Seguimento Meteorológico Livre - 2020

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Lá vem outra vez duas de chuva consecutivos e cotas de neve acima dos 2000 m
Haja paciência para o pior inverno desde que frequento este fórum.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Eu diria mais, se calhar nem vao ser dias consecutivos de chuva, mas os que houverem sera quase tudo, com cotas de neve altissimas .
Desculpem o desabafo: mas este inverno mete nojo!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Entretanto, estou com a t. média maior que alguma vez já registei num mês de fevereiro, com 13.9ºC até ao dia de ontem. A segunda mais alta foi o ano passado com 12.4ºC. Impressionante.
Para o ano bates novo recorde de calor, enfim, estou à espera( bem sentado para não me cansar), de recordes de frio.:rolleyes:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Para o ano bates novo recorde de calor, enfim, estou à espera( bem sentado para não me cansar), de recordes de frio.:rolleyes:
A EMA aí na serra está com média de 12.8ºC fazendo as contas, deve ser das mais altas também, ainda não verifiquei. Enfim. Lá hão de vir os eventos de frio em Abril e ficamos a dizer "ai se fosse Janeiro..." :lmao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tempestades? Que exagero...
Regime de rios atmosféricos que não dá qualquer animação, mas sim 200mm nas montanhas do norte numa semana e menos de 5mm onde a seca extrema reina novamente. Já para não falar que para neve também não é favorável.
Onde anda o padrão que dava chuva decente a todo o país distribuída por vários dias e uns pós frontais jeitosos para se puder ver as montanhas cheias de neve? Enfim...

Chuva de inverno em Julho não digo porque a situação atmosférica nessa altura não permite grandes chuvas, a não ser alguns restos de frentes e tempo desagradável, principalmente junto ao litoral como no ano passado.
É o que temos!...

Não é inédito eventos de chuva forte em Julho/Junho produzidos por sistemas frontais vigorosos de W/NW. Nem todos se lembram, mas o verão de 1988 ficou-me na memória, especialmente os cinco primeiros dias de Julho.
Vale a pena investigar aqui a sinóptica que permitiu o ano quase sem verão de 88.
https://www.meteopt.com/clima/reanalise-20thc/diario/peninsula-iberica
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Isto já aconteceu... há cem anos. É só passar pela biblioteca de Faro, estão lá os registos das estações algarvias num livro, dos primeiros 30 anos do século XX. A minha bisavó falava disso à minha mãe. Contava que nessa seca os poços quase todos secaram e só o dela tinha água, então as pessoas iam lá abastecer-se. Morreram também muitas árvores nessa seca, e muitos algarvios emigraram para o Brasil, Argentina, Espanha, numa região com pouca tradição migratória.

Isso é muito relativo...foram 30 anos secos? houveram anos/períodos mais secos ou iguais a estes últimos? sem as condições que temos atualmente, certamente já estávamos na mesma situação, resta saber se a seca atualmente é mais grave ou não.
Se avaliarmos por esses termos quer dizer que isto pode ser cíclico e talvez ainda venhamos a ter Invernos com bons sistemas frontais e respectivos pós-frontais que praticamente desapareceram estes últimos anos. É a única maneira de recuperarmos a "média" a que estávamos habituados.
Entretanto é óbvio que temos de esperar para ver até onde isto vai...se estabiliza em torno deste regime ou se voltamos a uma fase ascendente mas húmida.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Isso é muito relativo...foram 30 anos secos? houveram anos/períodos mais secos ou iguais a estes últimos? sem as condições que temos atualmente, certamente já estávamos na mesma situação, resta saber se a seca atualmente é mais grave ou não.
Se avaliarmos por esses termos quer dizer que isto pode ser cíclico e talvez ainda venhamos a ter Invernos com bons sistemas frontais e respectivos pós-frontais que praticamente desapareceram estes últimos anos. É a única maneira de recuperarmos a "média" a que estávamos habituados.
Entretanto é óbvio que temos de esperar para ver até onde isto vai...se estabiliza em torno deste regime ou se voltamos a uma fase ascendente mas húmida.

Exatamente!
Um ano seco ciclicamente sempre houve, e a consecutividade de anos secos constantes apenas intercalado com 1 ano chuvoso?
Onde está o equilíbrio?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Exatamente!
Um ano seco ciclicamente sempre houve, e a consecutividade de anos secos constantes apenas intercalado com 1 ano chuvoso?
Onde está o equilíbrio?
não existe equilíbrio per si imagina cada estação e cada ano como atirar um dado cada lançamento é um evento isolado, no clima é igual cada ano é um acto isolado podem existir muitos anos secos e um chuvoso ou o contrario, os mais potentes computadores estudam o clima e ainda assim dizem que tudo para alem de uma semana é adivinhação
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
não existe equilíbrio per si imagina cada estação e cada ano como atirar um dado cada lançamento é um evento isolado, no clima é igual cada ano é um acto isolado podem existir muitos anos secos e um chuvoso ou o contrario, os mais potentes computadores estudam o clima e ainda assim dizem que tudo para alem de uma semana é adivinhação

Para se fazer uma estudo do comportamento do clima ao longo de um século ou uma decada e aferir se foi mais quente ou mais frio, mais seco ou chuvoso obviamente tem de se fazer um somatório de cada evento isolado (como tu dizes)
Se não como é que fazes, por exemplo, para avaliar um ano hidrológico?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Para se fazer uma estudo do comportamento do clima ao longo de um século ou uma decada e aferir se foi mais quente ou mais frio, mais seco ou chuvoso obviamente tem de se fazer um somatório de cada evento isolado (como tu dizes)
Se não como é que fazes, por exemplo, para avaliar um ano hidrológico?
regra geral usam-se as médias o ipma usa dos ultimos 30 anos por isso não é fixo
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Coisas que enervam uma pessoa que até acordou bem disposta: três pessoas distintas a dizerem-me 'está frio, não está'? Não, jumento, não está frio. Não estão é 20°C. Mas como estamos em Fevereiro, se calhar está é quente, não? :angry:
 

joaocpais

Cumulus
Registo
8 Dez 2005
Mensagens
332
Local
Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
Coisas que enervam uma pessoa que até acordou bem disposta: três pessoas distintas a dizerem-me 'está frio, não está'? Não, jumento, não está frio. Não estão é 20°C. Mas como estamos em Fevereiro, se calhar está é quente, não? :angry:

Ou estarem 20 graus e dizerem :é pá hoje está frio ou dizerem:este inverno até está frio