Seguimento Meteorológico Livre - 2021

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
É verdade os +47,4°C.
Durante uns anos a temperatura atingida na Amareleja foi de +47,3°C,
Depois durante mais uns anos foi de +47,4°C
E agora voltàmos atràs, não faz sentido... :-|
No relatório de 2003 estavam 47,3 ºC. Esse tipo de coisas são comuns por parte do IPMA, também há os casos dos meses que num relatório têm anomalia positiva e depois noutro já é negativa...
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Se o IPMA tivesse uma estação mesmo em Mértola a não a 20km de lá tenho a certeza que hoje seria a mais quente. A minha de Mértola registou 45,3°C
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As previsões para os próximos 15 dias no Interior fazem-me muito lembrar julho de 2020: as temperaturas não atingirão valores acima de 40ºC mas andarão num pântano ali entre os 35 e os 40ºC. De relembrar que sinópticas destas são por vezes piores e causam uma maior mortalidade que as de vagas de calor, sobretudo depois de vários dias de calor extremo como os que tivemos neste fim-de-semana... :calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Realidade RADAR vs IR

46677c1437c27518ff76b3633ff9857c.jpg


88ac9c6e6d231330ed4700ae211ac53e.jpg


A julgar pelo IR, deveria estar a ocorrer um dilúvio aqui, no entanto nada disso está a ocorrer.

Era assim que víamos “antigamente” se havia probabilidade de chuva forte

O RADAR veio desmistificar.

O acumulado diário na minha estação é de 0,5mm até agora.

Até agora a estação amadora do capelo é a que leva o acumulado mais significativo, cerca de 7,6mm.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O que é que significa IR?
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Será que agosto irá terminar sem uma única trovoada para amostra?
A confirmar-se poderemos estar perante um facto, diria, inédito: não me recordo de um ano em que tanto julho como agosto ficassem, ao mesmo tempo, de mãos a abanar no que diz respeito a trovoadas, o que poderá acontecer neste ano de 2021. Sempre me lembro de, em todos estes anos, pelo menos num destes meses haver trovoadas (uns anos só em julho, outros só em agosto e outros nos dois meses). Ou seja, poderemos estar na iminência de 2021 ser o primeiro ano em que não há sequer um trovão para amostra nos dois meses em questão. A não ser que os modelos deiam uma grande volta de 360 graus nos próximos dias...
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e joselamego

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Será que agosto irá terminar sem uma única trovoada para amostra?
A confirmar-se poderemos estar perante um facto, diria, inédito: não me recordo de um ano em que tanto julho como agosto ficassem, ao mesmo tempo, de mãos a abanar no que diz respeito a trovoadas, o que poderá acontecer neste ano de 2021. Sempre me lembro de, em todos estes anos, pelo menos num destes meses haver trovoadas (uns anos só em julho, outros só em agosto e outros nos dois meses). Ou seja, poderemos estar na iminência de 2021 ser o primeiro ano em que não há sequer um trovão para amostra nos dois meses em questão. A não ser que os modelos deiam uma grande volta de 360 graus nos próximos dias...

Se não me engano, no mês de julho houve algumas trovoadas no interior norte e centro, mas algures a N de Vila Real e no NE Transmontano.
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Se não me engano, no mês de julho houve algumas trovoadas no interior norte e centro, mas algures a N de Vila Real e no NE Transmontano.
Não, não houve 0.

Também não me recordo de quaisquer trovoadas em julho nessas zonas. Aliás a precipitação ocorrida em julho nessas zonas aconteceu essencialmente nos primeiros dias do mês e sob a forma de frentes fracas, sem qualquer convecção.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Será que agosto irá terminar sem uma única trovoada para amostra?
A confirmar-se poderemos estar perante um facto, diria, inédito: não me recordo de um ano em que tanto julho como agosto ficassem, ao mesmo tempo, de mãos a abanar no que diz respeito a trovoadas, o que poderá acontecer neste ano de 2021. Sempre me lembro de, em todos estes anos, pelo menos num destes meses haver trovoadas (uns anos só em julho, outros só em agosto e outros nos dois meses). Ou seja, poderemos estar na iminência de 2021 ser o primeiro ano em que não há sequer um trovão para amostra nos dois meses em questão. A não ser que os modelos deiam uma grande volta de 360 graus nos próximos dias...
Aqui por CB, os meses das trovoadas são Junho e em menor medida Setembro. Não me recordo de muitas trovoadas em Julho e Agosto, pelo resto do país não falo.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Se o IPMA tivesse uma estação mesmo em Mértola a não a 20km de lá tenho a certeza que hoje seria a mais quente. A minha de Mértola registou 45,3°C
Sim, de facto seria interessante ver qual a diferença entre uma estação do IPMA em Mértola mesmo (e bem instalada de acordo com as Normas), e a estação da Meteoalentejo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
E o pessoal do Algarve com o vento constante de norte vai tudo parar ao Algarve covid poluição fumo de incêndios, vai tudo parar ao Algarve.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
Não conheces o ditado: "Ande por onde andar, em Agosto vêm cá parar" :huhlmao:

Nem só, também muitos aviões. :D