Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2021 às 11:00.

1. Marco pires

Marco pires
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Out 2017
    Local:
    Pinhal novo
    Eu nascido a meio dos anos 70, tenho memórias bem diferentes de como eram as coisas em finais desses mesmos anos e durante os anos 80.
    Como era tudo tão diferente, a todos os níveis

2. Iceberg

Iceberg
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Estamos no mesmo barco, amigo Totalmente de acordo.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

3. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    Realmente o IPMA por vezes apresenta grandes discrepâncias nos relatórios à medida que os anos passam. Por exemplo no boletim climatológico de junho de 2006, saído na altura, eles diziam que a média das máximas foi inferior ao normal em parte do território, em especial no Algarve. E agora nestes junhos mais recentes dizem afinal que o junho de 2006 teve uma temperatura média de 2°C superior ao normal. Afinal em que é que ficamos?
    O mesmo acontece para o outono de 2010, em que eles diziam que esse outono tinha tido uma temperatura média de 0,4°C inferior ao normal, sendo portanto o último outono abaixo da média até ao momento. Mas nestes boletins mais recentes dizem afinal que o outono de 2010 teve uma anomalia positiva de 2°C em relação à média, classificando-o como "quente" e relegando para o outono de 2008 o estatuto de último outono frio. Afinal em que é que ficamos?
    E mais incoerências devem de haver nos relatórios...

"Charneca" Mundial, joselamego e N_Fig gostaram disto.
  4. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Essa de junho de 2006 é hilariante, acho que devem ter usado a normal de julho ou assim por engano :D Aliás, eles começam por dizer (corretamente) que a temperatura esteve acima da média, mas depois mostram aqueles mapas todos malucos...
    Essa do outono de 2010 (posso-te garantir que foi fresquito, que deste eu lembro-me!) nunca reparei, mas discrepâncias dessas são infelizmente comuns, se fores veres em gráficos os anos de 2001 e 2002 aparecem com temperatura abaixo ou acima da média consoante o boletim... Só me lembro de uma vez o IPMA ter corrigido o erro, quando publicou o boletim de 2012 e tinha uma ligeira anomalia positiva, e depois corrigiram para uma ligeira anomalia negativa

5. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Bem presente na minha memória, por ter vivido directamente a experiência, a tragédia de Novembro de 1967 e a avaliação muito por baixo dos 500 mortos. Apenas 16 anos depois, a destruição nas enxurradas de Novembro de 1983, fez reavivar o receio de nova tragédia de proporções catastróficas. Mas antes, as tempestades de 1977, 1978 e 1979 culminando numa das maiores cheias do Tejo que até levaram à interrupção do abastecimento de água a Lisboa, marcaram um dos triénios mais chuvosos na memória. É a partir dos anos 80 que a mudança climática reflectida por exemplo na secura do Março começou a fazer-se notar.

6. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Pode ser devido a considerarem novo período de Normais ou um período histórico mais alargado.

7. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    De facto hilariante esse boletim de junho de 2006. Começam por dizer que as temperaturas foram superiores aos valores médios, que o número de dias com temperaturas iguais ou superiores a 25°C e 30°C foram muito superiores aos valores médios... E depois metem esses mapas hilariantes com anomalias negativas, especialmente das máximas :lol: Em vez de usarem as normais de junho devem sim é ter usado as normais de julho ou agosto :D, só assim se justifica... Em grande parte do Alentejo a média das máximas de junho de 2006 ultrapassou os 30°C e no nordeste transmontano a média das máximas andou à volta dos 28°C como se pode ver nos mapas, e eles meteram todas aquelas anomalias negativas :lol:
    O outono de 2010 foi de facto fresco, bastante influenciado pelo mês de novembro que teve uma anomalia negativa superior a 1°C, no final de novembro de 2010 houve inclusivamente máximas e mínimas baixíssimas para a época e queda de neve acima dos 400 metros no interior norte e centro, recordo-me de, na altura, ter havido pessoas a dizerem que não se lembravam de terem visto nevar tão cedo no ano a essas cotas :D, o outubro foi também ele fresquito nomeadamente nas mínimas, nas máximas foi normal. Apenas o setembro foi quente. Mas se consultares o boletim climatológico do ressequido outono de 2017 existe um gráfico com as temperaturas desde 1931 e o outono de 2010 aparece com uma anomalia positiva entre 1°C e 2°C e existe também uma frase que diz que "os últimos 9 outonos registaram sempre temperaturas médias do ar superiores ao valor normal", ou seja englobavam também o outono de 2010 e remetendo para o outono de 2008 o estatuto de último outono frio quando na verdade foi o penúltimo :lol:

joselamego, "Charneca" Mundial e N_Fig gostaram disto.
  8. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    Mas com certeza que houve erros de transcrição nos mapas das anomalias. Isto porque em grande parte do Alentejo a média das máximas de junho de 2006 ultrapassou os 30°C e no nordeste transmontano a média das máximas andou à volta dos 28°C como se pode ver nos mapas (no Alentejo as normais de junho rondam os 29°C e no nordeste transmontano rondam os 25/26°C). Eles em vez de terem usado as normais de junho devem ter usado as normais de julho ou agosto, só assim se justificam todas aquelas "anomalias negativas"

A julgar por todas essas memórias longínquas mas nítidas, especialmente essas referentes às cheias de 1967, então o Sr. Ricardo já é um veterano daqui do fórum :D

#1073 Santofsky, 6 Abr 2021 às 16:42
    Última edição: 6 Abr 2021 às 16:56
  9. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Novamente, esta vaga de frio não vai chegar a atingir Portugal, e ainda bem. Contudo, as temperaturas vão descer uns quantos graus a partir de quinta-feira, não por causa da vaga de frio em si mas sim porque se aproximará uma cut-off vinda de oeste que não só irá empurrar o frio ainda mais para leste como também irá trazer a prestigiada chuva (ainda que não seja nas quantidades desejadas). Veremos! :pray:

Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego e Santofsky gostaram disto.
  10. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    Se a vaga de frio nos atingisse só iria arrasar tudo o que é agricultura, e ainda para mais depois destes dias de calor. Quanto às temperaturas elas poderão descer ao longo do fim de semana, não só pela aproximação da cut-off vinda do Atlântico, como também a mesma poderá arrastar consigo um pequeno fluxo de ar polar marítimo, fazendo descer ainda mais um pouco as temperaturas. E parece que a próxima semana os modelos estarão a cozinhar uma nova cut-off vinda de oeste, trazendo consigo mais chuva, para além das temperaturas se manterem em valores normais para a época. Isto para quem há uns dias atrás colocava a dorsal africana em cima de nós e temperaturas novamente próximas dos 30°C. Veremos o que acontece...:pray:

joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  11. Santofsky

Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Nov 2020
    Local:
    Portugal
    O final dos anos 70, mais concretamente o triénio 1977-79, foi um período extremamente chuvoso, culminando em cheias graves nos principais rios do país. Os três invernos desse período conseguiram ser ainda mais chuvosos do que o mítico 2000-2001, segundo o IPMA. O problema foi que, se o final dos anos 70 foi extremamente chuvoso, já o início dos anos 80, mais concretamente o período 1980-83, foi muito seco, com duas secas graves em 1980/81 e 1982/83 abrangendo todo o território, sendo a região sul do país a mais afetada como é hábito.

12. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    O ano de 1998 marcou Portugal pela EXPO 98 e muitos trabalhos da escola nesse ano andaram à volta do ambiente, dos Oceanos, da protecção do planeta e extinção das espécies. Talvez seja o ano em que se começa a falar destes assuntos de forma mais relevante. Por mim lembro-me bem das duas vezes que visitei o recinto da exposição, durante o Verão, esteve sempre bastante quente e a luz vibrante que vinha do Tejo e os edifícios brancos reforçavam essa sensação de trópicos. Um dos anos mais marcantes da minha adolescência. Mas só no ano de 2001 comecei a me interessar verdadeiramente pelo tempo, lembro-me bem de um inicio de Outono bem frio em 2001 que continuou até ao Natal. Uma pequena lagoa de extracção de areias aqui perto chegou a congelar em Dezembro. 2003 teve um inverno muito ameno, tendo chegado bem tarde - o frio chegou já quase só em Março, se bem me lembro.

joselamego, N_Fig e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  13. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    O período em que a expo esteve a funcionar não foi nada de especial em termos de calor, e o inverno de 2003 teve uma temperatura ligeiramente abaixo do normal se for o de 2002/03, se for o de 2003/04 foi realmente quentito e depois março de 2004 foi frio
    (Não leves estas correções a peito, a memória meteorológica é tramada e eu só "sei" isto tudo porque estou a ver dados do IPMA :o)

14. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    A chuva prevista praticamente se esfumou no sul ! É um cenário de seca que está sobre a mesa!

StormRic e joselamego gostaram disto.
  15. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    A chuva ainda não se esfumou totalmente no Sul porque ainda estão previstos 8 mm para Tavira no sábado, e 23 mm até dia 17, por exemplo. Ainda assim isto é no modelo europeu, porque outros modelos estão muito piores neste aspeto. :hmm:

Collapse Signature Expandir Assinatura
    StormRic, joselamego e Thomar gostaram disto.

Utilizadores a ler este tópico (Membros: 1, Visitantes: 6)

1. Jorge_scp

Partilhar esta Página