Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Declarações precipitadas do MAI sobre uma 3a onda de calor se prolongando por Setembro adentro com Setembro seco e temperaturas acima da média.
Essa onda de calor se iniciaria a 20 Agosto e segundo o MAI sem fim a vista.

Ora em Agosto para haver onda de calor em Beja por exemplo tem que existir 5 dias seguidos com 38 c de máxima.
Não sei se será esse o caso!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Declarações precipitadas do MAI sobre uma 3a onda de calor se prolongando por Setembro adentro com Setembro seco e temperaturas acima da média.
Essa onda de calor se iniciaria a 20 Agosto e segundo o MAI sem fim a vista.

Ora em Agosto para haver onda de calor em Beja por exemplo tem que existir 5 dias seguidos com 38 c de máxima.
Não sei se será esse o caso!
Embora as temperaturas previstas estejam acima do normal, não há um único dia sequer em que o IPMA esteja a prever mais de 37 ºC em Beja, declarações que se entenderiam numa tasca, mas não do MAI...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Embora as temperaturas previstas estejam acima do normal, não há um único dia sequer em que o IPMA esteja a prever mais de 37 ºC em Beja, declarações que se entenderiam numa tasca, mas não do MAI...
Mas também tens por exemplo Bragança, que segundo as previsões do IPMA vai estar acima dos 34°c a partir de sábado, durante alguns dias, talvez não seja assim tão descabido falar em onda de calor...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Mas também tens por exemplo Bragança, que segundo as previsões do IPMA vai estar acima dos 34°c a partir de sábado, durante alguns dias, talvez não seja assim tão descabido falar em onda de calor...
Parcialmente falha minha, tinha percebido que aqueles comentários se referiam especificamente a Beja. Dito isto, continuo a achar uma irresponsabilidade estar a falar de previsões a mais de duas semanas como certezas...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Declarações precipitadas do MAI sobre uma 3a onda de calor se prolongando por Setembro adentro com Setembro seco e temperaturas acima da média.
Essa onda de calor se iniciaria a 20 Agosto e segundo o MAI sem fim a vista.

Ora em Agosto para haver onda de calor em Beja por exemplo tem que existir 5 dias seguidos com 38 c de máxima.
Não sei se será esse o caso!

"Vamos entrar numa terceira vaga de calor a partir do dia 20 [de agosto] e o mês de setembro será 50% a 60% mais quente do que em anos anteriores e 40% a 50% mais seco"

Um chorrilho de disparates:
1 - É pouco provável que venhamos a entrar numa vaga de calor, pelo menos as previsões neste momento não apontam para isso. Em princípio, teremos 1 ou 2 dias acima da média e depois haverá uma ligeira descida para valores normais para a época (quentes, estamos em agosto), em grande parte do território;
2 - Mais anedótico, alguém compreende o significado de algo ser 50% a 60% mais quente???? Essa percentagem significa o quê? Se a Normal for 30ºC ser 50% mais quente é 45ºC? O faz-se a conversão em ºF, de 90 para 135ºF?
3 - O mês de setembro "será"... Não há sombra de dúvida. Não é "deverá ser" ou "provavelmente será". Será mesmo 40% a 50% mais seco "do que em anos anteriores". Quais serão esses anos anteriores? 2017 que teve média de 2mm ou 2014 que ficou acima de 100mm?
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Quem quiser ficar chocado, leia os comentários da notícia que a RFM publicou no Facebook sobre a onda de calor. Alguns mereciam ir direitinhos para o Radar de Acéfalos. "Se viesse chuva era pior..." diz uma mulher que está de férias, ainda por cima ainda se ri. Isto revolta mesmo o estômago, e infelizmente não é o único comentário do tipo.
É que enquanto estes estão na praia de papo pro ar, há agricultores desesperados com a falta de água, justamente por não conseguirem produzir os alimentos que vão alimentar quem está na praia no bem bom. No ano passado passei um dia na praia de Mindelo (dia em que a Volta a Portugal passou em Vila Real), estava nevoeiro e fresco, estava ótimo, enquanto que aqui no interior estorricava tudo! Senti-me mesmo bem, certamente melhor do que num dia de sol. Mas infelizmente nem todos somos iguais não é? Cada vez mais tenho tendência a dizer aos mais pequenos, quando lhes damos aqueles conselhos para não fumar, não beber e tudo mais, para não gostarem de anticiclones.
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Declarações precipitadas do MAI sobre uma 3a onda de calor se prolongando por Setembro adentro com Setembro seco e temperaturas acima da média.
Essa onda de calor se iniciaria a 20 Agosto e segundo o MAI sem fim a vista.

Ora em Agosto para haver onda de calor em Beja por exemplo tem que existir 5 dias seguidos com 38 c de máxima.
Não sei se será esse o caso!
"Luzes, câmara, acção"...resume-se a isto!
Tudo isto é um teatro político de holofotes e criação de pânicos e expectativas com o intuito de 'entreter' a população...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É curioso o desvio positivo do GFS 06z, na previsão das temperaturas para o fim de semana, no caso de Beja, seguido de um desvio negativo até ao fim do período de previsão, comparado com a previsão do IPMA :intrigante:

kFvweWa.jpg

O GFS parece-me normalmente mais agressivo no início da subida das temperaturas.
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Quem quiser ficar chocado, leia os comentários da notícia que a RFM publicou no Facebook sobre a onda de calor. Alguns mereciam ir direitinhos para o Radar de Acéfalos. "Se viesse chuva era pior..." diz uma mulher que está de férias, ainda por cima ainda se ri. Isto revolta mesmo o estômago, e infelizmente não é o único comentário do tipo.
É que enquanto estes estão na praia de papo pro ar, há agricultores desesperados com a falta de água, justamente por não conseguirem produzir os alimentos que vão alimentar quem está na praia no bem bom. No ano passado passei um dia na praia de Mindelo (dia em que a Volta a Portugal passou em Vila Real), estava nevoeiro e fresco, estava ótimo, enquanto que aqui no interior estorricava tudo! Senti-me mesmo bem, certamente melhor do que num dia de sol. Mas infelizmente nem todos somos iguais não é? Cada vez mais tenho tendência a dizer aos mais pequenos, quando lhes damos aqueles conselhos para não fumar, não beber e tudo mais, para não gostarem de anticiclones.
Não se rale com os acéfalos que comentam nessa página, não são capazes de estabelecer uma relação de causa/efeito entre aquilo que se está a passar na meteorologia e a comida que lhes chega ao prato (e a catástrofe de incêndios no nosso mundo rural). Talvez, mas mesmo um grande talvez, acaso um dia haja racionamento de água e eletricidade se lhes ilumine uma acendalha no cérebro.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Quem quiser ficar chocado, leia os comentários da notícia que a RFM publicou no Facebook sobre a onda de calor. Alguns mereciam ir direitinhos para o Radar de Acéfalos. "Se viesse chuva era pior..." diz uma mulher que está de férias, ainda por cima ainda se ri. Isto revolta mesmo o estômago, e infelizmente não é o único comentário do tipo.
É que enquanto estes estão na praia de papo pro ar, há agricultores desesperados com a falta de água, justamente por não conseguirem produzir os alimentos que vão alimentar quem está na praia no bem bom. No ano passado passei um dia na praia de Mindelo (dia em que a Volta a Portugal passou em Vila Real), estava nevoeiro e fresco, estava ótimo, enquanto que aqui no interior estorricava tudo! Senti-me mesmo bem, certamente melhor do que num dia de sol. Mas infelizmente nem todos somos iguais não é? Cada vez mais tenho tendência a dizer aos mais pequenos, quando lhes damos aqueles conselhos para não fumar, não beber e tudo mais, para não gostarem de anticiclones.
Que raio de comparação é essa do fumar com o anticiclone ?? O fumar é opcao , o anticiclone é algo que faz parte do clima e este tambem é variavel e aleatorio e nao uma coisa certa !

O clima está sempre a mudar como sempre o fez ao longo de milhões de anos

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
 

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
Eu até perdoaria a ignorância daquele ministro, porque além de não perceber nada do que diz, parece que agora só querem criar pânico e medo ás pessoas.
O que não se compreende é como é que a nossa maior instituição de meteorologia pode afirmar barbaridades destas???
É que aquilo que o ministro disse, foi o que os meteorologistas lhe disseram, inclusive o presidente do IPMA com afirmações idênticas para a TV.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.