Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nao é como esta semana que tem sido a semana inteira céu nublado 20 e poucos graus e aguaceiros fracos

Certo, mas estas condições meteorológicas que temos vivido ( tempo mais fresco e chuva mais nuns locais que outros) e apesar de poderem ser consideradas "chatas" por algumas pessoas, também são benéficas.

Esta chuva não vai resolver o problema da seca nem encher barragens, mas sempre é alguma humidade que entra nas terras e isto junto com temperaturas mais baixas, e sobretudo pela seca que o Pais atravessa é, apesar de pouco, algo positivo.

Vou dar um exemplo: ontem aqui em Azinhoso/Mogadouro choveu bem, tivemos cerca de 6.60 mm acumulados no aeródromo numa boa chuvada, a reacção das pessoas foi (e estou a citar) "choveu bem, está isto fresco e pelo menos durante uns dias já não preciso de regar a horta"...ou seja menos regas, menos gastos de água, portanto há alguma poupança numa situação de seca muito acentuada aqui pelo Nordeste, hoje também já caíu um bom aguaceiro há pouco, sim é uma "gota de água" mas já é alguma coisa.

Imagina que estávamos semanas e semanas com o tempo quente como tivemos há uns dias, e uma situação de seca cada vez mais extrema, para quem gosta poderia ser interessante do ponto de vista de registos extremos, contudo as suas consequências seriam assim tão "interessantes"? Assim como condições de chuva/frios extremos também vão causar consequências nada "interessantes"..

Mas, e independentemente dos nossos gostos/desejos ( legítimos) a natureza é que manda, e o que tiver que vir ( para o bem ou para o mal ) vem. :unsure:
 
Última edição:


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Também as pode usar para os acidentes que a neve causa, o frio que mata os sem abrigo, as casas que não têm condições para o tanto frio e afins.
Devias prestar mais atenção ao que lês. Mas eu repito:

Temperaturas extremas matam.

Temperaturas extremas. Ou seja, frio ou calor em excesso. Ambos os extremos matam e isso é muito fácil de verificar dado que quer ondas de calor, quer ondas de frio têm impacto na mortalidade. Ler e interpretar são coisas distintas!
Eu falo por mim: apesar de preferir tempo fresco, nunca ninguém me viu desejar -15°C ou um metro de neve à porta de casa precisamente porque sei que isso tem consequências. Uma coisa é comentar realidades, factos, acontecimentos. Outra é desejar extremos. Não, obrigada.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Desejamos mais o que vemos menos vezes. Há poucas vezes trovoadas, convecção ou neve em Portugal. Geada também vemos poucas vezes, a maior parte de nós.
São eventos que têm algo associado, algo visual. Como por exemplo as trovoadas, neve ou geada.
Uns gostam mais de frio, ou de calor. Outros mais de chuva, ou de sol.
Mas sinceramente...
Os 40/45 graus, muitos dias seguidos, agradam em quê e para quê? É só um calor insuportável, não dá para caminhar na rua, nem tem espetáculo nenhum que se veja. Quando há frio, e muitos de nós gostamos de frio, porque associado a ele, por vezes pode vir a neve ou a geada..

Mas alguém já aqui falou que gostava de 5 a 10 graus negativos, semanas seguidas? Se já aconteceu, nunca vi.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas alguém já aqui falou que gostava de 5 a 10 graus negativos, semanas seguidas? Se já aconteceu, nunca vi.
Exatamente, nós apreciamos aquilo que é mais raro, se tivéssemos 40°c e noites tropicais os 365 dias do ano, mesmo para os amantes do calor, certamente que se cansavam, do mesmo modo que se chovesse todos os dias sem parar torrencialmente, os amantes da chuva aborreciam-se.
 

Walker

Cumulus
Registo
5 Jan 2018
Mensagens
138
Local
Castro verde
Boas, uma pergunta difícil!
Alguém faz ideia da temperatura da água da barragem da Caniçada (Gerês) nesta altura do ano, encontrei somente num blog, qualquer coisa a falar em 22°, o que eu acho muito difícil. Existe algum tipo de medição disponível, online?
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Boas, uma pergunta difícil!
Alguém faz ideia da temperatura da água da barragem da Caniçada (Gerês) nesta altura do ano, encontrei somente num blog, qualquer coisa a falar em 22°, o que eu acho muito difícil. Existe algum tipo de medição disponível, online?
Nadei há duas semanas nessa barragem e pela sensação térmica (já algo afinada acredita) diria que estava mais perto dos 20°C, talvez até 19°C… mas num dia de sol com pouco vento pode variar facilmente 2°C na camada superior!..
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Mínimas de 10°C/11°C até perder de vista. Desculpem mas isto não é normal
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Mínimas de 10°C/11°C até perder de vista. Desculpem mas isto não é normal
45°c também não é normal! Invernos seguidos secos também não é normal! Nada é normal hoje em dia! Mas tem calma só estamos a 25 de Junho, ainda agora começou o Verão e o tempo mais dia menos dia vai voltar a mudar. Nos últimos anos não conheço um único Verão que tenha falhado no interior centro e sul!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Mínimas de 10°C/11°C até perder de vista. Desculpem mas isto não é normal
Maio teve muitas máximas e mínimas acima do normal. Como se estivéssemos a falar de julho. Agora é o inverso, muito provavelmente mais perto do normal que nesses dias de Maio.

Em Maio estamos a falar de muitos dias, 10 graus acima da média em termos de máximas. Neste caso de 10/12 graus, estamos ainda longe de estar 10 graus abaixo das médias de temperaturas mínimas.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Mas realmente estou bastante surpreendido com a duração deste padrão é que já dura há uns 5-6 dias e, segundo o ECMWF, parece durar pelo menos mais uns 6-7 dias. Tendo em conta que o nosso clima parece favorecer mais padrões longos de temperaturas acima da média do que abaixo nos meses de verão (pelo menos é essa a sensação que tenho) nunca pensei assistir a uma série destas em junho...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Relembro que há modelos que já preveem 40ºC para o princípio de julho. O ECMWF até é dos modelos mais conservadores ao nível das temperaturas, digamos... :calor:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.