Seguimento Meteorológico Livre 2019

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Há um ano atrás, o fórum andava assim: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre-2018.9618/pagina-102 não muito diferente de agora. :inocente:

Uns apostavam no sol, outros em devaneios, mas certo foi o que a realidade nos mostrou um final de Fevereiro e início de Março bastante tempestuoso, com 2 tornados na mesma semana a atingir a zona de Faro e a causar avultados prejuízos nos concelhos de Faro e Olhão.

Ninguém aqui, pode afirmar com 100% certeza que a Primavera vai ser seca, quando a mesma basta um dia com uma cut-off para fazer a média nos meses de Março, Abril ou Maio, por isso, eu cá não ponho as minhas mãos no fogo e tudo pode mudar num ápice.

O Homem pensa que domina a Natureza, mas é a Natureza que domina o Homem.
Ninguém pode afirmar com 100% de certezas que a Primavera vai ser seca, mas podemos afirmar tendências ou é proibido?
A tendência é que esta Primavera seja seca e quente, é isso que apontam os modelos, se vão acertar? Não sei, espero que não, mas também acredito que esta Primavera será muito mais seca que o ano passado, e lá por termos tido um inverno seco, que sucedeu a uma Primavera chuvosa, não quer dizer que este ano seja igual.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e JPAG


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Parece-me uma situação passageira, o tempo seco deverá prevalecer até ao fim do mês.

:intrigante: Não é isso que apontam as previsões do IPMA

Como eu já referi ontem, o anticiclone dos Açores muda de posição e para a próxima semana irá estabelecer-se a corrente de oeste sobre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental, abrindo caminho à entrada de perturbações atlânticas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
:intrigante: Não é isso que apontam as previsões do IPMA

Como eu já referi ontem, o anticiclone dos Açores muda de posição e para a próxima semana irá estabelecer-se a corrente de oeste sobre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental, abrindo caminho à entrada de perturbações atlânticas.
Não me parece sinceramente... aliás as últimas saídas dos modelos ainda reforçam mais a presença do AA sobre a PI.
Tirando a chuva de Domingo/ segunda-feira, já pouco ou nada deve chover até ao fim do mês.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
:intrigante: Não é isso que apontam as previsões do IPMA

Como eu já referi ontem, o anticiclone dos Açores muda de posição e para a próxima semana irá estabelecer-se a corrente de oeste sobre o arquipélago dos Açores e Portugal Continental, abrindo caminho à entrada de perturbações atlânticas.
Previsões essas que irão mudar após esta última saída do ECM.
Para além de alguma chuva dia 17/18, a única mudança que vejo é o anticiclone a ir para sul dos Açores mas a estender-se em crista até à Europa, ficando a PI na mesma.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Atenção que essa chuva (em quantidades minimamente) decentes ainda está longe de estar garantida como podemos assistir com esta saída do ecm das 12h.
Domingo será gélido e depois teremos a subida da temperatura ao longo da semana devido a uma corrente de sul ou sudoeste.
No final da próxima semana voltam as temperaturas destes dias.
Possivelmente acima dos 20C !!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e JPAG

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
XqozJTD.png


Cp0t2It.png


As rajadas estão mais ou menos realistas. O cavamento é que se calhar está um bocadinho exagerado. Seria um ciclone com força de furacão.

sWNVEhe.png


É esperar para ver. Certo mesmo é que vem instabilidade.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsões essas que irão mudar após esta última saída do ECM.
Para além de alguma chuva dia 17/18, a única mudança que vejo é o anticiclone a ir para sul dos Açores mas a estender-se em crista até à Europa, ficando a PI na mesma.

Alguma incoerência entre modelos? Ainda agora estive a rolar o Modelo GFS 500 hPa e o que posso constatar é que o modelo prevê a passagem de sucessivos cavados uns atrás de outros sobre Portugal Continental a partir do próximo fim de semana. Serei eu que estarei errado?
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
incrivel este Inverno está a ser grande pasmaceira...e aina houve algumas paginas a dizer que seria um inverno chuvoso e com eventos de entradas frias...nada disso...tudo muito fraquinho. Agora nao deve faltar muito para o Calor.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
que pessimismo, eu até entendo que existam razões para isso, mas calma pessoal que nem ainda estamos a meio de fevereiro e já estão a deitar a toalha ao chão.
de facto este inverno está a ser um nojo, mas ainda temos dois meses em que muita coisa pode acontecer, o AA não vai durar para sempre a fazer bloqueio, é impossível e algum dia terá que ceder, vamos manter a esperança que o inverno ainda vai a tempo de se salvar.:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jamestorm

Walker

Cumulus
Registo
5 Jan 2018
Mensagens
143
Local
Castro verde
A barragem do monte da Rocha, é neste momento, na minha opinião, uma situação muito preocupante.
No ano passado foi "salva", por uma semana de chuva intensa, (estava com 9%) mas ficou apenas salvo erro com a cota por volta dos 28%. Os seus afluentes, rio Sado, ribeiras talvez 2 dignas desse nome, são o grande problema, no encaixe de água na bacia. O que aconteceu nos últimos anos, foi quando os terrenos estavam ensopados, e os afluentes a correr deixava de chover. Aliado a isto tudo, não sei como nem porque carga de aguá existiu essa decisão, a barragem começou a abastecer outras vilas e aldeias, triplicando em muito o seu consumo, até a bem pouco tempo era só a vila de Castro verde, claro que agora decidiram iniciar uma obra com ligação, salvo erro a barragem do roxo, para receber água do alqueva, mas não sei sinceramente as proporções, que isto irá tomar. Tomara que a chuva apareça em grande quantidade, sem causar estragos, pois o cenário não é nada bom! Como se costuma dizer pelo Alentejo, não há fome que não dê em fartura! Deus queira que se aplique neste caso.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
No meu ponto de vista o maior problema não é se ainda vem chuva ou não (é importante que venha, claro!). O problema é que estamos a meio de Fevereiro e tem chovido manifestamente pouco neste inverno meteorológico, sobretudo a sul. A chuva na época certa é fundamental para inúmeros fins, sejam eles agrícolas, florestais, etc. Muitas espécies agrícolas, mas também de vegetação espontânea mediterrânica, necessitam de chuva ao longo do inverno e de temperaturas frias nesta época. Se tal não acontece, quebra-se uma quantidade enorme de dinâmicas que poderão pôr em causa a sua existência, a sua produtividade, as ligações ecossistémicas, etc etc.
Outro exemplo: os charcos temporários mediterrânicos albergam uma quantidade enorme de organismos vulneráveis que devem ser conservados. Não bastasse todos os problemas antrópicos que estes têm atravessado, estes invernos secos e quentes cada vez mais colocam em causa estes ecossistemas. E sabemos perfeitamente que alterações nos ecossistemas tem efeito bola de neve: atrás de um problema vem sempre outro a seguir...

Ou seja, tudo tem uma altura certa para acontecer. Não é chover o equivalente a 3 meses em Abril ou Maio que vai alterar algumas destas dinâmicas. Será bom para a terra e aquíferos mas vem tarde para uma quantidade enorme de processos que necessitam dessa água ao longo do inverno (e não na primavera/verão). No entanto há números que preocupam neste momento. Estamos a meio de Fevereiro e a Barragem da Vigia no Redondo está a 23%, a do Caia a 31%, Monte da Rocha com 11,2%, entre outras...

Eu compreendo que não devemos andar com choradinhos por aqui que não vai alterar a situação. Mas também não vejo problema em ver as pessoas preocupadas com a situação, pois a falta de chuva nesta época, apesar de começar a ser mais usual, não é normal!