Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,841
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Não dêem já por garantida a mudança, falta muito tempo e ainda está frágil .

Garantida não se pode dar, mas é bom sinal os modelos começarem a dar alguns sinais de mudança... É ir acompanhando! :D
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
335
Local
2550 - 1400
Bem...eu já estou a ver a loucura por alguns sites, ontem para a próxima quinta feira davam cerca de 8 a 9 mm na minha zona e nos mesmos sites já me aparecem valores acima de 30mm para o mesmo dia, já anda tudo às cabeçadas, há-de aparecer algo para a semana que vem, agora resta saber o quê, uma semana é muita coisa para os tempos que correm.
 

charlie17

Cumulus
Registo
6 Ago 2017
Mensagens
248
Local
Coruche, Santarém (70m)
Bom dia a todos,

Penso que é do conhecimento geral que o IPMA desenvolveu uma plataforma informática na qual disponibiliza aos utilizadores uma funcionalidade que permite efetuar relatos de fenómenos meteorológicos e publicar informação sobre as estações meteorológicas particulares, esta plataforma é conhecida pelo OBSERVAR (https://observar.ipma.pt/).
Face aos impactos cada vez mais expressivos dos designados fenómenos extremos, assume cada vez mais importância a contribuição das observações das estações meteorológicas fora da rede do IPMA (i.e., EMAs "amadoras"), permitindo uma melhor cobertura do território Nacional com informação de diversas variáveis atmosféricas, informação essencial para a vigilância, monitorização, previsão numérica e caracterização climatológica do nosso território. Deste modo, a informação que possa ser disponibilizada por todos é ESSENCIAL de forma a contribuirmos para um melhor serviço público de meteorologia.
Desta forma, convido todos neste fórum, amantes de meteorologia, a submeterem as vossas estações meteorológicas (se possível), na plataforma OBSERVAR do IPMA e, caso seja possível, enviarem por mensagem as vossas API keys das vossas estações, de modo a que o Instituto possa expandir a sua rede de observação.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
25,074
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


DjH3OFD.png


Imagem do Terra hoje:
uWrUyfV.jpg
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,733
Local
Olhão (24 m)
Nada melhor que meter conversa com o ChatGPT

You: Quando acaba a seca no Algarve?

ChatGPT: Infelizmente, não consigo fornecer informações em tempo real, pois minha última atualização de conhecimento foi em janeiro de 2022. Além disso, previsões meteorológicas específicas para uma região podem variar.
A seca é um fenômeno complexo e pode depender de vários fatores, incluindo padrões climáticos, precipitação e gestão dos recursos hídricos. Recomendo verificar as previsões meteorológicas atualizadas e entrar em contato com as autoridades locais ou instituições especializadas em recursos hídricos para obter informações mais precisas sobre a situação da seca no Algarve e as expectativas para o futuro.

Cabecinha pensadora... :intrigante:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,299
Local
loule-caldeirao
Nada melhor que meter conversa com o ChatGPT

You: Quando acaba a seca no Algarve?

ChatGPT: Infelizmente, não consigo fornecer informações em tempo real, pois minha última atualização de conhecimento foi em janeiro de 2022. Além disso, previsões meteorológicas específicas para uma região podem variar.
A seca é um fenômeno complexo e pode depender de vários fatores, incluindo padrões climáticos, precipitação e gestão dos recursos hídricos. Recomendo verificar as previsões meteorológicas atualizadas e entrar em contato com as autoridades locais ou instituições especializadas em recursos hídricos para obter informações mais precisas sobre a situação da seca no Algarve e as expectativas para o futuro.

Cabecinha pensadora... :intrigante:
Também não serves pra nada ó chatGPT :D
Até a minha avó sabe essa...a seca acaba quando chover!:malandro:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,925
Local
Lisboa e Alenquer
Nada melhor que meter conversa com o ChatGPT

You: Quando acaba a seca no Algarve?

ChatGPT: Infelizmente, não consigo fornecer informações em tempo real, pois minha última atualização de conhecimento foi em janeiro de 2022. Além disso, previsões meteorológicas específicas para uma região podem variar.
A seca é um fenômeno complexo e pode depender de vários fatores, incluindo padrões climáticos, precipitação e gestão dos recursos hídricos. Recomendo verificar as previsões meteorológicas atualizadas e entrar em contato com as autoridades locais ou instituições especializadas em recursos hídricos para obter informações mais precisas sobre a situação da seca no Algarve e as expectativas para o futuro.

Cabecinha pensadora... :intrigante:
Expectativa para o futuro é que este tipo de seca seja mais frequente . Ou seja, que vá piorar e não melhorar, ups. Será que já chove menos no Algarve do que em Marrocos?
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,278
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@StormRic assim sendo e apenas me cingindo ao que o GFS vai modelando nos modelos que aqui colocaste a grande quota de precipitação para o centro e sul até dia 11 irá cair até à próxima quinta feira dia 30.. poucos mm de precipitação para a primeira dezena de dias de Dezembro.
Efetivamente deverá regressar a Portugal Continental o bloqueio anticiclónico na primeira semana de dezembro, mas desta vez o bloqueio não se deve intensificar tanto quanto em novembro devido à persistência de NAO-. O ECMWF a longo prazo continua a mostrar uma anomalia de precipitação positiva em todo o território continental nas próximas 4 semanas, veremos no que é que dá... :pray: :rain:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,258
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boas,
Excelente altura para se verificar qual o melhor modelo no curto prazo dado as diferenças absurdas entre os modelos, com o ukmo e ecm a indicar muita precipitação mas mais no alto Alentejo, e o GEM e gfs tudo mais a sul na zona do Algarve.
Não é um episódio que vai permitir concluir sobre o melhor modelo a curto prazo. Mesmo que GFS e GEM modelem melhor esta situação, não vão passar a ser melhores que o UKMO e, principalmente, o ECMWF.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.