Seguimento Meteorológico Livre - 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Vi por aí um rumor, algures num página amadora no facebook, de que havia possibilidade de uma entrada fria continental lá para meados dos dias 17/18, mas já estive a ver os modelos e não encontrei nada disso... estranho
Eu por acaso encontrei. O que me parece é que não será nada de especial - teremos literalmente a descida de 2 a 3°C na temperatura, no máximo. E possivelmente, tendo em conta a distância temporal, até acredito que nem haja nada mesmo e que ficará tudo em Espanha... :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Relativamente ao meteociel, parece que houve um incêndio que destruiu as instalações onde se encontravam os servidores que este e outros sites usavam, isso afecta o site as apps..

159867270_3992385967446735_3329749011817483146_o.jpg


159238109_3992400037445328_8699885498181786173_o.jpg


xFsgUxa.jpg


https://www.facebook.com/meteocorroios
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
E não havia redundância nenhuma noutro serviço externo? Websites com alguma magnitude geralmente deverão ter backups frequentes para um local fora do datacenter, mesmo por causa destas situações, que apesar de improváveis, podem acontecer. Cabe a cada administrador ter planos de contingência para estas situações, se não os tinham, a culpa está do lado deles também.

Backups dentro do mesmo datacenter quase não são backups, porque no caso de haver danos físicos no datacenter como houve agora, perde-se tudo.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
E não havia redundância nenhuma noutro serviço externo? Websites com alguma magnitude geralmente deverão ter backups frequentes para um local fora do datacenter, mesmo por causa destas situações, que apesar de improváveis, podem acontecer. Cabe a cada administrador ter planos de contingência para estas situações, se não os tinham, a culpa está do lado deles também.

Backups dentro do mesmo datacenter quase não são backups, porque no caso de haver danos físicos no datacenter como houve agora, perde-se tudo.

Exactamente, diria que qualquer pessoa que sabe minimamente de informática (e mesmo assim não é preciso perceber), tem a noção que se para considerar uma cópia de dados um backup, este tem de estar geograficamente distanciado do servidor principal. De que serve ter cópias de dados na gaveta da secretária onde eu uso o computador, se o prédio todo arder? Basicamente a lógica é esta...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Backups dentro do mesmo datacenter quase não são backups, porque no caso de haver danos físicos no datacenter como houve agora, perde-se tudo.

Inclusive backups dos backups fora das instalações principais para prevenir ao máximo a perda de dados...:unsure:

Eu, por exemplo, guardo informação/dados e back ups dos computadores em dois discos externos em simultâneo... se um falhar tenho sempre o outro para recuperar a informação.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Inclusive backups dos backups fora das instalações principais para prevenir ao máximo a perda de dados...:unsure:

Eu, por exemplo, guardo informação/dados e back ups dos computadores em dois discos externos em simultâneo... se um falhar tenho sempre o outro para recuperar a informação.

Um amigo de Engenharia Informática que trabalha para o Estado há uns anos em conversa comigo avisou que coisas deste tipo poderiam suceder, pois nas entidades em que trabalha não há backups, pelo que ele lá ia aconselhando a fazer cópias em papel.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Olhando para os modelos tudo aponta para um Março seco com um anticiclone muito estável e extenso em frente à Península que afecta inclusive a latitude das Ilhas britânicas. Esta situação deverá estender-se até ao final do mês, mas lá para depois de dia 20 poderemos ter uma cut-off a afectar o Algarve mas ainda está tudo muito imprevisível. Temos portanto uma sinóptica diferente da sinóptica de 2018 ou de 2020... mas ainda é cedo para falar de Primavera seca pois noutros anos hidrológicos recentes tudo virou entre Abril e Maio e a Primavera acabou por ser chuvosa, caso de 2008 ou de 2016. De qualquer das formas a maioria das Primaveras têm sido chuvosas nos últimos 16 anos pelo que é altamente provável que as coisas mudem (e que voltemos a ter Invernos muito chuvosos com 200 e tal mm em Dezembro no Sul e 400 e tal no Norte).
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Eu por acaso encontrei. O que me parece é que não será nada de especial - teremos literalmente a descida de 2 a 3°C na temperatura, no máximo. E possivelmente, tendo em conta a distância temporal, até acredito que nem haja nada mesmo e que ficará tudo em Espanha... :rolleyes:
Pois eu ainda não vi nada explícito nos modelos, mas a publicação indicava que seria uma entrada fria seca e que as temperaturas iriam estar cerca de 8 a 12 graus abaixo da média :eek: Acho que é uma previsão bastante exagerada e não acredito muito que venha a acontecer, mas se se concretizar, será uma valente bomba para arrasar as culturas :unsure: