmo chuva.

As desculpas desta vez ao @RedeMeteo :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Natal engraçado foi o de 2013. Aliás, todo o inverno 13/14 foi fantástico. O melhor a seguir aos enormes invernos de 2008/09 e 2009/10. Aquela madrugada do dia 24 foi incrível, com a passagem do Dirk. Nunca mais me vou esquecer.

DIRK1.jpg
Precipita%C3%A7%C3%A3o_24.12.2013.jpg

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Terça-feira, 24 de Dezembro de 2013_12h00
Fonte: MetOffice


Tempestade DIRK
DIRK.jpg

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa

Bem me lembro dessa madrugada! Ainda no dia 24, lembro-me de olhar para a lua e ver um enorme halo que segundo a nossa gente mais velha, é sinal de chuva. :D São teorias mas muitas vezes são mais certeiras que outras coisas, bem dito, bem certo. Apesar do grosso da trovoada ter passado a Sul, na zona de Elvas e Campo Maior, o festival era mais que muito e ainda choveu bastante. Saudades de um natal assim, animado.
Tal como referido acima desde 2014 que tal não acontece, nesse ano também foi bem tempestuoso.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Natal engraçado foi o de 2013. Aliás, todo o inverno 13/14 foi fantástico. O melhor a seguir aos enormes invernos de 2008/09 e 2009/10.


Aquela madrugada do dia 24 foi incrível, com a passagem do Dirk. Nunca mais me vou esquecer.

E depois no dia 25 com o pós-frontal tivemos trovoada às 8h e depois outra vez perto das 13h acompanhada de granizo.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
agora é só AA :(
como é que o IPMA faz aquela previsão para o Natal? :facepalm::facepalm::facepalm:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
E depois no dia 25 com o pós-frontal tivemos trovoada às 8h e depois outra vez perto das 13h acompanhada de granizo.

A quantidade de granizo que caiu nessa madrugada de Natal no Alandroal foi impressionante... ficou tudo coberto de gelo.

Granizo3.jpg
Granizo1.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
agora é só AA :(
como é que o IPMA faz aquela previsão para o Natal? :facepalm::facepalm::facepalm:

Entrada de ar muito frio em altitude, favorecendo movimentos verticais na troposfera e consequente condensação a média ou grande altitude (cirros, altostratus) que emaranham o céu e eventualmente poderão deixar alguma precipitação fraca.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.