Seguimento Meteorológico Livre 2019

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Com a dorsal africana a renovar-se continuamente sobre a Península, bem podem esperar sentados por uma mudança de padrão meteorológico. Ela ocorrerá, algures num tempo impreciso, eventualmente no outono de 2019. Março será muito diferente do de 2018.


Os bloqueios no nosso clima são normais, mas a predominância dos mesmos e a sua repetição é que não é normal. Só alguém que não tem registos comparativos dos anos de 1970 com a actualidade é que pode fazer uma análise extemporânea como o meu caro amigo.

Boa noite
Os registos podem ser consultados na página do IPMA. A informação que disponibilizo está de acordo com aquela que o IPMA tem no seu site numa prespectiva nacional.
Nada mais a acrescentar ....
Boa noite
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É o que eu digo, e já digo isto desde o início de fevereiro: a situação atual parece a mesma que no ano de 2015, com um outono muito chuvoso e o resto dos meses muito secos. As previsões do Accuweather não estão a mostrar sinais de mudança... até maio!!! :facepalm: Tempo seco continuamente, com apenas alguns dias de exceção! :angry:

Vendo então bem as coisas, esperemos que o próximo ano hidrológico (2019-2020) seja muito mais chuvoso que este, se possível quereremos um ano hidrológico parecido com o de 2013/2014. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
A pasmaceira é normal ... Pois no nosso clima haver este tipo de bloqueios é perfeitamente normal.
Nós anos 70 tivemos outonos muito secos e invernos muito chuvosos .. Agora temos o contrário . . Chama se variabilidade climática.
A choradeira fica para aqueles que acham isto anormal ... E este sim é um tipo de clima muito bom !

Com a dorsal africana a renovar-se continuamente sobre a Península, bem podem esperar sentados por uma mudança de padrão meteorológico. Ela ocorrerá, algures num tempo impreciso, eventualmente no outono de 2019. Março será muito diferente do de 2018.


Os bloqueios no nosso clima são normais, mas a predominância dos mesmos e a sua repetição é que não é normal. Só alguém que não tem registos comparativos dos anos de 1970 com a actualidade é que pode fazer uma análise extemporânea como o meu caro amigo.

Por um lado, a "variabilidade climática" não pode ser invocada para ditar como normal uma inversão de padrões - a isso chama-se antes "alteração climática".
Por outro lado, num cenário destes, as componentes estatística e de persistência que, normalmente, orientam as tendências modeladas, perdem muito do seu valor, dado que a estatística não se verifica e a persistência se torna imprevisível.
Ou seja, aí, sim, a variabilidade é muito maior, tal como o grau de imprevisibilidade.
Daí que também seja descontextualizado, tentar profetizar persistências, muito menos a longo prazo, como até ao Outono...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Há um ano atrás, o fórum andava assim: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2018.9618/pagina-102 não muito diferente de agora. :inocente:

Uns apostavam no sol, outros em devaneios, mas certo foi o que a realidade nos mostrou um final de Fevereiro e início de Março bastante tempestuoso, com 2 tornados na mesma semana a atingir a zona de Faro e a causar avultados prejuízos nos concelhos de Faro e Olhão.

Ninguém aqui, pode afirmar com 100% certeza que a Primavera vai ser seca, quando a mesma basta um dia com uma cut-off para fazer a média nos meses de Março, Abril ou Maio, por isso, eu cá não ponho as minhas mãos no fogo e tudo pode mudar num ápice.

O Homem pensa que domina a Natureza, mas é a Natureza que domina o Homem.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
péssimas saidas quer do ECM quer do GFS:angry::angry::angry:
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Por um lado, a "variabilidade climática" não pode ser invocada para ditar como normal uma inversão de padrões - a isso chama-se antes "alteração climática".
Por outro lado, num cenário destes, as componentes estatística e de persistência que, normalmente, orientam as tendências modeladas, perdem muito do seu valor, dado que a estatística não se verifica e a persistência se torna imprevisível.
Ou seja, aí, sim, a variabilidade é muito maior, tal como o grau de imprevisibilidade.
Daí que também seja descontextualizado, tentar profetizar persistências, muito menos a longo prazo, como até ao Outono...
Meus caros senhores. Quando fiz o comentário estava a socorrer-me de alguma subtil ironia. Sequer os modelos meteorológicos, a curto e médio prazo são confiáveis nas previsões, como poderia eu antever o outono de 2019? Contudo, tenho idade que me baste para registos fiáveis desde meados da década de 1970 e posso seguramente afirmar que a persistência destes bloqueios anticiclónicos é actualmente substancial face há 30 ou 40 anos. Quem aponta para os registos do IPMA que lhes dê boa leitura e análise e compare os acumulados anuais de precipitação há quatro décadas e em diferentes estações nacionais, particularmente no Sul do país, com os de agora. Provavelmente serão os mesmos para quem as alterações climáticas não passam de poluções juvenis nocturnas.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Só sei é que na praceta onde agora moro no Laranjeiro desde o fim-de-semana que já temos andorinhas, e que durante o dia de ontem e esta manhã têm estado atarefadas a reconstruir os seus ninhos nos locais habituais.
 

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
399
Local
Casal Sancho(375 m)
Venha o tempo que vier .... Não haverá cenário de seca grave nem agrícola nem hídrica e isso será sempre o mais importante !!
Desculpe a minha ignorância, mas como pode afirmar isso com certeza?
Eu por aqui, mantendo-se as coisas como estão, já estou a ver a mesma situação de 2017. Pouca chuva, a Barragem de Fagilde ficará sem água num instante(pois apenas quando começar a ficar preocupante as Câmaras se vão lembrar de fazer avisos de poupança de água). Vamos esperar que pelo menos não se repitam os incêndios de outubro.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
CCsAbTs.png


VHLAWY1.png


Um ciclone destes seria horrendo mas parece que não falta muito para uma mudança de padrão. Certamente vão aparecer umas depressões mais intensas nas redondezas.

P4zErbO.gif


:D


p88iOcr.png
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Desculpe a minha ignorância, mas como pode afirmar isso com certeza?
Eu por aqui, mantendo-se as coisas como estão, já estou a ver a mesma situação de 2017. Pouca chuva, a Barragem de Fagilde ficará sem água num instante(pois apenas quando começar a ficar preocupante as Câmaras se vão lembrar de fazer avisos de poupança de água). Vamos esperar que pelo menos não se repitam os incêndios de outubro.

Existem algumas barragens que parecem um caso de estudo pois chova o que chova pouco se alteram. Exemplo: barragem de monte da rocha.
Certezas são com base em analogias com outros anos ... Mas existirão sempre locais problemáticos.
 
  • Gosto
Reactions: baojoao