Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,066
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.
Só a zona do Algarve é que ainda aguarda animação. Como mostra o gráfico da estação de Aljezur, pouco expressivo...

A chuva ainda a cair, com acumulado interesssantes na zona do Tejo e médio\alto Alentejo.
A chuva começa a baixar, esperemos que seja homogénea na metade sul do Alentejo e Algarve.

titalo.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,636
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Situação com potencial significativo para acumulados volumosos em certas faixas sudoeste-nordeste.
Entretanto repare-se no 'objecto' interessante a SW da Madeira mas que se dirige para as Canárias, até parece ter aspecto 'tropical'.

O Anticiclone está a enviar uma massa de ar polar directamente contra a corrente tropical de sudoeste, vai acabar por remover toda essa massa de ar quente e húmida:

C4hID20.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,781
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o

Nada que um passeio à Serra da Estrela numa altura propícia não resolva! :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,224
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o
Eu NÃO acredito! :shocking:
Tens de resolver esse assunto o mais "rapidamentemente" possível Ricardo! Isso até te faz mal rapaz! :D
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,590
Local
Castelo Branco
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o
A queda de neve em Portugal não é tão comum, de certo não na zona de Lisboa e no Algarve. Tens que arranjar um dia ou dois para ir à Serra da Estrela.

Eu aqui por CB, também já não vejo neve a sério desde 2010 (maior nevão que presenciei) e alguns flocos que quase não se davam por eles à dois ou 3 anos atrás.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,661
Local
Olhão (24 m)
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o
No Algarve, já vi uns farrapos de neve. :D

Como sou friorento, ainda fico congelado lá na Torre e depois ainda dizem que encontraram o Homo Sapiens bem preservado na Torre. :D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,930
Local
Figueira da Foz
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o
Eu já vi neve no solo na serra da Estrela, mas ver nevar vai fazer 18 anos este janeiro...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,274
Local
loule-caldeirao
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o
Vai para os Pirenéus, mete a mochila às costas e sobe dos 500m até aos 2000m assim como eu ali no mês de Dezembro :malandro:
Com tempo propício é claro;)
Serra da Estrela é sempre complicado, talvez Serra Nevada seja mais fácil...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,228
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles...
Eu pessoalmente já vi queda de neve intensa, mas já foi há mais de uma década nos Picos de Europa. Em Portugal a última vez que vi a nevar a sério (e não só uns farrapos) foi no inverno de 2008/09, quando estive na Serra da Estrela. :shocking:

Como sou friorento, ainda fico congelado lá na Torre e depois ainda dizem que encontraram o Homo Sapiens bem preservado na Torre.
Se há malta que se mete naqueles congeladores a -80ºC durante alguns minutos, com pouquíssima roupa, para melhorar a "performance" física, duvido que saias da Serra da Estrela congelado. No máximo sais é com queimaduras se não levares o equipamento protetor necessário. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,661
Local
Olhão (24 m)
Eu pessoalmente já vi queda de neve intensa, mas já foi há mais de uma década nos Picos de Europa. Em Portugal a última vez que vi a nevar a sério (e não só uns farrapos) foi no inverno de 2008/09, quando estive na Serra da Estrela. :shocking:


Se há malta que se mete naqueles congeladores a -80ºC durante alguns minutos, com pouquíssima roupa, para melhorar a "performance" física, duvido que saias da Serra da Estrela congelado. No máximo sais é com queimaduras se não levares o equipamento protetor necessário. :D
Certamente, devem beber umas vodkas antes, com -80ºC com o efeito da vodka passa para 30ºC. :huhlmao:

Já fui à Sierra Nevada e não congelei, mas estava sol e fiz sku. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,532
Local
Arronches / Lisboa
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o
Nada que um passeio à Serra da Estrela numa altura propícia não resolva! :D
Às vezes na Serra da Estrela é complicado, depende de quando o evento poderá ocorrer e da disponibilidade em ir.

A única vez que tive na Serra da Estrela foi em fevereiro de 2012 e não vi cair um floco :D. Além disso, a única neve que havia era a das pistas de gelo. Foi um inverno péssimo para chuva e neve. Pode ser que neste apareçam boas oportunidades.

Só vi nevar a sério uma vez e foi em Arronches, no ano de 2010. Ver a nossa zona pintada de branco tem sempre outro encanto, tive essa sorte. Já se sabe que por cá dificilmente tal acontece.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.