Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mesmo assim, já tem havido invernos bem mais " chatos".
Agora, se a expectativa é ver muitos dias gelidos, e nevoes a cotas baixas em Portugal, pois, aí sim, é sempre fiasco, ainda assim, tivémos um evento razoável de neve acima dos 500/600m no dia 9 de janeiro, pontualmente com surpresas abaixo dessa cota.
Para já Fevereiro vai entrar com alguma chuva, o que já não é mau.
 


Mr.Jones

Cirrus
Registo
22 Dez 2020
Mensagens
35
Local
Odemira
Existe sempre uma alternativa para cada gosto, mas lembro que nós próximos 15 dias só poderá sair do país em caso de extrema importância, meta a cunha chefe, pode ser que tenha sorte

1f91d5eead24240247ce61873ae2630b.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
-30°C em Fevereiro??? 14% de probabilidade de precipitação??? Que fiasco de mês!!!
2 graus acima da média e sem neve?? Que desilusão, realmente as coisas já não são o que eram... ainda me lembro dos Fevereiros em Oymyakon com uns belos -65°C e 3 metros de neve nas ruas:buh:
Enfim, nada que não estejamos habituados...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Isto quando vier os " rios de calor" é que me vou rir...
Lá para Março pode ser que as temperaturas toquem nos 30°c em todos o país....

Lei da compensação vem sempre ao de cima.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Um mês de janeiro triste e estragado. Quando penso que já vi tudo neste fórum afinal parece que ainda há mais para ver. Já lá vai o tempo em que se queixavam de janeiros secos e monótonos...qual quê. Frio, chuva, neve mas triste e estragado.
Monotonia é teres 15 dias ou mais de chuva morrinha isso sim é monotonia.
Já não vejo o azul do céu há duas semanas...

Mas como tamos em janeiro ...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Não vale a pena tirar conclusões precipitadas, só para vir justificar os queixumes do costume.
Para já muitos modelos tinham previsto desde do início que a Península Ibérica seria atingida por entradas continentais oriundas da Sibéria a partir do dia 6 de Fevereiro, admitindo que podem ocorrer alterações à última da hora. Mas até agora com este inverno temos tido agradáveis surpresas, seja no frio ou na chuva.

A meteorologia não é hara-kiri. A meteorologia vai consoante o vento sopra, é assim que esta ciência funciona.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Monotonia é teres 15 dias ou mais de chuva morrinha isso sim é monotonia.
Já não vejo o azul do céu há duas semanas...

Mas como tamos em janeiro ...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Virem para aqui queixar-se de que não se vê o sol há não sei quantos dias também não vai fazer com que ele apareça. E é exatamente igual noutras circunstâncias porque felizmente, ninguém manda na meteorologia.
É mais normal ter 15 dias de chuva em janeiro, seja morrinha ou não, do que ter 30ºC em Março como já referiste.

Mais uma vez, estás na zona errada do país para ver o sol com frequência no inverno, em anos mais normais.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Isto quando vier os " rios de calor" é que me vou rir...
Lá para Março pode ser que as temperaturas toquem nos 30°c em todos o país....

Lei da compensação vem sempre ao de cima.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Se há altura em que o frio deve de estar implacável é agora no inverno e não no verão, principalmente nos meses de junho, como tem acontecido nos últimos anos...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Isto quando vier os " rios de calor" é que me vou rir...
Lá para Março pode ser que as temperaturas toquem nos 30°c em todos o país....

Lei da compensação vem sempre ao de cima.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

30°C em março não (até 25°C é muito para essa altura do ano, aliás o mês de março ainda costuma trazer boas surpresas no que respeita ao frio) mas é a partir de meados de maio quando começam a surgir os primeiros. Todos os anos quando chega essa altura é só malta a queixar-se do calor. Pois como disse no post anterior o frio é agora nesta altura que deve estar implacável e não no verão, que por sua vez é quando o calor deve estar igualmente implacável e não agora.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
30°C em março não (até 25°C é muito para essa altura do ano, aliás o mês de março ainda costuma trazer boas surpresas no que respeita ao frio) mas é a partir de meados de maio quando começam a surgir os primeiros. Todos os anos quando chega essa altura é só malta a queixar-se do calor. Pois como disse no post anterior o frio é agora nesta altura que deve estar implacável e não no verão, que por sua vez é quando o calor deve estar igualmente implacável e não agora.
A uns anos atrás em março aqui no litoral norte atingimos os 28°c...
Infelizmente para mim pq detesto este padrão de chuva persistente e intensa e temperaturas amenas estes últimos anos tem sido uma miséria além dos prejuízos que provoca...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não vale a pena tirar conclusões precipitadas, só para vir justificar os queixumes do costume.
Para já muitos modelos tinham previsto desde do início que a Península Ibérica seria atingida por entradas continentais oriundas da Sibéria a partir do dia 6 de Fevereiro, admitindo que podem ocorrer alterações à última da hora. Mas até agora com este inverno temos tido agradáveis surpresas, seja no frio ou na chuva.

A meteorologia não é hara-kiri. A meteorologia vai consoante o vento sopra, é assim que esta ciência funciona.
Eu sei que não é. Eu apenas fui comentar aquilo que os modelos preveem neste momento, mas também sei que muita coisa pode mudar nos próximos 10 dias.
Agora, uma coisa é quase certa: vamos ter bastante chuva até dia 6, um pouco por todo o país. Falta saber é onde irá cair o grosso da precipitação... :rain:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Eu sei que não é. Eu apenas fui comentar aquilo que os modelos preveem neste momento, mas também sei que muita coisa pode mudar nos próximos 10 dias.
Agora, uma coisa é quase certa: vamos ter bastante chuva até dia 6, um pouco por todo o país. Falta saber é onde irá cair o grosso da precipitação... :rain:

Isto baseando-se na previsão do ECMWF, mas o GFS ainda mantém a previsão de chegada de ar frio até à Península Ibérica, apesar deste ser passageiro.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Virem para aqui queixar-se de que não se vê o sol há não sei quantos dias também não vai fazer com que ele apareça. E é exatamente igual noutras circunstâncias porque felizmente, ninguém manda na meteorologia.
É mais normal ter 15 dias de chuva em janeiro, seja morrinha ou não, do que ter 30ºC em Março como já referiste.

Mais uma vez, estás na zona errada do país para ver o sol com frequência no inverno, em anos mais normais.
Em 2017 2018 tivemos invernos bem mais risonhos no litoral norte.
Os últimos 2 anos tem sido um desastre...
Mas só quem passa por elas é que sabe!!!
Sorte a das lavandarias por exemplo faturam bem!
Se não batemos o record devemos andar perto com os dias consecutivos com precipitação.
O ano passado em Montemuro as pessoas queixavam se exatamente do mesmo dezenas e dezenas de dias sem sol e com muita chuva...
Mandar no tempo!?
Às vezes...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Em 2017 2018 tivemos invernos bem mais risonhos no litoral norte.
Os últimos 2 anos tem sido um desastre...
Mas só quem passa por elas é que sabe!!!
Sorte a das lavandarias por exemplo faturam bem!
Se não batemos o record devemos andar perto com os dias consecutivos com precipitação.
O ano passado em Montemuro as pessoas queixavam se exatamente do mesmo dezenas e dezenas de dias sem sol e com muita chuva...
Mandar no tempo!?
Às vezes...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
2017 não foi propriamente um ano chuvoso e 2018, só a partir do final de fevereiro é que se tornou num ano mais chuvoso. Claro que invernos secos, normalmente têm muitos mais dias de sol.
Só quem passa por elas é que sabe?
Eu não estou no litoral norte, mas aqui na zona onde vivo também mal temos visto o sol. Temos tido alguma chuva, mas em certas situações nem chove, nem faz sol e isso é que chato.
No entanto, não me estou a queixar porque gosto deste tempo e ainda mais gosto dá depois de, nos últimos anos, os invernos serem caracterizados por estabilidade a mais. Atualmente, tendo em conta o facto de estarmos em confinamento, pelo menos sempre dá mais vontade de ficar em casa.

O que caracteriza muito o clima da tua zona é a chuva e os dias cinzentos no inverno. Aqui no Alentejo, é o calor no verão. Gosto do calor, mas também não gosto dele em excesso, só que não venho para o seguimento livre fazer disto um muro das lamentações porque sei bem que é algo comum da minha região e além disso, as minhas queixas não iriam adiantar de nada. Em vez disso, sempre vou publicando no tópico de seguimento o ponto da situação porque é mais essencial ao fórum.
Tendo em conta aquilo que tu dizes, estou a tentar perceber o significado do teu avatar. É ironia?
 
Última edição: