Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Na noite de 10 de março de 2021, um incêndio atingiu o datacenter do nosso host OVH em Estrasburgo. Um dos edifícios foi completamente destruído, assim como os servidores lá dentro. A priori, perdemos 4 servidores no incêndio (de 18). O servidor principal do site Météociel que também se encontra em Estrasburgo não foi afectado mas a instalação eléctrica tem de ser refeita, o que poderia demorar até 15 de março em teoria segundo a OVH antes de o servidor poder ser reiniciado. Parece difícil e supérfluo reinstalar todo o conteúdo deste servidor em um novo neste período de tempo. Vamos apenas configurar links para os serviços ainda disponíveis nos outros servidores, entretanto, e trabalhar na substituição dos servidores que queimaram.


Este é o momento mais difícil desde que o Meteociel começou, 18 anos atrás, tivemos algumas falhas e falhas de hardware, mas nunca esperávamos que um data center desaparecesse assim.


Extraído do site Meteociel!
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Pois eu ainda não vi nada explícito nos modelos, mas a publicação indicava que seria uma entrada fria seca e que as temperaturas iriam estar cerca de 8 a 12 graus abaixo da média :eek: Acho que é uma previsão bastante exagerada e não acredito muito que venha a acontecer, mas se se concretizar, será uma valente bomba para arrasar as culturas :unsure:
A saída das 12z do GFS mostra esse cenário, infelizmente. Tendo em conta que esse tipo de entrada não traz nada de especial a Portugal, só desejo que o anticiclone faça o papel do costume e empurre tudo para Leste porque as suas consequências na agricultura e não só, visto estar tudo a florescer, seriam muito más.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
A julgar pelo que os modelos têm vindo a mostrar desde há uns dias para cá, parece que poderemos ter uma sinóptica interessante para o próximo fim de semana (para a agricultura deverá ser tudo menos interessante...), com uma depressão vinda diretamente de nordeste a atingir a península ibérica, originando descidas acentuadas da temperatura, sobretudo as máximas, já a partir da próxima sexta-feira, podendo ser, no geral, na ordem dos 7/8°C (até quinta-feira as máximas prometem estar acima dos 20°C na larga maioria do país). A concretizar-se estas previsões, há quantos anos não tínhamos uma sinóptica destas no nosso território?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
O mês de Março em 2020 foi algo idêntico e até mais quente do que este, até esta altura, no ano passado registei 25.3 ºC no dia 9 de Março e no dia 17 de Março, registei uma máxima de 11ºC que foi a máxima mais baixa do ano.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
O mês de Março em 2020 foi algo idêntico e até mais quente do que este, até esta altura, no ano passado registei 25.3 ºC no dia 9 de Março e no dia 17 de Março, registei uma máxima de 11ºC que foi a máxima mais baixa do ano.
Aqui na Figueira houve máximas à volta de 8 ºC no fim de março do ano passado
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Um pouco off-tópico, mas não era suposto as plantas para crescerem guiarem-se mais pela intensidade da luz solar do que pelas temperaturas? É que assim basta uns dias mais quentes em fevereiro/março para crescerem imenso... e morrerem congeladas dias depois

Um dos problemas de hoje é termos espécies\variedades pouco ou nada adaptadas às especificidades de muitas zonas climáticas.
Muitas das culturas feitas nos últimos 10-15 anos, foram de variedades que podem ser sujeitas a stress climático por não estarem adaptadas a estas alterações típicas do nosso clima.
É normal isto acontecer, andamos à procura de frutas e variedades novas, por vezes sem saber se o clima de onde são originários é similar ao nosso.

Aqui em casa um dos erros que cometi foi meter uma macieira bravo de esmolfe. Esta é uma variedade típica de zonas de interior, beira alta, mais precisamente. Precisa de frio, precisa de terra mais seca e menor humidade, com floração e frutificação tardias. Aqui em casa nos últimos ano tive florações demasiado cedo, não sem raras vezes o início da frutificação se dar com frio e chuva, acabando por ou ter pouca flor ou poucos a nenhuns frutos.
Já no caso do pé de feijoa, que é originário do sul do Brasil e tem um clima muito similar a esta zona - precisa de geada no inverno e sol\calor no verão, a adaptação do mesmo cá em casa foi excelente. Muito fruto, boa qualidade. Só tive um ano mau, em que a floração foi fantástica, muito insecto polinizador, e no espaço de 3 dias de muita chuva e tempo fresco (início de julho) nem uma flor vingou.
Creio que os factores principais são termos temperatura adequada e humidade também adequada a cada espécie. Não me parece que o factor intensidade da luz seja por si o mais importante no crescimento das plantas.
...

Fugindo do off-topic, temos pela frente dias agradáveis, sendo expectável que também a instabilidade possa regressar no último terço do mês, com o "mergulho" da corrente de jacto para mais perto da península Ibérica. A corrente tem estado bastante alta em latitude nos últimos dias.
O seu isolamento sobre a península, poderá beneficiar as regiões mais a sul do nosso território a partir dessa altura, num movimento retrógrado vindo de NO para SE. Oxalá se concretize, há zonas ainda sequiosas e barragens para compor...
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
skrZoD0.gif


6 meses e a aumentar...

Segundo Jorge Miguel Miranda, a infraestrutura já está "operacional" e "a fornecer dados de forma contínua".

Em resposta, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, admitiu que a instalação do radar da Serra de Santa Bárbara "levou mais tempo do que era devido", mas prometeu "empenho" na instalação dos restantes equipamentos.

Inaugurado o radar meteorológico da Serra de Santa Bárbara

Salvo erro, também vão instalar um detetor de descargas elétricas.

...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boas,

Não tenho dados concretos mas em Abril de 2018 tivemos alguns dias de temperatura negativas e chuva até ao principio de Junho,
pouca chuca tido caído até á primavera.
Os meses de março e abril foram muito chuvosos, o de maio nem por isso. Depois a Maria Leal lançou uma "música" a dizer que vinha aí o verão e primeira semana de junho foi de chuva constante e máximas nos 20 ºC ou abaixo :hmm:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Os meses de março e abril foram muito chuvosos, o de maio nem por isso. Depois a Maria Leal lançou uma "música" a dizer que vinha aí o verão e primeira semana de junho foi de chuva constante e máximas nos 20 ºC ou abaixo :hmm:

:lmao: :lmao:
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
A primeira década desse junho, não tanto pela chuva mas mais em termos de temperaturas, foi a pior de sempre que já vivi... Uma primeira década muitíssimo abaixo do normal e também uma primeira quinzena muitíssimo abaixo do normal, diziam os mais antigos que "em junho comem-se as cerejas ao lume", foi exatamente o que aconteceu na primeira década desse junho de 2018, mas mesmo os idosos já não tinham memória de tal coisa, o que é certo que as temperaturas verificadas nessa primeira década/quinzena de junho fizeram lembrar junhos da década de 70 (a maior parte dos junhos nessa década foram bastante frios) do século passado. Foi a pior primeira década/quinzena de junho desde que me lembre, nem a primeira década/quinzena de junho do ano seguinte foi tão fria como a do ano anterior, apesar de junho de 2019 ter sido globalmente mais frio do que junho de 2018... A diferença é que em 2018 houve um grande disparo nas temperaturas a partir de meados do mês e assim permaneceu quase até ao fim, com uma ou outra descida pontual, o que fez com que esse junho acabasse com valores próximos dos normais, enquanto que em 2019 esse disparo só foi verificado nos últimos dias do mês, fazendo com que o mês acabasse com valores inferiores aos normais... Junho de 2020 foi quase uma fotocópia tirada a papel químico do de 2018, só que a primeira quinzena, apesar de nalguns dias se terem registado valores inferiores aos normais, foi bem menos fria que a de 2018, nem tem comparação possível... De resto desde 2017 que não há um junho decente ao nível das temperaturas, o último foi precisamente nesse ano
 
  • Gosto
Reactions: joselamego