Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Tem faltado uma boa porção das observações aerológicas de altitude proporcionadas pelos voos comerciais.

Ainda que nesta altura do ano haja muita instabilidade nos modelos, não é, de todo, normal. A quarta/terceira vaga de COVID na Europa levou grande parte dos países europeus a decretar o confinamento e a cancelar voos, como é o caso de Itália, Bélgica, França, República Checa, Hungria, Países Baixos ou Estónia, só para nomear uns quantos... Ora, o que dá a entender é que os voos comerciais são fulcrais para a previsão meteorológica e quando há uma diminuição clara dos voos, os modelos começam a falhar muito mais vezes e a curtas distâncias de certo evento. :eek:

Ainda assim, penso que neste momento a coisa está melhor do que em abril do ano passado, até porque, apesar dos confinamentos, a aviação em Portugal foi retomada nas últimas semanas devido ao desconfinamento. Ainda assim, não é suficiente... Lembro-me de que, em abril do ano passado, muitas vezes os modelos falhavam num evento a horas de distância, tanto que por vezes a minha previsão era até mais por intuição através da análise de imagens de satélite do que vendo modelos e depois logo se via o que acontecia! :scared:

Pois, em princípio será a essa a razão para a discrepância tão grande de temperaturas de umas atualizações para as outras... O mesmo se aplica à precipitação, pois hoje nem sequer estava prevista chuva de jeito... E no entanto já choveu bem em vários pontos do país, nomeadamente a norte do Tejo - algo que até a mim me deixou surpreendido... :surprise:
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não parece que vá acontecer mas fica o registo.

9FGeHOP.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
1 ou 2 dias para mais certezas?

DPgkZLU.gif


GFS a destoar, como é habitual :D

zsfnNm5.png

fhf1iEC.gif


A ~100h continua a haver alguma incerteza para os Açores.

A 144h é mais ou menos Europa vs América do Norte. O ensemble do GFS em muitas ocasiões não tem grande dispersão e assim, como atualmente há, a previsão operacional pode não ser grande coisa. Esperar para ver.

t50IQoo.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
-> https://www.weathernerds.org/satell...itascatambb=Off&initascatambc=Off&initsst=Off / http://ds.data.jma.go.jp/mscweb/data/himawari/sat_img.php?area=se2 / https://www.jma.go.jp/bosai/map.htm...lor&contents=himawari&lang=en&interval=middle

Mais uma besta recorde (165 nós em Abril, JTWC). Melhores imagens dentro de pouco tempo dado o amanhecer.

MAX SUSTAINED WINDS - 165 KT, GUSTS 200 KT

THE INITIAL INTENSITY OF 165KTS IS BASED ON A CONSENSUS OF MULTIPLE AGENCY DVORAK FINAL-T ESTIMATES RANGING FROM T7.5 TO T8.0 (155-170KTS) PGTW, KNES, RJTD, RCTP; AND THE OBJECTIVE ESTIMATES OF T8.0/170KTS (ADT) AND 164KTS (SATCON), ALL REFLECTING THE EXTREMELY INTENSE SYSTEM.

Hiper-tufão?

 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Quanto mais perfeita a geometria, maior a intensidade.
Há 17 horas atrás, visto pelo Suomi, já tinha este aspecto:

04:20 utc, resol. 1 Km
RwlXkPe.jpg


E 17 minutos depois, o Aqua via-o assim:

04:37 utc, resol. 250 m
upkvnXD.jpg
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
O ECMWF continua a insistir na tal cut-off de 990 hPa ao largo da costa ocidental portuguesa lá para a próxima sexta-feira... Veremos como evoluem as próximas saídas... Porque a confirmar-se estaremos perante a presença de uma depressão muito cavada e que poderá fazer estragos... Muita atenção às próximas saídas...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O ECMWF continua a insistir na tal cut-off de 990 hPa ao largo da costa ocidental portuguesa lá para a próxima sexta-feira... Veremos como evoluem as próximas saídas... Porque a confirmar-se estaremos perante a presença de uma depressão muito cavada e que poderá fazer estragos... Muita atenção às próximas saídas...

"Sexta-feira" ? :huh:
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Pelo que percebi segundo os modelos será na noite de quinta para sexta...mas ainda falta muito tempo!

O ECM e o GEM já preveem uma superfície frontal jeitosa para quarta feira o GFS só prevê chuva mais significativa na quinta / sexta. Mas acredito mais na previsão do ECM que no GFS.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Neste momento, enquanto que o GFS mete toda a precipitação a norte do Tejo (e retirou quase toda a sul), o ECMWF mantém a precipitação generalizada para todo o país, seja na saída operacional como no ensemble. Eu cá para mim acho que é o ECMWF que vai acertar novamente, já que, neste tipo de eventos, costuma ser o mais estável ao nível de acumulados. Veremos! :pray: :rain:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores