Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Boa dia.
Por acaso alguém reparou na temperatura máxima de ontem no site do IPMA?? Parece ser que Estremoz esteve a escaldar com 50.3 graus :winner::huhlmao:
E foi de noite! Mega-heatburst? :lol:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Reacendimento na Estrela e outro fogo simultâneo em Penalva.
C2MGrg6.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Desculpe mas não foi reacendimento, mas sim novo incêndio agora numa terra chamada Misarela, que fica junto à Guarda.

Sim, novo incêndio criminoso que levou a pensar em reacendimento, quase como resultado da incredulidade que suscita um novo fogo a começar precisamente dentro do PNSE, mas infelizmente o fogo posto é muito mais perigoso do que reacendimentos, o local e momento é sempre bem escolhido por forma a maximizar o dano. Seja qual fôr a origem, não é possível ser natural, e no contexto presente de local e tempo, mesmo um descuido é um crime.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Portugal, o País dos incendiários!
O que raio vai na cabeça dessa gente? Será falta de literacia? É com cada azeitola que até chega a assustar…
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
A situação sinóptica dos próximos três dias já merece umas cartas de previsão frontal do MetOffice (algo pouco habitual nesta altura do ano, mas começa a aproximar-se a época em que se pode dar uma viragem radical, que este ano é particularmente esperada e desejada).

São várias cartas, a começar hoje à noite e até quarta-feira ao meio-dia, ficam em spoiler para não encher muito:
qJnxu9z.gif
tEdy47R.gif
rHUlD7E.gif
xcQBH47.gif
TtXos8B.gif
27gytCs.gif
KUZkgnc.gif

Findo este interregno no calor, na quinta-feira voltará...
Só por curiosidade, porquê que não usas as cartas a cor, tem haver com as cartas a preto e branco estarem disponíveis com maior resolução?
FSXX00T_00.gif
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Só por curiosidade, porquê que não usas as cartas a cor, tem haver com as cartas a preto e branco estarem disponíveis com maior resolução?

São um pouco maiores, mas apenas isso, o detalhe das linhas é na verdade o mesmo. Estou mais habituado ao link directo que encontrei e tem não só a análise e a previsão até 120 horas, mas também as cartas anteriores até 24 horas antes. Provavelmente a página onde obtiveste essa deve ter o mesmo alcance, mas é como disse, é apenas pelo hábito de ir a este link e de há muitos anos estar mais habituado a cartas a preto e branco. ;)
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu já tive casa na Figueira. Eu passei verões inteiros na Figueira durante anos e depois muitos anos um mês inteiro. Eu vou praticamente todos os anos em Agosto à FF. 20°C não é frio, lamento. Como disse, pode ser fresco e se estiver muito vento pode ser desagradável. Frio não é. Quem quer ir à praia para ter calor e não ter vento, simplesmente não escolhe o litoral norte e centro. Não é que não existam dias quentes e sem vento. Claro que existem. Curiosamente, até aparecem com mais frequência em Setembro. Mas é preciso ter muita pontaria. Da mesma forma que eu já tive azar e nos últimos anos por duas vezes que 'fugi' para a FF para refrescar apanhei trinta e muitos e até quarenta. No entanto, é a excepção. Já no interior, calor não falta. Cada vez mais. Do mesmo modo que quem quer calor e ausência de vento na praia não deve escolher o litoral norte e centro, quem quer fresco não deve vir 'piscinar' para Viseu. Até pode ter sorte mas as odds não são boas.
Fogo, a faixa litoral oeste tem tido temperaturas da água do mar à volta dos 20 ºC ou acima há vários dias, quem é que ainda se queixa do mau tempo de praia?
 

luisf662

Cirrus
Registo
26 Jun 2014
Mensagens
5
Fogo, a faixa litoral oeste tem tido temperaturas da água do mar à volta dos 20 ºC ou acima há vários dias, quem é que ainda se queixa do mau tempo de praia?
Aqui em Peniche a água está um caldo, deve de estar aí a uns 19 ou 20 graus nos outros anos anteriores estava a 16.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.